Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

4 tipos de trabalho voluntário com crianças para você experienciar

O trabalho voluntário com crianças é uma grande oportunidade para ensinar e se abrir. Descubra tudo o que você precisa para viver uma experiência como essa ao redor do mundo

7min

Trabalho voluntário com crianças

Antes de realizar um trabalho voluntário com crianças, essa possibilidade não passava pela minha cabeça. 

Auto julgava não ter capacidade para realizar um voluntariado nesse formato, já que não havia tido filhos e nem participado de um momento assim entre amigos ou familiares. Sentia muita insegurança, até que o intercâmbio social me “escolheu” e essa experiência foi o pontapé inicial para uma grande transformação em minha vida.  

Participar do desenvolvimento de uma criança, além de ser gratificante e desafiador, mostra o valor dessa fase da vida para a formação de cidadãos mais conscientes e coloca os adultos responsáveis por estas crianças numa posição de observadores de suas próprias ações, visando transmitir melhores exemplos.

As crianças realmente tocaram meu coração e me mostraram o significado de doar-se por amor, o que me fez lidar de forma intuitiva com as situações nunca antes vivenciadas.

Leia também: 10 oportunidades para fazer trabalho social com famílias e crianças

Neste artigo vou abordar os principais tipos de trabalho voluntário com crianças que já tive a chance de realizar e quais foram os principais aprendizados.

Confira como fazer trabalho voluntário com crianças pela Worldpackers: 

Trabalho voluntário com crianças em escolas

A escola é uma entidade dedicada ao ensino e a base do aprendizado das crianças, já que nesse ambiente são alfabetizadas, assimilam conceitos e recebem estímulos para o desenvolvimento de suas habilidades.

A experiência de voluntariar com crianças em uma escola de series iniciais, contribuindo como assistente de classe, foi como um presente em minha vida.

Lá recebi a inspiração necessária para voltar motivada a compartilhar essa vivência com outras pessoas e seguir realizando projetos voltados para o progresso dos pequenos.

Na comunidade onde atuei, encontrei uma escola com estrutura precária, consumo de água controlado, sem energia elétrica na sala de aula e brinquedinhos sujos por não ter onde guardar.

Em contrapartida, esta gerava o seu próprio biogás, tratava sua água, alfabetizava as crianças no idioma local e em inglês, realizava práticas de conscientização como coleta do lixo e correto descarte, oferecia aos seus alunos três refeições diárias e ainda produzia hortaliças e ervas medicinais orgânicas para consumo da comunidade. 

Além disso, tive a chance de auxiliar uma professora exemplo de dedicação e que não trabalhava apenas em função dos alunos, mas também pelo desenvolvimento coletivo.

Descubra 32 lugares para fazer trabalho voluntário pelo mundo e as 15 ONGs que oferecem trabalho voluntário com ajuda de custo


voluntariado em escola

Entre as atividades dos voluntários na turminha com cerca de 20 crianças de 4 a 6 anos, estavam o auxílio na preparação do mingau servido no café da manhã e na distribuição dos lanches doados por parceiros da instituição, suporte na realização das tarefas e brincadeiras e apoio na orientação das crianças quanto a organização da sala de aula.

Fazer um trabalho voluntário com crianças em escola é uma oportunidade perfeita para vivenciar o dia-a-dia de uma comunidade e enxergar de perto as vivências e dificuldades. Você também pode aproveitar as vagas de voluntariado da Worldpackers para fazer um voluntariado com crianças em diversos lugares do mundo.

Trabalho voluntário com crianças em creche 

A creche é um ambiente assistido onde são acolhidas as crianças que ainda não estão em idade escolar, oferecendo a elas oportunidades de socialização e descoberta. Além disso, o espaço é uma extensão do círculo familiar, já que as crianças recebem todos os cuidados que essa fase da vida requer.

Atuando num voluntariado em creche pude perceber a importância de despertar os sentidos das crianças por meio de brincadeiras simples, para que elas desenvolvam a autoconfiança. É lindo observar suas conquistas e a forma como elas as atingem, através de seu foco e muita persistência.

As atividades que os voluntários realizam numa creche vão depender de suas habilidades e podem ser divididas de acordo com a idade das crianças, que vai de poucos meses até 4 anos. 

Para os bebezinhos estas resumem-se em envolvê-los com brinquedinhos próprios para a sua idade, alimentá-los, cuidar de sua higiene e colocá-los para dormir.

