Silva Selva
Estamos recebendo as primeiras edificações, aqui estão em andamento a construção da casa mãe e da estrutura de hospedagem: banheiro compostável, cozinha externa e área de banho. Por enquanto, tenho recebido pessoas acampadas no terreno próximo ao riacho. Tenho um sanitário compostável ao ar livre e outro coberto, uma pequena cozinha externa (pia, fogão, filtro de água e armário) que logo será substituída por uma maior; um fogão-foguete na beira do riacho onde aquecemos a água do banho e desfrutamos de um banho das deusas em meio à floresta. Como pode-se perceber, a estrutura é muito simples, mas é acolhedora. Tenho uma placa solar com inversor e bateria que dão conta de carregar equipamentos simples (celular, lanterna, computador, caixa de som...) então o clima aqui em casa combina mais com fogueira, vela acesa e muita conversa e presença, já que também não temos internet nem serviço de celular. Mas podemos contar com a conexão wi-fi na casa da minha tia que fica a menos de 10minutos de caminhada. Assim rola o detox da virtualidade sem cortá-la completamente.
Como estou bastante avançada na obra da casa, tenho tanto tarefas de acabamento (reboco e pintura basicamente) quanto de construção (ainda tenho paredes de cob, pau-à-pique, adobe e hiperadobe a serem erguidas). O trabalho dos voluntáries será para me auxiliar nessas tarefas e na manutenção do jardim e pequenos cultivos.
Espero que a gente consiga trabalhar pelo menos 5 horas por dia juntos. Como instrutora de bioconstrução, estarei acompanhando, ensinando, demonstrando e dando suporte nas atividades que requeiram técnicas específicas. Portanto não se preocupe se você não tiver experiência nessa área, conto mesmo com a sua energia e disposição em fazer e aprender. O trabalho pode ser intenso fisicamente, requer estar com a saúde em dia!
Prefiro não preestabelecer horários fixos para o trabalho, podemos combinar como funciona para cada grupo que esteja junto no momento. Assim podemos encaixar os compromissos online, as horas de lazer e outras necessidades que possamos ter no momento.
Me considero uma pessoa flexível e sensível às necessidades dos outros, acredito que com uma boa comunicação e atitude generosa conseguimos harmonizar a convivência e as atividades coletivas.