Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

Intercâmbio na Argentina de baixo custo: estudos e voluntariado

Descubra como fazer um intercâmbio na Argentina gastando pouco e equilibrando entre estudar espanhol, fazer voluntariado e viajar por esse país incrível.

Maria Eduarda

May 19, 2023

11min

intercâmbio argentina

Pensando em estudar espanhol no exterior? Eu recomendo muito viver essa experiência de imersão cultural e contanto intenso com o idioma se abrindo para viver novas experiências. Foi o que fiz no meu intercâmbio na Argentina, em que realizei vários objetivos com pouca grana. Com planejamento e organização, consegui aproveitar e aprender muito.

Neste texto você vai entender como fiz para conciliar várias prioridades no meu intercâmbio na Argentina:

  1. Fazer um curso intensivo de espanhol;
  2. Ajudar uma ONG em um voluntariado social;
  3. Ter uma experiência de intercâmbio de trabalho pela Worldpackers;
  4. Viajar pela Argentina, descobrindo lugares dos quais nunca tinha ouvido falar.

Escolhi não viajar por agência e acabei fazendo um intercâmbio na Argentina pouco convencional e muito dinâmico e imersivo. 

Ao voluntariar, trocar trabalho por hospedagem e passar um tempo numa casa de família, pude frequentar vários ambientes em que ninguém falava português e  tudo era feito no idioma local, e assim pratiquei o idioma de forma intensa e contínua - além de economizar muito.


intercambio argentina

1. Planejamento do meu intercâmbio na Argentina

Meu ponto de partida de todas as escolhas foi o curso de espanhol e a melhor decisão que tomei foi buscar diretamente as escolas pelo Google. 

As agências de intercâmbio são uma opção segura e eles são especialistas no que fazem, mas para mim foi importante me sentir independente de pacotes e tomar cada decisão pelo o que fazia sentido para a minha jornada naquele momento. 

Já posso tranquilizá-los que não é nenhum pouco difícil contatar diretamente as instituições e solicitar orçamentos e descontos. Feito isso, a decisão pela cidade de Córdoba na Argentina foi uma mistura de estratégia e coração.

Córdoba fica no centro da Argentina e é a segunda maior capital do país, a 700km de Buenos Aires. Além disso, a Universidade de Córdoba é uma das mais importantes da América Latina. O que influencia o clima universitário perceptível entre os bairros centrais que cortam a cañada. 

No fim da tarde, sempre há uma grande quantidade de jovens argentinos de todos os cantos que se reúnem para tomar mate, doce ou amargo, nos diferentes parques da cidade. 

Mesmo com tantas pessoas de fora, ainda é possível perceber a paixão do Cordobés por recebê-las. Decidi que minha experiência seria lá pois, além de tudo isso, suas ruas e atrações pulsam arte. Alguns museus que visitei durante meu intercâmbio na Argentina e recomendo:

  • Palácio Ferreira Museu Superior de Bela Artes Evita - Só conhecer o palácio já vale a visita
  • Museu Emílio Caraffa - O lugar, na minha opinião, tem as exposições mais atuais e impressionantes.

  • Museu de Ciências Naturais – Ele é conhecido pelo seu acervo e arquitetura diferenciada e todos os Córdobeses tem muito orgulho
  • Museu da Memória - Narra a história da ditadura na Argentina, principalmente todas as lutas que aconteceram nas ruas de Córdoba, e não deixa a memória dos personagens daquela época serem esquecidas.

Dica: às quartas-feiras, as entradas são de graça! 

Outro passeio imperdível em Córdoba é visitar as ruas do bairro Guemes. O lugar mais boêmio de Córdoba e com muita arte espalhada nas paredes, nas lojas, nos bares e na feira que acontece todos os fins de semana. 

Além do clima Artsy que me conquistou, eu já esperava encontrar menos brasileiros que na capital argentina. E isso é fundamental para praticar uma nova língua. Buenos Aires é uma cidade linda, mas muito turística.  


museus em córdoba

Por que fazer intercâmbio na Argentina?

Dentre as opções de destino para fazer um intercâmbio para praticar espanhol, a Espanha não entrou na minha lista por alguns motivos:

  1. Precisava ter a facilidade de voltar para o Brasil caso fosse necessário;
  2. A Argentina hoje é um destino mais barato, devido ao peso que está muito desvalorizado. Situação ruim para a economia de nuestros hermanos, mas favorece, e muito, o nosso câmbio;
  3. E também por querer conhecer mais nossos vizinhos. Acredito cada vez mais na importância de conhecer a história da América Latina. Sabemos muito pouco sobre ela.

Além disso, a Argentina é um país de paisagens lindas e uma rica cultura. Durante ou após o seu intercâmbio na Argentina, você pode aproveitar para explorar a majestosa Cordilheira dos Andes, a vibrante capital Buenos Aires, as deslumbrantes planícies da Patagônia, as charmosas vinícolas de Mendoza e muito mais, incluindo destinos surpreendentes no norte do país - como vou contar lá no final do artigo!

