Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

O que é agroecologia e como aprender fazendo voluntariado

Entenda o que é agroecologia e saiba como viver experiências de voluntariado em projetos agroecológicos pelo Brasil e pelo mundo.

10min

o que é agroecologia

Você já deve ter ouvido falar que a agroecologia é uma alternativa aos sistemas de produção agrícola convencionais que é mais sustentável ambientalmente, socialmente e economicamente. Mas você sabe realmente o que é agroecologia e por que ela traz tantos benefícios?

Eu já tinha interesse em agroecologia, mas aprendi muito mais sobre o assunto voluntariando em projetos agroecológicos e outras iniciativas sustentáveis. 

Neste artigo, vou falar sobre o que é agroecologia e quais são seus princípios e suas principais vantagens. Vou, também, explicar como você pode fazer como eu e aprender sobre agroecologia na prática, colaborando com quem tem experiência, através de voluntariados em projetos ecológicos pela Worldpackers.

O que é agroecologia?

Segundo o dicionário Oxford, agroecologia é “parte da ecologia que estuda os ecossistemas artificiais que se estabelecem em áreas agrícolas”. 

No entanto, a definição prática vai muito além: a agroecologia é uma prática agrícola que engloba questões ambientais, sociais, políticas, culturais e éticas que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis. 

Esse modo de produção busca o equilíbrio de uma comunidade sustentável e é voltado para uma produção agrícola de mínimo impacto ambiental, que preserve os recursos naturais, como rios e matas, e respeite o ritmo natural da terra e das estações do ano. 

A prioridade é a prática da agricultura focada na recuperação e preservação de sementes crioulas (sementes nativas, que não passaram por nenhum processo de modificação) e sem aditivos industrializados.

Em outras palavras, a agroecologia prioriza um sistema de agricultura orgânica, fazendo do meio ambiente o nosso maior aliado e beneficiado. Para isso, ela mistura saberes científicos e populares.

A essência da agroecologia está na prática dos povos ancestrais. Enquanto conceito, no entanto, ela teve origem na Europa, entre os séculos 19 e 20. No Brasil, ela ganhou força a partir da década de 1970, com a criação do “Movimento de Agricultura Alternativa”.


o que é agroecologia

O que é agroecologia: 10 princípios

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) identificou 10 princípios da agroecologia, que podem ajudá-lo a entender o que é agroecologia:

  1. Diversidade
  2. Cocriação e compartilhamento de conhecimento
  3. Sinergias
  4. Eficiência
  5. Reciclagem
  6. Resiliência
  7. Valores humanos e sociais
  8. Cultura e tradições alimentares
  9. Governança responsável
  10. Economia circular e solidária

o que é agroecologia

Benefícios da agroecologia

Outra forma de entender o que é a agroecologia é pensar que ela se baseia nos princípios da ecologia, ou seja, da interação entre os seres vivos e o ambiente. 

A base da agroecologia é o entendimento de que os sistemas agrícolas são complexos e inter-relacionados, e que a saúde do solo, da água, da biodiversidade e das comunidades humanas estão intimamente ligadas.

Por isso, em contraponto ao modelo convencional de agricultura, que é baseado no uso intensivo de insumos artificiais, como agrotóxicos, fertilizantes químicos, pesticidas e mecanização, a agroecologia promove práticas mais naturais, como a rotação de culturas, a adubação verde, o controle biológico de pragas e a compostagem. 

Essas práticas ajudam a conservar o solo, a água e a biodiversidade e reduzem os custos de produção. Assim, ela oferece vários benefícios. Veja alguns exemplos:

  • Produção de alimentos mais saudáveis e nutritivos;
  • Conservação do solo, da água e da biodiversidade;
  • Melhora da qualidade de vida dos agricultores;
  • Redução dos custos de produção;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução da dependência de insumos externos;
  • Fortalecimento da economia local.

Dessa forma, além do meio ambiente, a nossa saúde e a economia também saem ganhandoHá quem argumente que a agroecologia é mais cara ou menos produtiva que os sistemas convencionais de produção, mas existem estudos que mostram o contrário. 

E além de todos esses benefícios, a agroecologia também busca promover justiça social, ao defender o direito dos agricultores familiares à terra, à água e aos mercados e promover a inclusão social e econômica das mulheres e dos jovens.


princípios da agroecologia

Aprenda sobre agroecologia voluntariando

Quando voltei do meu primeiro voluntariado ecológico com foco em agroecologia, foi comum me deparar com duas reações dos amigos que gostariam de descobrir mais a fundo o que é agroecologia.

