Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

Tarifas-erro: o melhor truque para viajar pagando pouco

Conheça o que são os erros de tarifa, aprenda a encontrá-las e viaje pelo mundo como voluntário worldpacker por preços alucinantes!

Estela

Nov 23, 2023

5min

dicas de como achar passagem com preços abaixo da média

Voos de Brasília a Miami por 169 dólares. Bangalô nas Maldivas por 46 dólares a noite. Dia de SPA em hotel 5 estrelas na Espanha por apenas 1 euro. Sabe o que todas essas tarifas têm em comum além do fato de parecerem mentira? É que elas são reais e muito mais frequentes do que você imagina. 

Resumidamente, esses preços inacreditáveis são resultado de uma falha humana ou de problemas técnicos dos sistemas utilizados pelas empresas aéreas e hoteleiras. 

Por exemplo, no caso do bangalô nas Maldivas, o mais provável é que o preço real fosse 460 dólares a noite, mas alguém se esqueceu de digitar o último 0. É por isso que esses acontecimentos levam o nome de tarifas-erro e são tão irresistíveis para nós viajantes que possuímos sonhos grandes, mas orçamentos pequenos.

Outros enganos bastante comuns são o de calcular mal a conversão de moedas ou não incluir o valor das taxas de combustível no preço final. Para a nossa sorte, as tarifas-erro são inevitáveis e encontrá-las e corrigi-las é muito custoso e demorado para as empresas, o que nos dá uma boa oportunidade de finalizar a compra antes de saírem do ar. Ainda assim, é indispensável ser rápido, pois os melhores preços não costumam ficar disponíveis por mais de uma hora. 

Você também pode gostar: O segredo de viajar o mundo de graça que ninguém te contou

1. Como e onde encontrar as tarifas-erro:

A regra número um é esquecer completamente as redes sociais, newsletters e todos os outros canais oficiais de comunicação das linhas aéreas e hotéis. As tarifas-erro só duram enquanto não forem encontradas pelo provedor, por isso não existe a menor chance de serem anunciadas por eles. Sendo assim, mantenha o seu foco em sites especializados em encontrar esses preços abaixo do normal. 

Os meus favoritos para encontrar voos são o Secret Flying e o Scott's Cheap Flights, que são verdadeiros detetives de preços baixos e possuem inscrições gratuitas. 

O primeiro deles oferece uma ferramenta de busca que permite buscar voos e cruzeiros desde a cidade de sua escolha a qualquer lugar do mundo. Foi lá que encontrei, por exemplo, passagens de Paris a São Paulo por 69 dólares. 

O segundo envia e-mails instantaneamente sempre que existam passagens aéreas abaixo do preço saindo das localidades elegidas por você. Essa função evita que você receba uma enxurrada de e-mails desnecessários na sua caixa de entrada e ajuda a filtrar o que realmente é de seu interesse.  Neste site, por exemplo, foram publicados voos de Viena a Tel Aviv por apenas 11 euros ida e volta. 

Nos dois sites também existe a possibilidade de pagar por uma inscrição premium que envia com exclusividade aos membros as melhores ofertas encontradas todos os dias.

Para encontrar acomodações, sugiro o Holiday Pirates, que funciona mais ou manos da mesma maneira que os anteriores, mas inclui também as categorias de hotéis, cruzeiros e até mesmo pacotes. Tanto o site quando o aplicativo são bastante intuitivos e já me ajudaram a encontrar uma diária de apenas 35 libras por pessoa em um castelo na Inglaterra.

Outra dica é seguir as redes sociais destes e outros buscadores, como Skyscanner e Passagens Imperdíveis. Além de seguir essas páginas, eu também ativei a função "ver primeiro" no Facebook e Instagram para que nenhuma postagem passe despercebida. 

Por último, se você já tiver um destino específico em mente, lembre-se de colocar alertas de preço em todos esses sites e aplicativos para receber avisos imediatos caso as tarifas caiam. 

2. Encontrei uma tarifa-erro e agora?

Compre a passagem ou a estadia imediatamente. As tarifas não ficarão no ar por muito tempo e o arrependimento será enorme se você perder essa chance. Obviamente, se você tiver certeza de que não poderá viajar nas datas disponíveis, essa dica se invalida imediatamente. 

Caso você tenha flexibilidade para escolher suas datas de férias, siga meu conselho e não deixe a oportunidade. Caso haja algum contratempo, você ainda terá até 24 horas para cancelar a compra segundo a legislação aérea internacional.

Vale lembrar também que é recomendável utilizar somente seu cartão de crédito, já que essa é a maneira mais rápida de efetivar o pagamento. Compras feitas com boleto ou pontos-fidelidade, por exemplo, podem demorar dias para serem confirmadas e isso resultaria em sua perda. 

Deixo também uma dica extra: em nenhum caso contate a companhia aérea ou o hotel para tirar dúvidas sobre o preço, já que eles poderiam simplesmente negar a venda e até mesmo tirá-la do ar. 


Dicas para viajar barato

3. O provedor pode cancelar a reserva mesmo depois do pagamento ser confirmado?

Infelizmente, sim. Tudo depende da legislação do país a qual a empresa responde, mas, no geral, ela pode cancelar qualquer tarifa que seja claramente um erro e o comprador esteja ciente disso. A boa notícia é que apenas uma pequena parcela dessas reservas é cancelada e, muitas vezes, os provedores oferecem um crédito extra de viagem aos compradores que foram lesados. 

Portanto, tenha sempre em mãos todos os comprovantes de compra para garantir seu reembolso e busque seguir à risca todos os protocolos exigidos pelo departamento de atendimento ao cliente. 

Aproveito para alertar também sobre os cuidados que se deve tomar para que uma ofertona como esse não se torne um enorme gasto de dinheiro.  Provavelmente demorará em torno de uma semana para que você receba a confirmação de se a tarifa será ou não honrada, então espere para ter absoluta certeza de que está tudo bem antes de reservar qualquer outro complemento para sua viagem, como passeios turísticos, ingressos de parques ou até mesmo estadia com um anfitrião da Worldpackers. Desta maneira, se a companhia decidir que não seguirá com a sua compra, você evita cancelamentos extras e possíveis multas.

Por último, deixo o lembrete de que, ainda que as tarifas-erro sejam irresistíveis, é melhor deixá-las apenas para as viagens que não sejam indispensáveis. Já que existe o risco de cancelamento, não recomendo que elas sejam compradas para eventos importantes como a sua lua-de-mel, o casamento do seu irmão ou para o Natal em casa com a família. Ninguém quer que um momento tão bacana como esse se torne um problema, não é mesmo?

Espero que você aproveite essas dicas para viajar um montão em 2019 e pagar bem pouquinho por isso! Não se esqueça de avisar seus amigos quando encontrar uma tarifa-erro imperdível, desse jeito todo mundo aproveita também. Contamos com você para aumentar nossa comunidade de viajantes e espalhar mais amor por aí! 

Se você tem interesse em viver essa rotina mais livre de um nômade digital e não sabe por onde começar, a Worldpackers, além de oportunidade de voluntariados, também oferece o eBook de nomadismo digital para iniciantes. Com certeza vai te ajudar muito.




Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author





More about this topic