O que é agroecologia: 5 Vantagens do voluntariado ecológico

Descubra o que é agroecologia e vivencie experiências de voluntariado em projetos agroecológicos pelo Brasil e pelo mundo.

8min

o que e agroecologia

Quando voltei do meu primeiro voluntariado ecológico com foco em agroecologia, foi comum me deparar com duas reações dos amigos que gostariam de descobrir mais à fundo o que é agroecologia. 

A primeira era de entusiasmo: muitos deles já não aguentavam mais a vida na cidade grande e viram na minha experiência uma possibilidade de encontrar também para si próprios uma saída para a relação já tão desgastada com a rotina e o trabalho.

Já a segunda reação era um pouco mais desanimadora. Afinal, como se adaptar a uma vida tão diferente da que levávamos, sem tanto contato com internet e mais distante da família e dos amigos? 

Como aprender a fazer tantas coisas novas? Como vou conseguir plantar comida, se eu deixo até meus cactos secarem e a minha samambaia já tá pela hora da morte?

E é aí que questões como vivenciar novas experiências com segurança, buscar autoconhecimento e manter uma vida em comunidade passam a ser um objetivo a ser alcançado. 

Visando estes e muitos outros pontos, um  voluntariado em agroecologia pode ser uma experiência especialmente vantajosa para todos que participam! 

E se você tem interesse em descobrir o que é agroecologia através de uma experiência de voluntariado, saiba como voluntariar em projetos sustentáveis e conheça algumas ações:

Mas afinal, o que é agroecologia?

Segundo o dicionário Oxford, agroecologia é “parte da ecologia que estuda os ecossistemas artificiais que se estabelecem em áreas agrícolas”. 

No entanto, a definição prática vai muito além: a agroecologia é uma prática agrícola que engloba questões ambientais, sociais, políticas, culturais e éticas que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis. 

Busca o equilíbrio de uma comunidade sustentável e é voltada para uma produção agrícola de mínimo impacto ambiental, que preserve os recursos naturais, como rios e matas e, respeitando o ritmo natural da terra e das estações do ano. 

A prioridade é a prática da agricultura focada na recuperação e preservação de sementes crioulas (sementes nativas, que não passaram por nenhum processo de modificação) e sem aditivos industrializados.

Em outras palavras, a agroecologia prioriza um sistema de agricultura orgânica, fazendo do meio ambiente o nosso maior aliado e beneficiado.

Leia mais sobre O papel do voluntário e do anfitrião em um voluntariado ecológico e confira este Guia completo para voluntariar com permacultura, bioconstrução e ecovilas.

Voluntariado em agroecologia

As vagas de voluntariadoem agroecologia podem aparecer na Worldpackers em diferentes funções, como bioconstrução, agrofloresta, permacultura e cuidado com animais, que são vagas que trabalham diretamente com o campo. 

Além disso, uma mesma comunidade sustentável pode apresentar vagas como cozinha, comunicação, planejamento, limpeza e manutenção, entre outras. 

Ficou interessado em saber mais sobre como acontecem essas vivências? Confira abaixo a lista que preparei para você com as 5 vantagens de fazer voluntariado em agroecologia:

O que é agroecologia: 5 vantagens de viver uma experiência de voluntariado ecológico 


agroecologia na prática

1. Aprender coisas novas e vivenciar a ciência na prática

Para quem, como a maioria de nós, viveu apenas comprando alimentos no supermercado, compreender o caminho que o alimento faz até chegar à nossa mesa já nos traz uma riqueza de conhecimentos e uma visão crítica da situação climática que enfrentamos no planeta. 

Para fazer um voluntariado ecológico, você não precisa ter nenhum conhecimento técnico prévio sobre o que é agroecologia ou técnicas avançadas.

A vontade de aprender é uma constante tanto para os anfitriões quanto para os voluntários. Haverá sempre alguém responsável por orientar seu trabalho e tirar todas as suas dúvidas. 

Você verá, inclusive, que já sabe mais do que imagina e se surpreenderá positivamente com isso!

O trabalho não é orientado por produtividade, mas por comprometimento. Portanto, o seu tempo de aprendizado será respeitado e você perceberá seus progressos diariamente. 

Além disso, se você já tem alguma experiência na área, certamente ela será muito valorizada! Você poderá aprimorar seus conhecimentos e até mesmo ajudar outras pessoas.

Além de ser prazeroso, adquirir novas habilidades, e neste caso, vivenciar a ciência na prática, é uma experiência que se leva para o resto da vida, melhora a saúde mental e, sobretudo, é muito divertida. 

2. As comunidades alternativas representam o que é agroecologia

Problemas psicológicos e mentais têm ficado evidentes nos últimos tempos. A solidão e a falta de socialização tem sido o grande inimigo daqueles que cumprem as normas de segurança.

No entanto, a vida no sítio já é naturalmente isolada: a tendência é sairmos em circunstâncias pontuais e planejadas, como quando precisamos fazer compras ou entregas dos alimentos que produzimos. 

