Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

O que fazer em Arraial D'ajuda: melhores praias e passeios na cidade

Conheça as melhores praias do sul da Bahia e saiba tudo o que fazer em Arraial D'ajuda, a charmosa vila ao lado de Porto Seguro.

10min

o que fazer em Arraial d'ajuda

Quem já foi para o nordeste brasileiro sabe que é uma região repleta de cores, muita música e praias lindas de águas quentes. Mas não é só disso que é feito Arraial D'ajuda!

Arraial é uma mistura de história, comida boa, muito forró, praias de mar verde claro com paredões de falésias e muitos coqueiros para completar o cenário. Não há de faltar o que fazer em Arraial D'ajuda numa viagem por lá!

Se você está viajando pela região, não deixe de conhecer as melhores praias do sul da Bahia e descubra tudo sobre Arraial D'ajuda! 

Como chegar em Arraial D'ajuda

Um pouco mais afastada da capital Salvador e das famosas praias de Itacaré, uma das melhores formas de chegar em Arraial D'ajuda é através de Porto Seguro, tanto de avião como de ônibus.

Sendo assim, se esse for seu caso, você deve chegar até a balsa de Porto Seguro para atravessar para Arraial D'ajuda. 

Caso você se hospede no centro histórico de Arraial, terá que pegar um ônibus ou van da saída da balsa até lá. Este transporte custa cerca de R$4,00 e logo ao sair da balsa você avistará várias vans e ônibus aguardando passageiros.

Voluntariado em Arraial D'ajuda

Se você procura onde ficar em Arraial D'ajuda, o melhor lugar para se hospedar na cidade são as hospedagens próximas ao centrinho histórico ou próximas da rua Mucugê. Ficar nessa região vai facilitar muito sua logística para comer, ir para as praias, fazer passeios, etc.

Entretanto, com inúmeros atrativos naturais e culturais que podem ser explorados por conta própria, que tal conhecer Arraial D'ajuda de uma forma mais genuína, vivenciando o dia a dia do lugar como um verdadeiro morador da vila?

Através do intercâmbio voluntário você será capaz de visitar a cidade e descobrir tudo o que fazer em Arraial d'ajuda como um local, entendendo a dinâmica da região e vivenciar tudo o que a vila pode te oferecer! 


voluntariado em arraial d'ajuda

Arraial D'ajuda é aquele tipo de lugar que te acolhe: cheio de cores, alegria e lugares paradisíacos. É difícil dizer adeus. E assim foi que aconteceu comigo, que tinha planejado voluntariar por 15 dias no hostel Adios Amigos e acabei ficando quase 40 dias!

Quando você fica muito tempo em um mesmo lugar, você começa a observar como é o dia a dia das pessoas que ali vivem e a entender cada dia mais as diferenças culturais. 

Nossos cafés da manhã com os anfitriões do hostel, contando suas histórias e mais sobre Arraial foi uma experiência que agregou muito para mim. Assim como todas as histórias e vivências dos diversos hóspedes que por ali passaram e tudo sobre o que fazer em Arraial D'ajuda que pude descobrir em minha passagem por lá.

São viagens com verdadeiras imersões culturais, viagens que transformam e nos evoluem como viajantes, tudo isso aproveitando as vagas de voluntariado pelo mundo.

Leia também: 

TOP 6 Melhores praias de Arraial D'ajuda

Se você pretende visitar a badalada vila e procura o que fazer em Arraial D'ajuda, no sul da Bahia, vá preparado para encontrar paisagens únicas e praias encantadoras pela região, conheça as melhores praias de Arraial D'ajuda.

Dica importante: Alguns passeios e o acesso para algumas praias ficam impossibilitados com maré alta, então é sempre importante estar atento aos horários de maré. 



1. Praia dos pescadores

Descendo a escadaria que fica aos fundos da igrejinha, logo à direita essa é a primeira praia, uma das mais próximas ao centrinho de Arraial, quando a maré está alta a faixa de areia costuma ficar muito pequena. 

Foi também na praia dos Pescadores que pude participar de um luau, que na ocasião acontecia toda quinta-feira depois das 23 horas, entretanto era algo pontual.

2. Praia do Mucugê

Seguindo pela rua Mucugê até o final, é onde você encontrará a praia do Mucugê.

Essa praia costuma ser a mais lotada de pessoas e também muito procurada por famílias, principalmente por seu mar calmo quando a maré está baixa, sendo uma ótima opção do que fazer em Arraial D'ajuda naquele dia de calorzão!

Na praia do Mucugê há vários restaurantes com mesas na areia e espreguiçadeiras. Caso queira usufruir destas mesas, atente-se à taxa que é cobrada para utilizá-las. Agora se essa não é sua vibe, sugiro caminhar um pouco mais e curtir a praia da Pitinga.

