Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

32 lugares para fazer trabalho voluntário pelo mundo

O trabalho voluntário pelo mundo é uma excelente forma de ajudar a transformar o mundo num lugar melhor. Com oportunidades em todos os continentes, essa lista vai te ajudar a decidir o destino perfeito.

Luiza

Sep 30, 2022

10min

Ensinar crianças carentes é uma opção para trabalho voluntário pelo mundo

Viajar para fazer trabalho voluntário pelo mundo pode ser interessante por muitos motivos! A ajuda humanitária, colaborar com o meio ambiente, economizar a grana da acomodação e alimentação ou conhecer algum lugar novo são apenas alguns deles, afinal, todo viajante que fez um programa assim afirma que os benefícios são imensuráveis. 

Para participar de um projeto social ao redor do mundo, a única exigência é querer ajudar

Dá para ajudar em ONGs ou projetos locais dando aula de idiomas, esportes ou cuidados gerais para crianças e adultos, ajudar em fazendas orgânicas ou a construir alguma coisa, ou ajudar com a organização geral. Qualquer habilidade pode ser útil numa viagem voluntária! 

Confira uma lista com 32 opções incríveis de lugares para trabalho voluntário pelo mundo:

Trabalho voluntário na América do Sul:

1. Huancayo, Peru

Voluntários no Peru

Um projeto em uma pequena cidade do Peru precisa de voluntários para o desenvolvimento educacional de crianças peruanas. O foco é que elas sejam atendidas, amadas e cuidadas, desenvolvendo assim autoconfiança para levar a vida de forma positiva.

A função do voluntário é ajudar no pós escola, auxiliando as crianças de 4 a 14 anos com a lição de casa, no período da tarde. 

Leia mais sobre o assunto4 tipos de trabalho voluntário com crianças para você experienciar

2. Suscal, Equador

Trabalho voluntário no Equador

O Kinti Wasi é um projeto único que nasceu de três mulheres indígenas de uma comunidade equatoriana. O centro combina o conhecimento de gastronomia andina, arquitetura, ecologia e ancestralidade, além de dar cursos sobre esses temas para estrangeiros.

Elas precisam de colaboração voluntária para a construção de banheiros secos, paredes de adobe e pomares.

3. Facatativá, Colômbia 

Trabalho voluntário no mundo pode mudar a vida de crianças

Um grupo de amigos voluntários fundaram a Fundación Anawin para ajudar crianças de baixa renda com atividades super variadas. Atividades esportivas, recreativas, lúdicas, culturais e ecológicas são a essência da fundação.

Quem quiser se voluntariar na Colômbia, a fundação precisa de voluntários para ajudar nas atividades com as crianças e também fazer registros fotográficos. 

4. Itacoatiara, Brasil 

No Brasil também existem opções de trabalho voluntário

Próximo de Manaus fica a cidade de Itacoatiara, a terceira mais populosa do estado do Amazonas. Lá tem uma casinha de bairro colorida onde foi fundada a Escolinha Itacoatiara, formada apenas por viajantes que querem ajudar as crianças da comunidade.

Assim, dá para ajudar ensinando inglês, matemática, pintura, espanhol, música, jogos, esportes ou qualquer coisa que valha ser ensinado! 

Trabalho voluntário na América Central:

5. Cantón de Santo Domingo, Costa Rica 

Voluntários na Costa Rica

Um grupo de amigos internacionais na Costa Rica se juntaram para ajudar a vizinhança e melhorar a vida da região, seja com aulas, hortas, música ou o que conseguem transmitir. Se você quer ajudar essa galera, eles estão construindo uma horta orgânica e comunitária e precisam de uma mão

6. Stann Creek, Belize 

Belize é uma das opções de trabalho voluntário pelo mundo

Nas místicas Montanhas Maias existe um centro de aprendizagem auto-sustentável chamado Sattva Land, tudo lá é baseado nos princípios da permacultura.

Se tiver afim de voluntariar no meio de uma floresta tropical, eles procuram candidatos para ajudar com a permacultura, na criação de animais e na construção em geral.

7. Yaxha-Nakum-Naranjo National Park, Guatemala

Trabalho voluntário no meio de um Parque Nacional

Com uma localização mais do que privilegiada, uma família está construindo uma pousada ecológica bem no meio de uma selva, cheia de sítios maias ao redor e muita paisagem de tirar o fôlego.