A primeira era de entusiasmo: muitos deles já não aguentavam mais a vida na cidade grande e viram na minha experiência uma possibilidade de encontrar também para si mesmos uma saída para a relação já tão desgastada com a vida urbana, a rotina e o trabalho.

Já a segunda reação era um pouco mais desanimadora. Afinal, como se adaptar a uma vida tão diferente da que levávamos, sem tanto contato com internet e mais distante da família e dos amigos? Como aprender a fazer tantas coisas novas? Como vou conseguir plantar comida, se eu deixo até meus cactos secarem?

Mas se você vivenciar novas experiências com segurança, buscar autoconhecimento e aprender a manter uma vida em comunidade, esses desafios são todos superados sem dificuldade. Um voluntariado em agroecologia pode ser uma experiência muito vantajosa para todos que participam!

Se você tem interesse em descobrir o que é agroecologia através de uma experiência de voluntariado, saiba como voluntariar em projetos sustentáveis lendo as dicas que vou compartilhar a seguir, e também estes artigos:

Voluntariado em agroecologia

Eu encontrei meus voluntariados em agroecologia na Worldpackers, plataforma de troca de trabalho por hospedagem em viagens. Neste site você encontra centenas de anfitriões no Brasil e no mundo que buscam voluntários para ajudar com tarefas do dia a adia. Em troca, eles oferecem acomodação e outros benefícios como refeições, aulas e passeios.  

Ao buscar por um voluntariado ecológico, você vai encontrar vagas em diferentes funções, como bioconstrução, agrofloresta, permacultura e cuidado com animais, que são ótimas para quem busca trabalhar diretamente no campo. Além disso, uma mesma comunidade sustentável pode ter oportunidades em áreas diferentes, como cozinha, comunicação, decoração, limpeza e manutenção.

Olha só alguns exemplos de voluntariados para aprender na prática sobre o que é agroecologia:

Ficou interessado em saber mais sobre como acontecem essas vivências? Confira a seguir 5 vantagens de fazer voluntariado em agroecologia.

5 vantagens de viver um voluntariado ecológico 


como fazer um voluntariado com agroecologia

1. Aprender coisas novas e vivenciar a ciência na prática

Para quem cresceu em ambientes urbanos, comprando comida no supermercado, compreender o caminho que o alimento faz até chegar à nossa mesa traz uma riqueza de conhecimentos e uma visão crítica da situação climática que enfrentamos no planeta. 

Para fazer um voluntariado ecológico, você não precisa ter nenhum conhecimento técnico prévio sobre o que é agroecologia ou técnicas avançadas.

A vontade de aprender é uma constante tanto para os anfitriões quanto para os voluntários. Haverá sempre alguém responsável por orientar seu trabalho e tirar suas dúvidas. 

Você verá, inclusive, que já sabe mais do que imagina e se surpreenderá positivamente com isso! Você perceberá seus progressos diariamente. E o trabalho não é orientado por produtividade, mas por comprometimento

Se você já tem alguma experiência na área, certamente ela será muito valorizada! Você poderá aprimorar seus conhecimentos e ajudar outras pessoas.

Além de ser prazeroso, adquirir novas habilidades e vivenciar a ciência na prática é uma experiência que se leva para o resto da vida, melhora a saúde mental e, sobretudo, é muito divertida. 

2. As comunidades alternativas representam o que é agroecologia

Uma das partes mais gostosas de um voluntariado em projetos ecológicos é a vivência em comunidade. Ali fiz amigos incríveis em pouco tempo - e com quem mantenho contato até hoje, garantindo bons papos, ombro amigo e diversão.

É um aprendizado intenso e muito construtivo, onde todos são convidados a contribuir. 

Já participei de festas na fogueira, práticas de yoga, aulas de dança, oficinas de artesanato, saraus, rodas de debate e cerimônias religiosas. 

É comum que os sítios ofereçam experiências à comunidade local, então você também poderá vivenciar e participar de eventos maiores durante sua experiência de voluntariado. Olha só mais alguns exemplos de vagas incríveis:

3. A natureza é uma grande aliada no cuidado com a saúde física e mental


o que é agroecologia

Cuidar das plantas e dos bichos é uma excelente forma de se conectar com o momento presente. 

