Want a ticket worth up to $500 for free?
Submit your answer by April 30th for a chance to win.

Fuja desses 8 erros na hora de ser um/a worldpacker

Não cometa esses 8 erros na hora de ser um Worldpacker e prepare-se para viver uma experiência incrível! Worldpacker de primeira viagem? Veja aqui algumas dicas e algumas verdades para aproveitar essa experiência da melhor forma.

Camila

Mar 21, 2022

5min

erros-na-hora-de-ser-um-worldpacker

Durante o processo de aplicação...

Para ser um Worldpacker em algum lugar, você tem que passar pelo processo de aplicação que nada mais é do que escolher um lugar e mandar uma mensagem para o anfitrião. Parece simples, mas tem muita gente que peca exatamente nesse primeiro contato e acaba desperdiçando oportunidades incríveis.

O que NÃO fazer:

1) Deixar seu perfil incompleto

Na aplicação, o anfitrião tem acesso tanto a sua mensagem, quanto ao seu perfil completo. Ou seja, quanto mais informações você colocar nele, mais o anfitrião vai ter claro se você é a pessoa certa para ajudá-lo.

2) Escrever uma aplicação muito curta ou simples

Coloque-se no lugar do anfitrião por um minuto e leia essas duas aplicações:

Aplicação do Joãozinho

“Quero viajar para aprender novas coisas e fazer novos amigos”.

Aplicação da Mariazinha

“Olá Anfitrião! Meu nome é Mariazinha, sou do interior do Brasil e estou cheia de vontade de explorar outros lugares, outras culturas e fazer novos amigos. Gostei bastante do seu lugar, acho que tem tudo a ver comigo e acredito que posso te ajudar na recepção, governança e jardinagem. Sou uma pessoa sociável e que se adapta bem a diferentes cenários. Gosto muito de cozinhar também, então se precisar, estarei à disposição!  Espero que me aceite como worldpacker e caso tenha alguma pergunta, é só falar! Abraços!”

Você só tem uma vaga. Quem você escolheria?

Pode ter certeza que os anfitriões prefeririam a Mariazinha, pois em poucas palavras conseguem conhecê-la melhor do que o Joãozinho. Então, tome o tempo de escrever uma aplicação legal e que deixe transparecer quem você é, seus gostos e como você pode ajudar seu anfitrião.

3) Copiar a mesma aplicação para todos os anfitriões

Esse é um erro clássico e que pega bem mal. Imagine que você é um anfitrião em Porto, Portugal e recebe uma aplicação assim:

“Olá! Gostei muito do seu hostel. Meu sonho é passar um tempo em Lisboa e quero ajudar co….”

Já era. O anfitrião sabe que esse viajante está aplicando para 1000 lugares e que não tomou nem o tempo de ler a descrição do lugar dele e o que ele precisa. É pedir para ser ignorado!

Todos os lugares são diferentes, então os anfitriões gostam quando veem uma aplicação de alguém que realmente tomou o tempo de ler a descrição e escreveu uma mensagem mais personalizada.

trabalhar-em-hostel

4) Se aplicar para poucos lugares

Anfitriões nem sempre precisam de voluntários. Pode ser por causa da baixa temporada (sem necessidade de ajuda), da alta temporada (sem cama para os voluntários dormirem), por uma reforma, por fechamento temporário, enfim… são muitos motivos para um anfitrião recusar ou não responder um voluntário, então idealmente um viajante deve aplicar para pelo menos oito lugares.

O perfil dos anfitriões na Worldpackers tem a informação da “Taxa de resposta”, ou seja, se essa taxa estiver muito baixa, as chances de ser respondido são mínimas. Não aposte todas as suas fichas nesses anfitriões, pois eles não precisam tanto de voluntários!

5) Querer confirmar a viagem com muita antecedência

Na Worldpackers viajantes conseguem confirmar a viagem com seis meses de antecedência no máximo. Isso porque a maioria dos anfitriões não consegue se planejar com tanta antecedência. É recomendado aplicar entre 2 e 8 semanas antes do início da experiência.

6) Não se atentar às atividades a serem realizadas

Algo comum que acaba estragando algumas experiências é quando o viajante não se atentou ou nem perguntou quais as atividades que seriam realizadas na troca. Em alguns lugares as atividades podem requerer força física, conhecimentos específicos ou mais comumente, limpar áreas comuns, como banheiros, cozinhas e quartos.

É importante lembrar que é tudo uma troca: você ajuda em algo, e recebe os benefícios descritos no perfil, mas é essencial estar aberto ao que foi proposto.

Não suporta a ideia de ter que limpar um banheiro? Não confirme viagem em algum lugar que pede isso. Vai ser uma experiência ruim tanto para você, quanto para o anfitrião, que não vai conseguir a ajuda que precisa.

7) Não cumprir com as datas acordadas

“- Anfitrião, era para eu chegar dia 5, mas agora só chego dia 8, ok?”.

Não. Na grande maioria dos casos isso não está ok. Para o viajante três dias pode parecer pouco, mas se ponha no lugar do anfitrião mais uma vez.

Ele tomou o tempo dele para conversar com você, confirmar a viagem, te passar informações importantes e reservou uma cama para você do dia tal ao dia tal. Ou seja, existem dois problemas principais:

 - O anfitrião estava esperando ter a ajuda do viajante dia 5. Agora que ele só chega dia 8, o anfitrião ficará 3 dias trabalhando mais porque o viajante não cumpriu as datas acordadas.

 - Em hostels, a cama que o anfitrião reserva para o voluntário fica bloqueada no sistema, ou seja, não é vendida. O anfitrião deixou de vender 3 noites porque o viajante não cumpriu as datas acordadas.

Dessa forma, só altere as datas de uma viagem confirmada quando for realmente necessário. Se não tiver jeito, fale com seu anfitrião com o máximo de antecedência possível.

8) Ir embora quando aparece alguma dificuldade

Tem alguma coisa que não rolou como esperado? Algum acordo que não está sendo cumprido por parte do anfitrião? Rolou um mal entendido com alguém da equipe?

A primeira coisa a ser feita é conversar com o anfitrião. Comunicação é a base de uma boa experiência e pode evitar muitas situações desagradáveis.

O anfitrião não tem como saber o que passa na cabeça do viajante e vice-versa, ou seja, uma conversa franca é imprescindível para solucionar o que quer que seja.

Importante: o voluntário pode ajudar a melhorar a sua experiência e a dos próximos worldpackers quando faz críticas construtivas. Muitos anfitriões são iniciantes e precisam de ajuda para organizar o programa de voluntariado. Seja você essa ajuda!

Caso isso não funcione, o time de suporte da Worldpackers está sempre disposto a ajudar.  

Boa sorte na sua jornada como Worldpacker!



Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author









More about this topic