Para aproveitar e viver tudo isso, eles precisam de voluntários para pintar os bangalôs, ajudar a manter as trilhas da reserva natural, ajudar com o jardim ou na construção do sistema de água! 

8. El Porvenir, Honduras

Honduras está na lista de países para trabalho voluntário

Pertinho do Mar do Caribe, uma pequena cidade chamada El Porvenir conta com um projeto local chamado Honduras Child Alliance, que trabalham para melhorar a alfabetização de crianças carentes tanto em espanhol quanto em inglês.

Eles procuram voluntários para ajudar com a alfabetização das crianças e alguma familiaridade com o espanhol ajuda, mas só é necessário mesmo boa vontade e criatividade para solucionar os problemas.

Trabalho voluntário na América do Norte:

9. New York, Estados Unidos

Ajudar adultos também é fazer trabalho voluntário pelo mundo

Na enorme e exuberante Nova Iorque existe um projeto muito legal de assistência a adultos com deficiências de desenvolvimento.

Apesar de desafiador, voluntariar com eles é divertido e recompensador, você ajuda essas pessoas a viajar, pois sozinhas não conseguiriam, e cria laços de amizade e carinho. 

10. Fresno, Estados Unidos

Existem muitas maneiras de ajudar projetos locais ou ONGs

Na cidade de Fresno, entre Los Angeles e São Francisco, uma organização sem fins lucrativos processa alimentos e os envia para aproximadamente 100 nações que precisam de ajuda.

Abertos a voluntários a maior parte do ano, são flexíveis em relação às cargos e tempo de estadia e, além da acomodação, disponibilizam também as refeições!

11. São Francisco, Estados Unidos

Para fazer trabalho voluntário basta querer ajudar

Ainda nos Estados Unidos, em São Francisco, um cara muito especial precisa de ajuda e procura voluntários dispostos a fazer o bem e que queiram conhecer tudo que a região oferece.

Bruce é um deficiente físico que desde novo se locomove com o auxílio de uma cadeira de roda e tem sua capacidade de movimentação limitada, por isso procura alguém, mesmo sem treino, para ajudá-lo em tarefas cotidianas! 

12. Ciudad de México, México

Escolas costumam aceitar voluntários para colocar alunos com culturas diferentes

Uma escola bilíngue chamada School of Sakbé Kids, em Ciudad de México, acredita que é muito importante para as crianças, desde cedo, terem contato com pessoas de outros países e maior proximidade com as diferenças culturais do mundo.

A escola procura voluntários que possam ajudar em como for necessário, principalmente com aulas de inglês, yoga, esportes ou alguma atividade que estimule as crianças.

Trabalho voluntário na Europa:

13. Yeste, Espanha

Se quer fazer trabalho voluntário pela Europa, não deixe de passar na Espanha

Na área rural do sul da Espanha, dentro de uma das maiores áreas naturais protegidas do país, uma escola de idiomas fundada por uma família tenta levar o inglês para as crianças da comunidade.

Atualmente eles procuram voluntários que falem inglês e queiram participar de um acampamento de verão muito divertido que vai rolar em julho.

14. Bucine, Itália

Projetos ecológicos também são opções de voluntariado

Se você gosta de natureza, animais e acordar cedo (risos), essa vaga é perfeita! David e Desirée criaram o Agripunk, uma fazenda de animais resgatados de maus tratos e abate.

O voluntário que eles procuram é para a divertida tarefas de acordar os animais da fazenda, entre eles vacas, perus, porcos e cabras, bem cedinho!

15. Cabeceiras de Basto, Portugal

Portugal é um destino muito procurado para trabalho voluntário pelo mundo

Em uma pequena cidade de Portugal, uma ecovila vegetariana foi criada com a ideia de viver as belezas da natureza de forma sustentável e coletiva.

Então se você quer viver cercado pela natureza, paz e boa energia, eles procuram voluntários para qualquer tipo de ajuda na aldeia, basta estar disposto a viver em comunidade, colaborar e aprender.

16. Gierle, Bélgica

Viagens de voluntariado abrem sua perspectiva sobre modos de viver

Em meio a uma floresta belga, existe uma comunidade de pessoas que vivem de forma mais básica e conectada com a natureza em busca de maior inspiração e autoconhecimento. Com uma convivência harmoniosa, todas as pessoas que passaram por lá hoje se sentem mais conectadas.

Para fazer parte da comunidade, dá para colaborar com suas habilidades criativas procurando soluções de acabamento!