Além disso, a parte mais gostosa é a vivência em comunidade! Ali fiz amigos incríveis em pouco tempo - e com quem mantenho contato até hoje, que garantem bons papos, ombro amigo e diversão.

É um aprendizado intenso e muito construtivo, onde todos são convidados a contribuir. 

Já participei de festas na fogueira, práticas de yoga, aulas de dança, oficinas de artesanato, saraus, rodas de debate e cerimônias religiosas. 

É comum que os sítios ofereçam experiências à comunidade local, então você também poderá vivenciar e participar de eventos maiores quando a situação sanitária se normalizar. Você também pode:

3. A natureza é uma grande aliada no cuidado com a saúde física e mental


agroecologia no brasil

Cuidar das plantas e dos bichos é uma excelente forma de se conectar com o momento presente. 

Você viverá momentos de muita concentração e silêncio na lida do campo, o que contribui diretamente para esvaziar a mente da quantidade avassaladora de pensamentos e sensações muitas vezes sufocantes da rotina da cidade, que costumam agravar casos como ansiedade e depressão.

Quando usamos nossa energia em atividades que nos colocam em movimento, a tendência é equilibrarmos a atividade do corpo e da mente. 

Com o tempo, os efeitos aparecem: aquelas dores causadas pelo uso excessivo do computador tendem a diminuir consideravelmente, uma vez que estaremos fazendo uma atividade física e fortalecendo toda a nossa musculatura.

A qualidade do sono também tende a melhorar muito, não apenas pelo cansaço do trabalho como também pela baixa luminosidade e nível de barulho presente no campo, e tudo isso contribui positivamente para um melhor equilíbrio de nossa saúde mental. 

E mais: Viva o voluntariado ambiental em 4 oportunidades no Brasil e Turismo ecológico: 10 projetos para voluntariar na América do Sul.

4. Experiências que proporcionam autoconhecimento

Quem gosta de viajar já sabe: toda viagem é para dentro. Como você viverá com muitas pessoas, num estilo de vida onde tudo tende a ser novidade, frequentemente se encontrará com situações inéditas - desde descobrir que gosta muito de um tipo de atividade, como cuidar das cabras, até perceber que algo que você considerava essencial na sua vida não tem mais tanta importância. 

Tudo isso sem contar com os próprios desafios criados pela convivência com tantas pessoas diferentes de você, cada uma única à sua maneira.

O jeito de lidar e aprender com essas situações com certeza será afetada pelas circunstâncias, e isso te mostrará um outro lado de sua própria personalidade.

Já tive experiências reveladoras no campo, desde insights durante o período de trabalho, nesse momento, saía correndo para anotar tudo num caderno, até situações embaraçosas com outras pessoas, nas quais eu estava tão absorta dentro das novas experiências, que tomei uma atitude que nunca achei que conseguiria.


sistemas agroflorestais

Fiquei muito orgulhosa de mim, por ter conseguido enxergar as circunstâncias de uma outra forma.

Digo que aprendi e aprendo muito a cada nova experiência de voluntariado onde vou - e é por isso que, quando voltamos para casa, temos muito a refletir sobre aquilo que vivemos. 

Se você, assim como eu, gosta de trabalhar com atividades criativas e artísticas, esteja preparado para a onda de criatividade que pode te pegar! Confira esta relação de vagas Worldpackers em projetos ecológicos:

5. A agroecologia te dará outra dimensão da paisagem e da biodiversidade

E além de tantas boas vantagens, a última com certeza vale muito a pena: você irá acordar todo dia e se deparar com paisagens lindas.

 Terá a oportunidade de fazer trilhas, conhecer praias e cachoeiras escondidas, realizar muitas atividades de ecoturismo ou apenas passear de bobeira pelas trilhas do próprio sítio, apenas para admirar a biodiversidade local. 

Uma das coisas mais gostosas que existem num voluntariado no campo é a sensação de liberdade e tranquilidade que ele proporciona.

Além disso, esse é um jeito muito econômico de viajar e, para os mais radicais, viver. Uma vez que você é voluntário, sua acomodação e alimentação são gratuitas ou acessíveis a um valor colaborativo.

 E a alimentação tende a ser um espetáculo à parte, já que a feira passa a ser seu próprio quintal - você descobrirá que muitas plantas lindas são comestíveis ou têm algum uso medicinal!


agroecologia e sustentabilidade

Além disso, ao término de um período de voluntariado, você pode buscar um outro local e assim conhecer cada vez mais lugares novos, incluindo fora do seu estado ou país, uma vez que a Worldpackers está presente em vários lugares do mundo. 

Agora que você já conhece as maiores vantagens e sabe tudo o que é agroecologia não deixe de buscar uma experiência como essa para você! Para a fome dos que querem ver coisas bonitas, o voluntariado em agroecologia é um alimento e tanto.

A experiência é muito vasta, difícil de resumir em apenas cinco itens. Mas espero que, você tenha conseguido compreender um pouquinho do que essa experiência pode te proporcionar!  Se a mão de fazer a mala chegar a tremer, seja muitíssimo bem-vindo. Boa viagem!



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author


More about this topic