Tudo sobre a 3º ação de limpeza de praias da Worldpackers, em Ubatuba

Venha se encantar com as experiências do 3° Beach cleanup, que aconteceu em Ubatuba-Sp e descubra como estar junto nas próximas!

54c04beb40dc6fb5a1291bf2a8b97d1e

Arthur

Sep 08, 2021

4min

beach cleanup ubatuba

“Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, sempre foi assim que o mundo mudou.” É com essas sábias palavras de Margaret Mead que quero descrever o maravilhoso sentimento de ter participado da 3° Beach Cleanup da Worldpackers em Ubatuba/SP.

Tudo começou quando conheci alguns voluntários que participaram das ações anteriores da Beach Cleanup, vi nos olhos deles como aquele voluntariado de poucos dias, foi tão importante e significativo. 

Não perdi a oportunidade, não é? E me candidatei para participar dessa ação social de limpeza de praia em Ubatuba, litoral norte de São Paulo entre os dias de 11 e 13 de Agosto de 2021.

O trajeto para chegar em Ubatuba, já é apaixonante em si, isso porque é um município que fica entre a serra e o mar, rodeado pela floresta tropical do Parque Nacional da Serra do Mar. É uma mistura de verde e azul, cores que proporcionam calmaria, suavidade e bem estar.

Enfim cheguei em Ubatuba! Nós voluntários, ficamos hospedados no Green Haven Hostel, que foi parceiro e colaborador da ação! Foi uma experiência incrível! Me senti em casa e super acolhido pela galera do Green. 

A ação contou com uma galera grande, mais de 20 voluntários, onde boa parte estava no seu primeiro voluntariado ou na sua primeira ação de praias. Porém, isso não foi empecilho para unir e engajar todos em prol de um bem maior: Praias limpas!

Confira também o resultado da primeira e segunda ação de limpeza de praias da Worldpackers: 

Limpeza de praias em Ubatuba com a Worldpackers



Ações individuais são importantes para o nosso futuro, é de grande admiração. É notório ver que vários pouquinhos muda a mente e dá exemplo para o nosso próximo, afinal essa já é a terceira de muitas e muitas ações que ainda irão acontecer.

O Beach Cleanup é uma mostra que só basta olhar para o lado, que você vai encontrar alguém que tenha a mesma vontade que você, só precisa de um estímulo. E foi isso que aconteceu, pessoas que nem se conheciam, se encontraram e somaram forças para fazer o bem.

O tempo não ajudou, porém, mesmo nublado e a maioria dos dias chovendo, o engajamento de todos foi fantástico. Desde o primeiro dia estávamos como família, todos em prol de uma mesma causa.

A ação, de fato, é um ato simbólico. Onde nos ensina, de uma maneira didática que tudo que fazemos, volta para a gente e que o micro faz um efeito macro. Sem falar que o que fizemos vai impactar, com certeza, as próximas gerações.

Ah, não podemos subestimar o impacto que essa ação deixa para a comunidade local. Deixando exemplo para quem está em volta, motivando as pessoas para que continuem esse trabalho.

Um exemplo disso, foi um senhor que se aproximou de uma das voluntárias enquanto a mesma estava na ação, e falou: “Nossa, que atitude bonita! Estão mandando bem, parabéns!”

Atitudes assim, contagia as pessoas a fazerem o mesmo, sem contar que anima o nosso dia, já que muitos se deslocaram de outros estados para poderem participar dessa ação social de limpeza de praia.

Confira o resultado do 3º Beach Cleanup da Worldpackers



Sem dúvida, o exemplo fala mais alto do que palavras, não é? A conscientização, por observar pessoas que se sensibilizaram em limpar as praias, é algo imensurável. 

Mas os dados, também mostram o resultado de nossos esforços. Durante a ação, o que mais recolhemos foram as bitucas de cigarros, e isso é algo preocupante porque não são biodegradáveis, além de conter substâncias químicas nocivas.

E é algo que merece atenção, porque de acordo com relatório feito pela NBC News, uma rede de televisão americana, a bituca de cigarro polui mais o oceano do que as sacolas e canudos de plástico.

Ah, e o problema não é só a bituca! Durante a ação, foram recolhidos os seguintes resíduos:

• Bitucas: 1.309

• Entulhos: 4,960 kg

• Vidro: 2,675 kg

• Latas de alumínio: 9

• Plásticos: 3,5 kg

Esses resíduos tiveram a seguinte destinação:

• 80% serviço de limpeza urbana;

• 20% cooperativas de reciclagem.



Uma coisa é certa, uma vez que você participa da Beach Cleanup, essa ação vai virar um hábito, um costume, e você vai querer estar nas próximas. Eu mesmo já estou ansioso para estar presente nas próximas.

Sem falar que é muito contagiante. Conversando com voluntários e funcionários do Green Haven Hostel, eles relataram que foi muito animador receber a galera da Worldpackers, pessoas que chegaram cheias de vontade, engajadas e que deram uma dose de ânimo para toda a equipe!

Experiências vem acompanhada de aprendizados, e o que aprendi nessa ação?

• Separe seu lixo e reveja o seu consumo

• Sempre leve uma sacolinha com você para recolher seu lixo

• Não tenha vergonha ou hesite de apanhar um lixo que esteja no chão

• Afinal, o exemplo sempre faz a diferença. Nunca subestime!

E no final de tudo, uma ação de poucas horas ficam gravadas por toda a vida! É sobre isso, quando falo que o micro faz um efeito macro. Uma pequena ação, com pessoas que nem se conheciam, transforma vidas e junta grandes amigos que de uma outra maneira, nunca se conheceriam.



Ficou encantado(a), não é? Venha viver essa incrível experiência e surpreenda-se! Continue viajando em nossa plataforma e conheça os diferentes tipos de voluntariados que existe nesse mundão, viva experiências de voluntariado na natureza também: 




Leave your comment here

Write here your questions and greetings to the author







More about this topic