Trabalho voluntário na África:

17. Makuyu, Quênia

O continente mais procurado para viagem voluntária pelo mundo é a Africa

A Makuyu Education Initiative é uma organização muito transparente, responsável e eficiente, que se preocupa profundamente com as crianças e quer fazer a diferença real na vida as crianças quenianas e na sua.

A vaga de voluntariado lá é para se aproximar das crianças e ajuda-las com o que for possível, além de fotografar, captar videos, ajudar com exames de saúde para as crianças e também ajudar a produzir refeições mais nutritivas.

O Quênia é um dos países mais procurados para fazer trabalho voluntário na África. Portanto, será com certeza uma experiência única!

18. Arusha, Tanzânia

Crianças e viajante voluntário

Na vila de Sanawari, em Arusha, um projeto em uma escola local busca que mais crianças tenham acesso à educação ainda bem jovens, para que desenvolvam o interesse pelo aprendizado e possam ter um futuro melhor.

A tarefa dos voluntários no projeto é, sob supervisão de professores locais, ajudar incentivando que as crianças se expressem, dancem, desenhem, cantem ou qualquer atividade que os ajude a evoluir.

19. Have Etoe, Gana

Voluntariado com crianças em Gana

Uma fundação sem fins lucrativos chamada Anja Charity Foundation promove melhor qualidade de vida para as crianças de Gana, principalmente as menos privilegiadas, orfãs, sem lar ou filhas de pais solteiros. Também apoiam mães desempregadas oferecendo capacitação para trabalhos da área rural.

Com cerca de 145 crianças e três escolas comunitárias, atualmente eles procuram voluntários para ajudar uma professora de jardim de infância com assuntos como inglês, francês, espanhol, ciências naturais e esportes.

O vídeo abaixo mostra um pouco mais do projeto:

20. Kampala, Uganda

Em um trabalho voluntário pelo mundo, além de ajudar, você entra em contato com novas culturas

O Branches of life International, BOLI, foi fundado por um cara que um dia foi uma criança de rua e hoje sua história é exemplo de superação e força. Por isso, a fundação tem como missão auxiliar as crianças de rua.

O voluntário vai conhecer as regiões mais pobres do país e lá ajudar a estabelecer um projeto de desenvolvimento baseado no bem estar dos jovens, fornecendo conselhos, comidas, roupas, abrigo, educação e reinserção familiar. 

Trabalho voluntário no Oriente Médio:

21. Bathlehem, Palestina

Grupo de projeto social na Palestina

A Organização para o Desenvolvimento da Sociedade Ghorbet auxilia mulheres, jovens e crianças do Campo de Refugiados Deheisha. A iniciativa veio de refugiados palestinos que lutam para acabar com a injustiça do seu deslocamento forçado.

Ao se voluntariar e viver em um campo de refugiados, você experimentará em primeira mão como os palestinos vivem sua vida diariamente. Verá as circunstâncias vividas no acampamento e terá a oportunidade de sentir a ocupação.

22. Ramallah, Palestina

A Palestina procura formas de combater a invasão israelense e você pode ajudar a região com trabalho voluntário

Também na Palestina, dois irmão montaram um hostel na capital e através dele acharam uma forma pacífica de lutar contra as invasões israelenses. Chris e Bubu deram início a uma fazenda orgânica no vilarejo de Bil’in.

As vagas para voluntários podem ser tanto para a fazenda, ajudando de forma geral a mantê-la, como na recepção e limpeza do próprio hostel, em Ramallah.

23. Hamra, Israel

Fazenda orgânica em Israel para trabalho voluntário pelo mundo

Rodeada por montanhas, no Jordan Valley , Ran e Eyal construíram uma fazenda orgânica e lá produzem uma tâmara chamada medjool. Longe das cidades barulhentas de Israel, vivem cercados pela natureza e trabalham com voluntários há muito tempo.

Os voluntários exercem as funções básicas que são necessárias numa fazenda, como consertar e construir, jardinagem e cuidado de animais.

24. Milas, Turquia 

Viajantes em fazenda orgânica

Para quem tem interesse em comida saudável e deseja aprender a cozinhar, esse é o lugar perfeito. A escola dá aulas de culinária para turistas e ensinam sobre a culinária caseira turca. Além disso, a localização é extremamente privilegiada.

A vaga é para ajudar o proprietário/chef nas aulas de culinária turca no sudoeste, então além de ajudar e conhecer um novo lugar, ainda dá para aprender a cozinhar de forma magnífica. 