Você viverá momentos de muita concentração e silêncio na lida do campo, o que contribui diretamente para esvaziar a mente da quantidade avassaladora de pensamentos e sensações muitas vezes sufocantes da rotina da cidade, que costumam agravar casos como ansiedade e depressão.

Quando usamos nossa energia em atividades que nos colocam em movimento, a tendência é equilibrarmos a atividade do corpo e da mente. 

Com o tempo, os efeitos aparecem: aquelas dores causadas pelo uso excessivo do computador tendem a diminuir consideravelmente, uma vez que estaremos fazendo uma atividade física e fortalecendo toda a nossa musculatura.

A qualidade do sono também tende a melhorar muito, não apenas pelo cansaço do trabalho como também pela baixa luminosidade e nível de barulho presente no campo. Tudo isso contribui positivamente para um melhor equilíbrio de nossa saúde mental. 

Leia mais:

4. Experiências que proporcionam autoconhecimento

Acredito que toda boa viagem acontece também para dentro de nós. Durante um voluntariado ecológico você viverá com muitas pessoas, num estilo de vida em que tudo tende a ser novidade. 

Frequentemente você viverá situações inéditas - desde descobrir que gosta muito de um tipo de atividade, como cuidar das cabras, até perceber que algo que você considerava essencial na sua vida não tem mais tanta importância. 

Tudo isso sem contar com os próprios desafios criados pela convivência com tantas pessoas diferentes de você. O jeito de lidar e aprender com essas situações te mostrará um outro lado de sua personalidade.

Já tive experiências reveladoras no campo, desde insights durante o período de trabalho, em que saía correndo para anotar tudo num caderno, até situações embaraçosas com outras pessoas, nas quais eu estava tão absorta dentro das novas experiências que tomei uma atitude que nunca achei que conseguiria.

Fiquei muito orgulhosa de mim, por ter conseguido enxergar as circunstâncias de uma outra forma.


aprenda sobre agroecologia voluntariando

Digo que aprendi e aprendo muito a cada nova experiência de voluntariado onde vou - e é por isso que, quando voltamos para casa, temos muito a refletir sobre aquilo que vivemos. 

E se você, assim como eu, gosta de trabalhar com atividades criativas e artísticas, esteja preparado para a onda de criatividade que pode te pegar! 

Veja mais algumas dicas de vagas Worldpackers em projetos ecológicos:

5. A agroecologia te dará outra dimensão da biodiversidade

E além de tantas vantagens, você irá acordar todo dia e se deparar com paisagens lindas. Terá a oportunidade de fazer trilhas, conhecer praias e cachoeiras escondidas, realizar muitas atividades de ecoturismo ou apenas passear de bobeira pelo próprio lugar onde está voluntariando, apenas para admirar a biodiversidade local. 

Uma das coisas mais gostosas que existem num voluntariado no campo é a sensação de liberdade e tranquilidade que ele proporciona.

Além disso, esse é um jeito muito econômico de viajar ou mesmo de viver a longo prazo. Uma vez que você é voluntário, sua acomodação e alimentação são gratuitas ou acessíveis, com um valor colaborativo.

 E a alimentação tende a ser um espetáculo à parte, já que a feira passa a ser seu próprio quintal - você descobrirá que muitas plantas lindas são comestíveis ou têm algum uso medicinal.

Leia também: Voluntariado em retiros espirituais no Brasil e no mundo


voluntariado agroecológico

Além disso, ao término de um período de voluntariado, você pode buscar outro anfitrião e assim conhecer cada vez mais lugares novos, dentro ou fora do seu estado ou país, já que a Worldpackers está presente em vários lugares do mundo. 

Agora que você já conhece as maiores vantagens e sabe tudo o que é agroecologia, não deixe de buscar uma experiência como essa para você! A experiência é muito vasta, difícil de resumir em apenas cinco itens. Mas espero que você tenha conseguido compreender um pouco do que ela pode te proporcionar.

Vivendo um voluntariado ecológico você vai entender na prática o que é agroecologia e ganhar também muitos outros aprendizados para o resto da vida. É transformador!

Para começar a vivenciar isso, dê uma olhada em todas as vagas de voluntariado ecológico na Worldpackers e use os filtros para buscar as opções ideais para você.



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author


More about this topic