O que é staycation: viva experiências de turismo perto de sua casa

Este é um guia completo para começar a praticar staycation, o turismo local. Saiba tudo sobre essa modalidade de viagem e comece a se planejar para fazer o seu!

5min

Staycation

Sempre foi um hábito dos brasileiros viajar para litorais perto de casa em feriados e finais de semana, mas, após a pandemia, ganhamos dois motivos extra para viajar localmente: nossa segurança e, durante a pandemia, a responsabilidade de não proliferar o vírus entre outros estados.

Foi assim que o termo staycation, que significa viajar na própria cidade ou cidades vizinhas, se fortaleceu nos últimos meses.

Dessa forma, o staycation se tornou a estratégia de muitos amantes de viagem que ficaram impossibilitados de voar para dentro ou fora do país.

Para você saber tudo sobre este assunto, eu preparei um guia e, ao final dele, você terá todas as ferramentas necessárias para começar a olhar sua cidade com outros olhos.

O que é staycation?

O termo é a junção das palavras em inglês stay (ficar) e vacation (férias). Ou seja, passar as férias onde você já está.

Achou desvantajoso? Logo você vai entender tudo de bom que essa modalidade de viagem pode oferecer.

A ideia vai além daquele bate-volta numa praia ou sítio que as famílias amam fazer nos feriados prolongados. O staycation também é uma ótima alternativa para estadias prolongadas e para respirarmos novos ares mesmo perto de casa.

Seja de férias ou durante o home office, mais do que nunca precisamos quebrar um pouco nossa rotina, e podemos fazer isso simplesmente mudando de bairro ou cidade.

Mesmo que sempre viajamos com a ideia de conhecer lugares diferentes, o staycation pode possibilitar que olhemos para nossa cidade e lugares cotidianos com novos olhos. Além do mais, aposto que você não conhece todos os cantinhos da sua região.

Esta pode ser uma oportunidade para você explorar a zona rural, litoral ou até mesmo pontos turísticos que ainda não conhece.

Além de explorar cada novo cantinho da sua cidade e região, com o staycation você ainda pode ter a oportunidade de relaxar e aprender algo novo, com baixo investimento e ainda incentivando a economia local.

Veja também: O papel das viagens na democratização de direitos com turismo acessível e turismo baixa renda.

As 4 melhores maneiras de fazer Staycation no Brasil

Além de incentivar o turismo local, essa prática também é ideal para as pessoas que preferem viagens mais imersivas. Abrindo portas para viajar simplesmente como turista, ou viver experiências de intercâmbio voluntário em sua própria cidade.

Há diversas maneiras de aproveitar a prática do staycation para conhecer mais a fundo a região em que você vive.

Confira as 4 melhores maneiras de fazer Staycation no Brasil:


viajar perto de casa 

1. Voluntariado

Viver um experiência de voluntariado perto da sua casa é uma ótima maneira para se preparar para uma viagem de maior duração e sair da sua zona de conforto, além de respirar novos ares, aprender coisas novas e conhecer pessoa. 

A Worldpackers é uma comunidade global de viajantes conscientes e anfitriões acolhedores que, desde 2014, promove milhares de conexões e experiências únicas em busca do desenvolvimento e da transformação do mundo em um lugar mais social e ambientalmente sustentável.

Você pode aproveitar as vagas de voluntariado da Worldpackers para fazer da sua experiência de staycation mais rica, como conhecer um sitío de permacultura, centros holísticos ou particpar de um voluntariado de impacto social. 

Descubra tudo sobre voluntariado com nossos artigos, leia

2. Staycation em família

Viagem local é uma ótima opção de férias em família, visto que dentro de alguns minutos você chega ao seu destino, situação ideal para quem viaja com crianças e pets. 

O bolso dos pais também agradece e é uma ótima oportunidade de aumentar os laços familiares. 

3. Staycation sozinho

Para quem pensa em começar a viajar sozinho, staycation pode ser a porta de entrada. 

Eu já viajei sozinha algumas vezes e só guardo coisas boas dessas experiências! É indescritível a sensação de liberdade e autonomia que temos durante uma viagem sozinha, além da oportunidade de sair da nossa zona de conforto e aprender coisas novas que nunca faríamos em grupo. 

Viajar sozinho também é a melhor forma de fazer amigos e colecionar histórias inusitadas para contar. 

4. Staycation em dupla

Viajar dessa forma também funciona bastante em dupla, seja em casal ou entre amigos.

Não precisa muita coisa pra deixar um final de semana especial e romântico, pegar um hotel legal num bairro vizinho pode ser o programa prático e econômico que vocês estavam procurando, ou até mesmo viver uma experiência de voluntariado em dupla com a Worldpackers. 

Procure uma opção de voluntariado na sua cidade e faça seu primeiro staycation em ótima companhia.

O mesmo vale para amigos. Conhece alguma pessoa que adoraria viajar localmente com você? Chame-a agora mesmo e comece a planejar sua viagem.


como viajar na própria cidade 

Como se planejar para viajar pela própria cidade

Uma das melhores partes da viagem local é que precisa de pouco planejamento, já que o deslocamento é curto e o lugar reserva hábitos, clima e moeda já conhecidos por você.

Ainda assim, é sempre útil se organizar para otimizar seu tempo e aproveitar mais suas experiência de staycation.

Escolha o destino

Escolha um destino perto de você, de preferência que você nunca tenha ido, vale já ter passado por lá, mas não ter ficado.

Importante: nem tudo se resume em pontos turísticos, essa decisão também pode se dar pelo aprendizado ou pelas pessoas que vão estar no local.

Escolha o tipo de viagem

Está afim de viver uma experiência mais turística ou quer fazer um voluntariado na sua própria cidade? 

Antes de sair para sua experiência de staycation, é essencial escolher o tipo de viagem que você procura fazer no momento, para ajudar em seu planejamento!

Escolha o período e os programas

Defina a quantidade de dias de acordo com sua disponibilidade. Não precisa preencher todos os dias com passeios e programas turísticos, aproveite também para relaxar ou ter a experiência de “morar” num local diferente.


staycation o que é 

O staycation ganhou mais adeptos durante a pandemia devido ao seu caráter econômico, seguro e prático. Por exemplo, você pode organizar uma viagem agora mesmo para o próximo final de semana.

No entanto, essa prática continua sendo muito válida para o período pós-pandemia, principalmente se for aliada a uma boa companhia, experiências diferentes e engrandecedoras, como um trabalho voluntário. 

Gostou do conteúdo? Continue viajando com a Worldpackers através dos nossos artigos, saiba tudo sobre práticas de turismo consciente para sua experiência de Staycation: 



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author






More about this topic