2. Voluntariando numa ONG durante o intercâmbio

Uma das minhas prioridades ao planejar meu intercâmbio na Argentina era colaborar com alguma organização social local. A escola me ajudou a me conectar com uma ONG, Juntando Sonrisas

Antes de topar a instituição, tive mil dúvidas. Nunca tinha tido contato muito próximo com crianças. Eu era do tipo de pessoa que não sabia interagir e morria de medo das perguntas complicadas que elas fazem nesse período da vida. Mas como sempre acontece em viagens, me surpreendi.

Talvez você tenha os mesmos receios que eu, mas saiba que acabamos descobrindo que temos muitas versões dentro da gente, só não as exploramos devidamente.


voluntariado na argentina

Além de descobrir minha capacidade de interação com seres humanos de 2 a 15 anos, digo que a ONG foi fundamental para aprender sobre a realidade do outro e para fazer meu espanhol evoluir rapidamente como eu precisava. 

Estudava espanhol pela manhã e, pela tarde, dava apoio escolar a crianças na comunidade do Chaparral e Vila Aboedo

Praticamente todos do voluntariado com crianças eram argentinos e todos da comunidade também, o que me obrigou a acostumar meus ouvidos com a língua e perder a vergonha de falar. No início era difícil entender as crianças e elas me entenderem. Foi confusão misturada com risadas. Mas você descobre que com boa vontade, a língua não é barreira.

Além de indicações diretas, como essa que recebi, você também pode encontrar oportunidades para voluntariar em organizações sociais na Argentina e em vários outros países através da Worldpackers, plataforma de voluntariado em viagens. Olha só:

3. Vivendo numa casa de família argentina

A casa de família também foi uma das incríveis experiências argentinas que incluiria de novo no pacote sem pensar. Não porque eu iniciava meu dia com doce de leite e terminava com vinho a cada janta, mas por vivenciar uma rotina parecida com a de qualquer argentino e ainda assim estar em um ambiente plural. 

Morei com estudantes de diversas nacionalidades: havia uma japonesa, um finlandês, americanos e um mexicano que, assim como eu, eram obrigados a falar em espanhol enquanto estivessem em casa. 

Isso nos ajudou a criar vínculos e a nos interessar pela vida em Córdoba de cada um. Havia empatia sendo servida junto a cada refeição e a cada pergunta sobre como foi o dia. É louco como vira família mesmo. Participamos das dificuldades um do outro, damos força nas horas que o coração aperta e incluímos um ao outro na hora de explorar o país.

Com eles conheci os arredores de Córdoba, como:

  • Alta Gracia, uma cidade que foi moradia de pessoas importantes como Che Guevara e sua família;
  • Altas Cumbres, onde pudemos observar condores sobrevoando em meio as estradas curvilíneas da pré-cordilheira;

Foi com eles também que me meti em uma viagem estudantil de ônibus com 120 pessoas até Mendonza, tendo a oportunidade de conhecer ainda mais estudantes de vários lugares do mundo, fazer a rota do vinho de bicicleta e conhecer o Parque do Aconcágua, um dos mais lindos entre as reservas naturais da América do Sul

Ficou com vontade de se hospedar numa casa de família durante seu intercâmbio na Argentina? Dê uma olhada nas vagas de voluntariado em homestays na Argentina pela Worldpackers. Assim, você troca algumas horas de trabalho por acomodação gratuita e outros benefícios, como refeições e passeios.

4. Voluntariado em hostel pela Worldpackers

Nas minhas últimas duas semanas de estudo e trabalho, eu me mudei de residência e vivi no Aldea Hostel, fazendo um voluntariado pela Worldpackers. Em vez de pagar por acomodação, trabalhei algumas horas por dia como voluntária, e foi um novo desafio de língua e de humildade. 


intercambio argentina

Tirando toda a parte interessante de fazer novos amigos, conhecer todos os dias uma história de vida diferente e tomar vinho Toro com refri no terraço, o que eu trouxe da bagagem como voluntária em um Hostel foi perceber que, quando se fala em servir aos outros, todos somos iguais. 

Independente de raça, currículo, país de origem ou a história que te trouxe até ali, todos podem realizar atividades com o único objetivo de servir com excelência as pessoas que estão se hospedando ali. 

Sempre lembrando de como você gostaria de se sentir caso fosse você o hóspede: seja ao manter o banheiro em condições de uso, oferecer entretenimento, buscar uma cerveja gelada ou entregar a roupa limpa da lavanderia.

O Lucas do Aldea hostel oferece vagas de trabalho voluntário para diferentes áreas no mesmo local. Tem oportunidades para fotógrafos, videomakers e escritores de plantão, como para pintura e decoração ou recepção e tarefas diárias como arrumar as camas e deixar tudo em ordem. Todos os voluntários compartilham os mesmos espaços e se ajudam para aprender.

Recomendo muito voluntariar durante seu intercâmbio na Argentina, seja numa instituição social ou em outro tipo de anfitrião. A experiência ajuda muito a melhorar o idioma, fazer amigos e desenvolver novas habilidades. Veja aqui as dezenas de vagas de voluntariado na Argentina.

