Nômade digital: essa vida é pra você? Tire todas as dúvidas

Entenda o que faz um nômade digital, como é a rotina, como começar no nomadismo e muito mais! Todas as suas dúvidas tiradas no mesmo artigo.

5min

nomade-digital

Você está cansado do modelo tradicional de trabalho e quer conhecer alternativas que te deem mais liberdade? Então este artigo é para você! Contaremos o que é ser nômade digital e o que você precisa para viajar pelo mundo enquanto trabalha pela internet.

O primeiro ponto a ser explorado é que existem várias opções de trabalho neste modelo. São diversas áreas com que você pode se identificar ou querer começar a adquirir tal habilidade.

Esperamos, ao final do post, ter tirado suas 5 principais dúvidas sobre nomadismo digital. E, se possível, darmos um incentivo para você começar esse caminho tão transformador que muitas pessoas estão trilhando. Bora lá?

Nômade digital: o que é isso?

Nômade Digital é a pessoa que trabalha remotamente através da internet e que não possui moradia fixa. Por isso, é possível conciliar trabalho e viagem.

O nomadismo digital não é uma profissão. É um modelo de trabalho, assim como o freelancer, o empreendedorismo ou a autonomia. E o nômade digital pode ser autônomo, empreendedor, freelancer e até CLT. Olha só que massa!

Quais funções um nômade digital pode exercer?

Existem vários tipos de trabalho que se encaixam no nomadismo digital. Alguns deles são:

  • Programação - trabalhar com desenvolvimento de sites ou blogs
  • Conteúdo Digital - escrever textos para meios digitais
  • Video making - criar e editar vídeos
  • Web Design - criação de layouts e materiais visuais pra meios digitais
  • Design gráfico - criação de materiais gráficos pra impressão
  • Ilustração - criação de identidades visuais, figuras ilustrativas
  • Fotografia - fotografar e editar fotos
  • Social Media - gerenciar contas nas redes sociais
  • Tradução e Legendagem - traduzir textos ou filmes para outro idioma
  • Professor - pode oferecer aulas dos mais diversos tipos, como de idiomas, de yoga, de artesanato
  • Empreendedor online - qualquer coisa que você administre sozinho através da internet, como ter um e-commerce, vender produtos digitais, ter um blog ou site e trabalhar com afiliação, ser youtuber, influencer, consultor etc
  • Trabalhar remoto - pode ser CLT ou PJ fixo em uma empresa, mas que o trabalho possa ser realizado online, como BI, marketing, atendimento ao cliente, entre tantos


Além de poder ganhar dinheiro com essas habilidades, hoje em dia também é possível trocá-las por hospedagem. 

Veja esta vaga para colaborar com as redes sociais de um hostel em São Luís (MA), e esta outra oportunidade na Tanzânia para quem é fera em fotografia. Confira muito mais locais que acolhem nômades digitais que optam por fazer voluntariado.

Como é a rotina de um nômade digital?

A rotina vai depender muito do tipo de atividade e do regime de trabalho. Uns vão exigir presença online por horas determinadas, outros vão ser bem mais flexíveis, ou esporádicos.

Geralmente o freelancer de conteúdo digital faz seu próprio horário. Ou seja, trabalha quando se sente produtivo. Já quem trabalha com uma equipe, às vezes precisa estar online no horário comercial

Se você faz tradução, vai trabalhar quando pintar um trampo. Se você é professor particular de inglês, vai dar aulas quando conciliar com a agenda do aluno. 

Se você é atendente, vai precisar estar online 6 horas por dia. E quem tem o próprio negócio online, muitas vezes trabalha muito mais, sem ter hora ou dia para realizar as tarefas, responder mensagens etc.



Mas de qualquer forma é preciso ter responsabilidade para realizar o trabalho! Disciplina e compromisso em dobro, já que você é quem vai administrar seu tempo e entrega.

Não deixe de ler as melhores cidades na América do Sul e na Europa para praticar nomadismo digital.

E dá mesmo pra conciliar trabalho e viagem?

Com consciência, tudo dá certo! Como mencionamos, o compromisso é muito importante para você ter sucesso nessa vida de nômade digital. Vai dar vontade de fazer nada na praia, mas vale a pena acumular trabalho e comprometer essa liberdade geográfica?

O nomadismo digital é a desconstrução da relação com o trabalho, mas é também desconstruir a relação com as viagens! É ver a viagem como modo de viver, não como apenas como férias e lazer.



Quando você tem essa consciência, fica fácil conciliar trabalho e viagem. Você aceita estar trabalhando ao invés de estar na praia numa segunda-feira à tarde, porque sabe que em 5 minutos você tá lá pra ver o sol se pôr. Isso não seria possível se você estivesse trabalhando num escritório, certo?

Viajar e trabalhar é qualidade de vida, porque você trabalha exatamente em um lugar onde gostaria de passar as férias.

Mas ao invés de passar 15 dias naquele destino, você passa um, dois, três meses, conhecendo mais profundamente a cultura local, o dia a dia das pessoas que vivem ali. É muito mais que turismo. É vivência!

Como faço para me tornar nômade digital?

Gostou da ideia de ser Nômade Digital, né? Então vamos te contar o que você precisa fazer para levar uma vida de nomadismo trabalhando online.

Primeiro, você precisa identificar as oportunidades que tem dentro da tua própria vivência profissional. Caso dê para encaixar, é só começar fazendo uns testes. Você pode passar uma semana numa cidade que deseja conhecer para ver como se sente.

Caso não, é preciso assumir a mudança de carreira. E às vezes isso significa começar de novo. Às vezes significa ganhar menos, às vezes, trabalhar mais. Mas se você sonha em ser Nômade Digital, vai valer muito a pena!

Na Worldpackers Academy tem um curso do Felippe Bernardes mostrando como fazer essa transição de carreira. Ele conta como foi pra ele e dá dicas de como se preparar emocional e financeiramente.

Dentre as opções citadas, qual te atrai mais? Analise bem, estude a rotina de trabalho dessas profissões e veja qual se encaixa em quem você é, qual é mais compatível com suas habilidades e talentos.



Daí, comece estudando para desenvolver essas novas habilidades, estude o mercado e vá se informando sobre modos de realizar esses trabalhos de maneira remota.

Existem diversos cursos de diversas áreas pra você começar nesse projeto lindo de vida e carreira.

Esperamos ter conseguido responder às principais perguntas sobre ser nômade digital. Se você ficou com alguma dúvida, é só deixar um comentário.

Se quiser se tornar um especialista neste tema, confira este guia completo para se tornar um nômade digital.

Um beijo e até a próxima!



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author



More about this topic