3. Praia da Pitinga e Praia do Parracho

Definitivamente essas são minhas praias preferidas da região, pois há menos vendedores e poucos restaurantes, o que torna a praia mais deserta e sossegada. 

A praia da Pitinga e do Parracho são uma ao lado da outra, e é bem difícil diferenciá-las. Além disso um enorme paredão de falésias, contrastando com o mar de um tom de azul claro torna a paisagem surreal. 

Para os mais aventureiros que procuram o que fazer em Arraial D'ajuda, diariamente são feitos voos de parapente saindo da praia da Pitinga. Consulte os preços e agendamento direto com as agências e empresas deste ramo na cidade.

Veja mais: Pontos turísticos de Salvador: conheça a capital baiana como um local


O que fazer em arraial d'ajuda de noite

4. Lagoa Azul

Continuando na sequência de praias de Arraial D'ajuda, entre a praia da Pitinga e Taípe está a Lagoa Azul. 

Porém Lagoa Azul ficou só no nome, pois hoje em dia essa lagoa já não existe mais. O que você encontra é uma bela praia de águas calmas e um poço para tomar um banho de argila! Dessa forma, o banho de argila além de fazer bem para a pele acaba sendo motivo de diversão!

5. Praia de Taípe

Logo após a Lagoa Azul, está a Praia de Taípe. Como de costume das praias de Arraial, um cenário muito bonito com mar azul, falésias e vegetação. 

A praia de Taípe é muito bem preservada e uma das mais vazias da região, perfeito para quem quer relaxar e curtir a natureza sem muita movimentação. 

6. Praia do Espelho

O que mais chama a atenção na Praia do Espelho são as formações de piscinas naturais e as grandes falésias. 

Porém a praia do Espelho é uma das mais difíceis de chegar por conta própria. Não há transporte público exatamente até lá, mas se você estiver em algum hostel pode ter a sorte de conseguir uma carona com algum hóspede ou até mesmo dividir o valor de um transporte privado até lá com outras pessoas.

Caso nada disso aconteça, há várias agências que fazem esse passeio, e o preço sai por aproximadamente R$80,00 por pessoa.

Para visitar a Praia do Espelho consulte a tábua de marés e escolha o horário ou dia com a maré mais baixa possível. Só assim você verá as piscinas naturais, que são o grande atrativo da praia.

O que fazer em Arraial D'Ajuda

Além de conhecer algumas das melhores praias do sul da Bahia, ainda há muito o que fazer em Arraial D'ajuda, independente do estilo de viagem que você curte! 

Confira o que fazer em Arraial D'ajuda.


Como chegar em trancoso

Caminhar de Arraial até Trancoso

Tem disposição para uma boa caminhada? Então a travessia pela praia saindo de Arraial D'ajuda até Trancoso é uma boa pedida para quem quer conhecer todas as belas praias da região sem gastar nenhum real, basta ter disposição!

A travessia de Arraial até Trancoso tem de 12 à 15km, a variação é devido à qual praia exatamente você vai iniciar e terminar a caminhada. Eu fiz a caminhada iniciando pela Praia do Mucugê e terminei na Praia dos Coqueiros em Trancoso e foram 12km feitos em 3 horas de caminhada.

Mas antes de qualquer coisa, para fazer essa travessia é necessário consultar a tábua de marés. Primeiramente porque a caminhada fica mais leve se for feita com a maré baixa, pois você caminhará pela areia mais firme e menos inclinada. 

Além disso, próximo à Praia das Tartarugas há um monte com várias pedras entre as falésias e o mar e você vai precisar atravessá-las. E com maré alta fica até perigoso. Calcule para passar neste local no ponto mais baixo da maré. 

Da praia do Mucugê até esse ponto você levará pouco menos de 2 horas. Outro motivo para fazer a caminhada na maré baixa é que você precisará atravessar alguns rios pelo caminho e com maré alta é mais difícil.

A travessia de Arraial para Trancoso é a opção perfeita para os aventureiros que procuram o que fazer em Arraial D'ajuda em dias de sol!

Continue lendo: Conhecendo Salvador como uma worldpacker e Guia completo de Lençóis, Bahia: tudo que você precisa saber


praias de trancoso

Caso você faça a travessia de Arraial até Trancoso a pé, chegando você tem duas opções: dormir em Trancoso para aproveitar a noite por lá ou retornar no mesmo dia, de ônibus ou de van.

Trancoso é um destino muito procurado por celebridades e é um lugar bem charmosinho principalmente à noite. Porém os preços de tudo por lá são bem altos, desde alimentação até hospedagem.