Ah, vale ressaltar que você não precisa ter experiência prévia para fazer intercâmbio na Argentina trocando trabalho por hospedagem. Essa é uma proposta para um acordo de ajuda mútua entre anfitrião e viajantes. Os anfitriões precisam de ajuda em muitas tarefas diferentes, como por exemplo:

5. Viajando sozinha pela primeira vez 

Quer conciliar seu intercâmbio na Argentina com um mochilão pelo país? Eu fiz isso e foi incrível!

Deixei uma semana livre para viajar pela Argentina no período entre o fim do curso de espanhol e o retorno ao Brasil. Não fazia ideia de para onde iria e nem como usaria esse tempo até uma semana antes de embarcar. O que pode parecer um erro foi um dos grandes acertos da viagem

Por ter deixado para decidir o destino estando lá, pude definir com muito mais propriedade, dentre as opções de viagens, o que mais fazia sentido depois do meu período em Córdoba. 

Foi assim que eu resolvi concluir meu intercâmbio na Argentina viajando sozinha pela primeira vez, para o Norte do país. Escolhi cidades que eu não fazia ideia que existiam até ouvir falar delas pela boca dos próprios argentinos. 


viajando sozinha pela Argentina

Em geral, os brasileiros exploram muito o Sul da Argentina, mas não fazemos ideia das belezas e da cultura que o Norte do país esconde

Fiz um relato da minha chegada em Jujuy no meu blog que trata sobre os encontros delicados entre arte e business e expliquei como viajei sozinha e descobri que falar com estranhos pode salvar nossa criatividade.

Para saber mais sobre esses e outros lugares incríveis no país hermano, veja nossos artigos com TOP 20 experiências boas e baratas na Argentina e TOP 10 cidades da Argentina para conhecer de norte a sul do país.

Dúvidas comuns sobre intercâmbio na Argentina

Como encontrar programas de intercâmbio na Argentina?

Existem várias formas de fazer intercâmbio na Argentina. Uma das mais comuns é procurar agências especializadas em intercâmbio, que oferecem pacotes completos com escola e acomodação. Mas se você quiser mais flexibilidade ou um intercâmbio mais barato, é possível procurar as escolas diretamente pela internet.

A acomodação também pode ser arranjada por conta própria, seja por indicação da escola, em sites de aluguel de apartamentos por temporada ou voluntariando pela Worldpackers, já que você recebe hospedagem gratuita em troca do voluntariado. 

É preciso já saber espanhol para fazer intercâmbio na Argentina?

Não! Se você souber ao menos o básico da língua antes de viajar, vai conseguir aproveitar melhor seu intercâmbio, mas a maioria das escolas de idiomas oferece turmas para iniciantes. 

Se você for voluntariar, ter algum domínio da língua vai ampliar suas oportunidades, mas muitos anfitriões aceitam brasileiros que ainda não falem espanhol. Ao fazer uma imersão na cultura local, você vai aprender o idioma de forma intensiva.

Leia também: 


como fazer intercâmbio na argentina

Quanto custa fazer intercâmbio na Argentina?

O custo de fazer um intercâmbio para estudar espanhol na Argentina pode variar dependendo de vários fatores, como o período de estadia, cidade escolhida, estilo de vida e programas específicos. No entanto, em comparação com outros destinos populares para intercâmbio, como Estados Unidos e países europeus, o custo na Argentina é bem mais acessível.

Para ter uma ideia mais precisa de quanto vai custar sua viagem, você pode pedir orçamentos para agências de intercâmbio, buscar escolas de idiomas pela internet e conferir sites que informam uma estimativa do custo de vida em várias cidades do mundo, como o Expatistan. 

Se você quer fazer um intercâmbio barato e mais imersivo, uma opção é usar a Worldpackers, como já mencionei. A plataforma conecta viajantes com anfitriões ao redor do mundo, permitindo a troca de trabalho voluntário por hospedagem. Assim, você pode conviver com anfitriões locais, mergulhar na cultura argentina, praticar o idioma e, ao mesmo tempo, eliminar os custos com acomodação. 

Além disso, a plataforma oferece oportunidades de voluntariado em projetos ambientais e sociais, permitindo que você contribua com a comunidade local durante seu intercâmbio.

Outra dica de economia é se hospedar num lugar com cozinha compartilhada, onde você possa fazer a maioria das suas refeições. Mas é claro que vale a pena reservar uma parte do orçamento para provar as delícias da culinária argentina!


gastronomia típica

Partiu fazer intercâmbio na Argentina?

Voltei para o Brasil com cada vez mais certeza que se permitir mudar e se colocar à disposição de novas situações e contextos é a forma mais rápida e eficaz de transformação pessoal

Não precisamos de muito tempo e nem ir para muito longe. Acreditar nas vontades e nas nossas intuições já é um bom começo para realizar seja lá qual for a ideia louca que nós temos. Se organizar direitinho, é possível ir muito longe e dar check nas nossas prioridades do coração com pouco tempo e investimento. 

Curtiu esse relato de um intercâmbio na Argentina fora do convencional? Conta para a gente nos comentários!

Veja também: Aprendendo inglês e espanhol no meu intercâmbio em Miami com a Worldpackers




Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author












More about this topic