TOP 10 Serras do Brasil: destinos surpreendentes de Norte a Sul
Conheça as mais lindas Serras do Brasil, com atrativos para todos os gostos, e inspire-se para sua próxima viagem! Veja também as vagas de voluntariado disponíveis.
Nosso país tem grande variedade de relevos e paisagens deslumbrantes. Dentre as tantas opções de destinos nacionais, as serras do Brasil se destacam com paisagens de tirar o fôlego e atraem principalmente os praticantes de ecoturismo.
Com atrativos para todos os gostos, que vão desde esportes radicais e trekkings até o clima ameno e a tranquilidade para quem busca dias de relaxamento, as serras agradam a todos.
Neste artigo listamos as principais serras do Brasil e seus atributos, para você escolher sua preferida e planejar a próxima viagem. E incluímos também um bônus: vagas de voluntariado para você economizar com hospedagem e ter uma experiência ainda mais rica.
Serras do Brasil: o que são e por que visitá-las
Chamamos de serra um conjunto de terrenos e montanhas acidentadas que apresentam grandes desníveis e picos em toda sua extensão, o que se assemelha à ferramenta serra.
Além das paisagens deslumbrantes, com cachoeiras, piscinas naturais, grutas e belas formações rochosas, esse relevo proporciona locais perfeitos para esportes outdoor, como trekking, escalada e rapel, sendo ideal para amantes do ecoturismo.
Outra particularidade das serras que atrai muitos visitantes é o clima. Devido à formação e altitude, muitas vezes as serras do Brasil apresentam temperaturas mais amenas se comparadas com a região onde estão localizadas.
As cidades que ficam no entorno das serras também possuem atrativos e encantos típicos das regiões serranas e merecem uma visita.
Principais Serras do Brasil: TOP 12
1. Serra da Canastra (MG)
Um dos parques nacionais mais importantes do Brasil, a Serra da Canastra possui uma área de mais 200 mil hectares, abrangendo seis municípios de Minas Gerais, sendo eles: Vargem Bonita, São Roque de Minas, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio. A origem de seu nome, canastra, é devido ao seu formato que se assemelha a um baú.
A vegetação dessa serra brasileira é seu diferencial, sendo uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado. Por isso, ela apresenta uma grande diversidade de flora e fauna.
Seus atrativos incluem cachoeiras, piscinas naturais, grutas e formações rochosas, além da nascente do rio São Francisco, um dos principais cursos de água do país. A região conta também com muita história e gastronomia típica, com destaque para o queijo canastra.
Que tal se hospedar na Serra da Canastra sem pagar nada e viver uma experiência bem mais imersiva que um turista que esta só de passagem? Confira algumas oportunidades de voluntariado pela Worldpackers, plataforma de troca de trabalho por hospedagem:
A Serra do Rio do Rastro está localizada no sul de Santa Catarina, com 1.500 metros de altitude e a 50 km do mar, unindo as cidades do litoral com a Serra Catarinense. As principais cidades-base para visitação por lá são Urubici, São Joaquim e Lauro Muller.
Essa serra é conhecida pelo clima, que muda rapidamente. É possível viver praticamente as quatro estações do ano em um só dia!
Suas subidas íngremes e curvas fechadas também impressionam. Apesar de exigirem muito cuidado na direção, o visual da região e os mirantes no caminho compensam o esforço.
Essa região conta com várias atrações como o parque eólico, cânions, cachoeiras, várias opções de trekking e charmosas vinícolas.
A Serra da Capivara, a pouco mais de 500 km da capital Teresina, no interior do Piauí, abriga um dos mais importantes patrimônios pré-históricos do país.
O parque Nacional da Serra da Capivara abriga, além de belezas naturais, os vestígios mais antigos de ocupação humana na América do Sul e uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo. Por isso, foi tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
As cidades-base para conhecer essa serra brasileira são Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.
Uma das mais procuradas serras do Brasil, a Serra da Mantiqueira se estende por 500 km na fronteira entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A região é uma conhecida área de preservação da flora e da fauna da mata atlântica, com diversas unidades de conservação no seu percurso.
Para os aventureiros, a região conta com diversos trekkings, escaladas, cachoeiras e paisagens incríveis. Mas a Serra da Mantiqueira também é conhecida por abranger charmosas cidades em meio às montanhas, muito convidativas para uma viagem romântica, sendo as principais: Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier, Monte Verde e Delfim Moreira.
Olha algumas das vagas de voluntariado na Serra da Mantiqueira:
Localizado no Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos parques nacionais mais antigos do país e abrange uma área total de cerca de 20 mil hectares, com sedes em Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim.
Com opções de lazer para todos os gostos, a região conta com cachoeiras, poços, rios, mirantes, trilhas de diferentes níveis de dificuldade e até estrutura para camping.
Para quem gosta de aventuras radicais, é possível praticar rapel e escalada. Inclusive, lá fica um dos picos considerados um marco do início da escalada no Brasil, o Dedo de Deus.