Minha sugestão para quem está com a grana curta é aproveitar a praia dos coqueiros em Trancoso, a qual a cor da água é linda com um azul turquesa de encher os olhos, e depois conhecer o Quadrado de Trancoso.

Vá também até o mirante logo atrás da igreja do Quadrado, pois deste ponto você consegue ver boa parte das praias da região, toda a vegetação e as plantações de coqueiros que tem por ali. É muito bonito, vale a pena.

Dar uma voltinha no Centro histórico

O grande charme de Arraial fica com o centrinho histórico e suas casinhas coloridas. Junto ao centro histórico há a igreja Nossa Senhora D'ajuda, mais conhecida como igrejinha de Arraial, e logo atrás da igreja há um muro de fitinhas coloridas, onde as pessoas costumam fazer um pedido e amarrar sua fitinha.

Além disso, logo ao lado tem o mirante com uma vista incrível da Praia dos Pescadores, com vários coqueiros contrastando com a areia branquinha e o mar azul.

Descendo a escadaria em frente ao mirante, você passará por uma fonte dita sagrada. Dizem que todos que bebem ou se banham com a água da fonte, sempre retornarão para Arraial.

Visitar Porto Seguro e Coroa Vermelha

A cidade de Porto Seguro é muito próxima à Arraial e chega-se facilmente até lá de balsa. A balsa custa R$5,40 ida e volta.

Em Porto Seguro vale a pena dar uma caminhada na passarela do álcool e dar uma esticada até Coroa Vermelha. Além disso fica como sugestão também, assistir o pôr do sol em Porto Seguro ao lado do bar Gallo.

Coroa Vermelha é um lugar onde você encontrará praia bonita, bons preços em artesanatos, roupas e comidas, além de pontos históricos como por exemplo o local onde foi celebrada a primeira missa no Brasil, que está representado por uma enorme cruz junto à praia.

Em Coroa Vermelha ainda há uma forte influência indígena, logo é bem bacana para conhecer um pouco mais dessa comunidade e entender a dinâmica da região.


Coroa vermelha arraial d'ajuda

De Arraial até Coroa Vermelha, primeiro você terá que pegar a balsa até Porto Seguro e depois pegar o ônibus Santa Cruz de Cabrália. Os ônibus saem de frente ao Banco do Brasil, peça para descer na praia de Coroa Vermelha. 

Além dos ônibus, é muito comum carros pararem e oferecerem o serviço de táxi compartilhado. Pergunte o preço e avalie se vale a pena, pois cada motorista faz seu preço de acordo com a cara do turista!

Visitar Caraíva

Uma boa opção é também dar um pulinho até Caraíva. Porém assim como Trancoso, Caraíva também tem preços bem elevados, mas dá para fazer um bate e volta de um dia ou caso decida dormir por lá, procure um hostel ou mesmo acampamentos. Sugiro passar uma noite pelo menos em Caraíva.

Ao chegar em Caraíva, você pode simplesmente aproveitar a vibe do lugar, curtir o rio e a praia. 

Porém se tiver mais tempo sugiro ir caminhando até Satu e visitar Barra Velha, onde terá uma experiência mais próxima aos locais e além disso é onde há uma comunidade indígena que pode ser visitada.

Porém atenção aos horários de transporte: a primeira van de Arraial para Caraíva sai as 7:00h da manhã e o último horário para retornar para Arraial é com o ônibus das 16 horas. A van custa R$35,00 e o ônibus R$24,00 e o trajeto leva aproximadamente 2 horas.


como chegar em caraíva

Curtir a vida noturna

Depois de passar o dia batendo perna pelas praias da região, é no centrinho histórico e na rua Mucugê que a maioria dos viajantes se encontram à noite. 

Saindo da praça que há em frente à igrejinha, logo se chega na Broadway, uma ruazinha somente para pedestres com várias lojinhas de roupas, artesanatos e alguns restaurantes. 

Ao final da Broadway logo à direita fica a Praça São Brás, mais conhecida como Praça dos Hippies, onde há vários artesanatos para vender, principalmente brincos, colares e pulseiras feitas à mão. 

Ao lado esquerdo saindo da rua Broadway ficam as barraquinhas com lanches e bebidas. Aproveite para experimentar uma caipirinha de cacau e o tradicional acarajé.


o que fazer em arraial d'ajuda no verão

Arraial D'ajuda é o destino perfeito para quem quer curtir o litoral baiano e conhecer alguns dos melhores destinos do Brasil quando falamos em praias! Continue viajando pela Bahia, conheça também a Chapada Diamantina

Arrume suas malas e aproveite todas as dicas para curtir o estado da Bahia, te vejo na estrada! 





Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author




More about this topic