Trabalho voluntário na Ásia:

25. Bangkok, Tailândia

Ensinar crianças na Ásia é uma opção de voluntariado no exterior

A Fundação Thong Tos, gerenciada por pessoas de diferentes regiões, ensina idiomas para crianças e adultos de aldeias carentes da turística Tailândia.

Ao voluntariar, você poderá ter a chance de conhecer melhor a cultura tailandesa e ajudar ensinando inglês de forma divertida! 

26. Hanoi, Vietnã

Trabalho voluntário no exterior também é uma oportunidade de relaxar

O Centro de Cooperação Internacional e Desenvolvimento de Talentos do Vietnã, uma organização voluntária sem fins lucrativos com sede em Hanói, atua na área de educação, ecoturismo comunitário e apoio de inicialização de negócios.

A organização oferece aos voluntários que estão cansados do materialismo e das rotinas diárias uma oportunidade de refrescar a mente e se reencontrar, vivendo de forma mais saudável e sustentável. 

27. Battambang, Camboja

Voluntário ensina crianças cambojanas

Fundada por um professor cambojano com muitos anos de experiência, a ONG hoje tem duas escolas administradas pela família e voluntários locais e leva educação para crianças carentes da região.

Atualmente eles procuram voluntários para ajudar os professores locais na sala de aula, ensinando, criando debates e organizando atividades e jogos para os alunos.

28. Xi’an, China

Fazer trabalho voluntário pelo mundo pode ser até ajudar em um mosteiro

Um antigo mosteiro de Kwan-yin, construído há mais de 1400 anos, procura voluntários do exterior para intercâmbio cultural para que mais pessoas conheçam o ZEN, produto do budismo e da cultura tradicional chinesa.

O voluntário ajuda com o site e tirando fotos e tem a oportunidade de viver em um antigo mosteiro e conhecer mais da cultura chinesa.

Trabalho voluntário na Oceania:

29. Canberra, Austrália

Capital australiana pode ser destino de quem quer fazer trabalho voluntário pelo mundo

Hostel na capital australiana que atrai visitantes de todo mundo que buscam a experiência da cultura local e a grande mata nativa australiana na porta da cidade. Também há um pequeno resort na costa de Merimbula, a três horas de Canberra.

Os voluntários podem ajudar nos dois estabelecimentos em atividades gerais e garantem a hospedagem e a chance de viver o clima australiano! 

30. Dingup, Austrália

Já pensou em voluntariar em uma fazenda australiana?

A Dingup House é uma propriedade histórica de 1870 situada em uma fazenda no sudoeste da Austrália Ocidental. Tem 45 hectares de ovelhas correndo. Há também bodes, cordeiros e galinhas.

Como viajante, você vivenciará uma vida campestre na Austrália e terá a oportunidade de conhecer muitos fazendeiros e agricultores diferentes nessa área. Você irá desfrutar do antigo charme australiano.

31. Kaiteriteri, Nova Zelândia

Existe a chance de conhecer as maravilhas da Nova Zelândia voluntariando em um restaurante

Conhecida por suas belas areias douradas e água azul-esverdeada, a Kaiteriteri é perfeita e classificada como uma das dez melhores praias da Nova Zelândia.

O Beached Whale Restaurant e Bar tem uma vaga disponível para um Chef ou experiente cozinheiro para trabalhar com a equipe em no restaurant. Além da hospedagem, os benefícios são a praia e ótimas atividades, como caiaque, mountain bike e trilhas a pé.

32. Auckland, Nova Zelândia

Trabalhar em hostel é outra opção de trabalho voluntário pelo mundo

Um hostel no coração da Nova Zelândia procura Worldpackers para ajudar mochileiros em Piha Beach . Na região há um monte de atividades que você pode fazer, como surf, natação, passeios de bush, ver o belo pôr do sol e as quedas de água.

As tarefas incluem ajudar com chegadas de hóspedes, reservas, telefonemas, limpeza geral, jardinagem e outros trabalhos, dependendo do seu interesse.

Como mostrado na lista, não faltam opções de anfitriões, cidades ou países para trabalho voluntário pelo mundo.

Seja num intercâmbio de trabalho, com impacto social ou ecológico, ajudar as pessoas, conhecer novos lugares e praticar o bem vai te trazer enorme satisfação pessoal e sua experiência de intercâmbio jamais será esquecida.

Vale a pena! 



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author






More about this topic