Localizado na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Serra da Bocaina é um destino completo que une história, conservação e belezas naturais.
Na época da colonização do Brasil, era por lá que o ouro e o diamante eram escoados, e esse caminho ainda pode ser explorado pela Trilha do Ouro.
Essa exuberante serra brasileira abriga uma rica biodiversidade, com a maior extensão contínua de mata atlântica, e impressiona com belas paisagens naturais, com cachoeiras, praias e mirantes, além da flora e da fauna.
A Serra da Bocaina engloba os municípios São José do Barreiro, Ubatuba, Cunha, Silveiras, Bananal, Arapeí e Areias, no estado de São Paulo; e Paraty e Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.
Existem várias vagas de voluntariado em Ubatuba, Paraty e outras cidades da região, como Cunha. Alguns exemplos:
A Serra do Cipó está localizada a 100 km de Belo Horizonte e sua zona urbana é cortada pela Estrada Real. Sua área é de mais de 30 mil hectares e abrange 5 municípios de Minas Gerais: Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Nova União e Santana do Riacho.
A região é conhecida pela sua grande diversidade de flora, com cerca de 1.600 espécies de plantas. Além de belíssimas cachoeiras, como a Véu de Noiva, grutas, poços, nascentes e até pinturas rupestres.
Entre os atrativos do Parque Nacional da Serra do Cipó estão as travessias, como o Vale do Travessão, que é um trekking pela parte alta do parque, e a Travessia Alto Palácio x Serra dos Alves, trekking de três dias por um percurso de 40km, passando por sítios arqueológicos, picos e trilhas utilizadas pelos tropeiros.
A Serra de Pacaraima ou Pacaraimã está localizada no planalto das Guianas, na fronteira do Brasil com a Venezuela, no estado de Roraima. É nessa serra que se encontra o impressionante Monte Roraima, com 2.739 metros de altitude.
O nome “pacaraima” tem origem numa língua dos indígenas locais de Roraima, pela junção de pacará (cesto) e imã (serra ou montanha).
A cidade Pacaraima, onde está localizada a serra, é conhecida como “Polo norte de Roraima”, pelo fato de suas temperaturas serem mais baixas que no resto do estado, fenômeno que ocorre devido à sua altitude de mais de 900 metros.
Além do Monte Roraima, a região possui outros belos montes para explorar, como o Monte Kukenan, e diversas opções de trekkings, escaladas e rios para conhecer.
Mais uma famosa serra do Sul do Brasil, a Serra Gaúcha é formada por vários municípios do Rio Grande do Sul, sendo os principais Gramado, Canela e Bento Gonçalves.
A região é conhecida pelo seu clima frio, diversas vinícolas, rica gastronomia e, claro, as belas paisagens naturais de tirar o fôlego, compostas por cânions, cascatas e matas de araucárias.
A infraestrutura turística é um diferencial da Serra Gaúcha, com muitas opções de hospedagem, restaurantes, museus, passeios e festivais. Não por acaso, esse é um dos principais destinos de inverno no Brasil.
O destino se destaca também por sua produção de chocolates e doces artesanais, sendo possível fazer um tour por algumas dessas fábricas de chocolate da região e conhecer o processo de fabricação. Delícia, não é?
E sim, também existem várias vagas de voluntariado por lá! Olha só essas:
A Serra do Imeri, assim como a do Pacaraima, está localizada na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, situada no Planalto das Guianas e ao norte do Amazonas. Como é pouco explorada turisticamente, a região se mantém extremamente selvagem e com sua rica natureza intocada.
Essa serra é de difícil acesso e estende-se pelas cidades amazonenses de Barcelos e Santa Isabel. Mas isso não assusta os aventureiros que ambicionam alcançar o pico mais alto do Brasil, o famoso Pico da Neblina, com quase 3.000 metros de altitude, e seu vizinho, o Pico 31 de março, com 2.970 metros de altitude.
A presença desses picos faz desta a serra do Brasil de maior altitude. Esse impressionante relevo também abriga uma das mais diversificadas flora e fauna do país.
Viu que nosso país tem opções de serras para todos os gostos, desde o destino ideal para uma viagem romântica até os picos mais altos para os aventureiros se desafiarem? Agora é com você: é só montar seu roteiro, arrumar a mochila e partir para explorar as melhores serras do Brasil!
E para isso, você pode contar com a Worldpackers: por meio do voluntariado, é possível trocar suas habilidades por estadia em diversas cidades do país e do mundo. Assim, você economiza com hospedagem, além de toda a aprendizagem de viver uma imersão no local. Para saber mais, confira nosso guia completo sobre a Worldpackers.
Join the community!
Create a free Worldpackers account to discover volunteer experiences perfect for you and get access to exclusive travel discounts!
Dawid
Apr 26, 2022
looks nice
KELLY
Feb 27, 2023
Maravilha Rafaela. Adorei as informações e dicas.