Para as crianças maiores são realizadas atividades com interação, contação de histórias, jogos, música, pintura e brinquedos feitos de materiais reciclados como latas, caixas, garrafas, rolos de papel higiênico e revistas, onde elas têm a oportunidade de ampliar a sua percepção.

Continue lendo: 10 tipos de trabalho voluntário no exterior com vagas abertas e conheça 5 lugares para fazer trabalho voluntário no Nordeste brasileiro


como ser voluntário em creches

A experiência prática de trabalho voluntário em creche contribuiu para aumentar minha confiança quanto aos cuidados com as crianças e o grande presente que recebi foram as demonstrações amorosas por meio de lindos sorrisos e fortes abraços.

Voluntariado com crianças em orfanato 

O orfanato é uma instituição que recebe e protege crianças e pré-adolescentes desamparados, sobretudo aqueles desprovidos da presença física de um ou ambos os pais. 

Essa situação social pode ter origem na morte dos genitores, abandono, falta de afeto, agressão ou pela incapacidade dos pais e familiares em instruir seus filhos e tutelados.

Atuando num voluntariado em orfanato encontrei histórias emocionantes e também o impacto dessa condição para as crianças e pré-adolescentes, que vai desde um quadro de grande carência afetiva até agressividade com os demais colegas e monitores.

As tarefas do voluntariado no orfanato se resumiam a dar atenção e interagir com os acolhidos, realizando brincadeiras ao ar livre, roda de leitura, jogos ou simplesmente oferecendo um abraço acolhedor.

Leia também: Qual o verdadeiro o significado do voluntariado e Intercâmbio comunitário: viva uma experiência de impacto social


voluntariado em comunidade

A felicidade ficava estampada no rostinho deles quando recebiam alguém diferente de seu convívio diário e, como voluntária, o desejo que vinha do meu coração era de que todos tivessem a oportunidade de encontrar um lar que os amparasse com amor.

Na worldpackers, você também consegue encontrar vagas de voluntariado em orfanatos para poder viver um experiência como essa que te garanto: é única e indispensável na vida. 

Trabalho voluntário com crianças: Recreação

A recreação é um momento educativo onde as crianças ficam livres para se expressar, desenvolvendo habilidades sociais e motoras.

Minha atuação como voluntária na recreação de crianças foi dentro de comunidades carentes realizando atividades ao ar livre, das quais faziam parte vários tipos de esportes e brincadeiras.

As bolas, cones, cordas, petecas e afins eram sempre muito aguardadas pelas crianças, e elas mesmas se organizavam em pequenos grupos de acordo com as brincadeiras que gostavam e que costumávamos realizar. Algumas apenas se divertiam dançando, cantando ou participando de outras atividades como pega-pega.

As crianças menores se mostravam mais carentes e “disputavam” a atenção dos voluntários. Gostavam de andar de mãos dadas com a gente e às vezes até pediam para ficar no colo.

Os jogos de futebol eram sempre bem animados, mas as crianças maiores levavam muito a sério e o jogo quase sempre acabava por esse motivo.

No final do turno as crianças estavam imensamente felizes e continuavam com energia, já os voluntários estavam visivelmente exaustos, mas agradecidos por poder contribuir com a comunidade através do voluntariado com as crianças.

Aprenda Os 7 passos de como fazer trabalho voluntário e descubra Quanto custa um voluntariado no exterior.


recreação de crianças em orfanato 

É fato que ao participarmos de alguma ação com impacto social positivo nos sentimos melhores e quando isso se torna parte de nosso estilo de vida notamos que essa pequena parcela de contribuição pode sim mudar o mundo.

Levar amor para quem tanto precisa associado a práticas para desenvolvimento de indivíduos melhores é um trabalho imensurável que mexe com a nossa essência, muitas vezes curando nossas próprias feridas.

As crianças são o futuro e as sementes que nós adultos plantamos hoje serão regadas por elas para que os frutos sejam multiplicados e compartilhados. 

Todos temos um importante papel e se fortalecermos essa corrente com a colaboração dos novos cidadãos que estão se desenvolvendo poderemos juntos ressignificar situações e conceitos, trazendo um novo sentido à vida à nível de sociedade através de uma experiência de trabalho voluntário com crianças.



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author




More about this topic