Traveling with Worldpackers

Sign up or log in now to access this content from the Academy and learn everything you need to know to travel more while spending less.

Segurança e confiança para voluntariar

A Worldpackers é segura? Como os anfitriões são escolhidos? E se algo der errado? Vamos compartilhar tudo que você precisa saber para viajar com a cabeça tranquila!

11min


Estamos juntos e juntas de novo para a nossa segunda aula do certificado Como ser um worldpacker extraordinário!

Nessa aula, vamos falar sobre a segurança da da plataforma, dos anfitriões, das experiências de voluntariado e, claro, da sua quando for viajar.

 A Worldpackers é segura?

Mesmo você estando aqui prestes a viajar como voluntário, tenho certeza que essa pergunta já passou pela sua cabeça.

Então fica comigo que vou te mostrar porque somos a opção mais segura e confiável para quem pretende viajar fazendo voluntariado e ter uma experiência colaborativa, tranquila e transformadora.

Essa aula está dividida em 3 tópicos:

  • Os anfitriões da Worldpackers
  • As avaliações da comunidade
  • E como garantimos sua segurança na viagem

Tópico 1: os anfitriões da Worldpackers

Todo anfitrião da Worldpackers é checado antes de ser aprovado para fazer parte da comunidade, seja um hostel, uma pousada, uma ONG, uma casa de família ou um projeto ecológico.

A aprovação desses anfitriões é feita 100% pela equipe da Worldpackers. Nos dedicamos a olhar anfitrião por anfitrião pra aprovar só aqueles que tão comprometidos com as propostas da comunidade, aquelas que você já sabe de cor depois de ter assistido a primeira aula.

Quais são os critérios de aprovação de novos anfitriões?

São basicamente esses três:

  1. Primeiro, checamos as referências online, como notas em sites de reserva, tipo Booking e Airbnb, sendo que a nota geral e todos os critérios precisam estar acima de 7.
  2. Segundo, se esses anfitriões estão alinhados com os valores de colaboração e aprendizado mútuo da comunidade. Pra saber isso, a gente troca uma ideia com o anfitrião e pergunta coisas como "Por que você se interessa em receber voluntários?" ou "O que é uma relação colaborativa para você?".
  3. Terceiro, analisamos pelas fotos que o anfitrião nos envia se o local tem uma estrutura maneira para receber voluntários e se o perfil dele na Worldpackers tá atualizado com todas as informações importantes.

Viu só nosso grau de exigência pra garantir que sua experiência seja incrível? 

Uma vez que o anfitrião é aprovado, ele passa por um processo de educação. Assim, a gente consegue ajudá-lo a oferecer uma experiência de voluntariado incrível, especialmente para os anfitriões que nunca receberam voluntários antes e precisam de ajuda para criar uma experiência massa.

Além disso, também ajudamos nossos parceiros anfitriões a criar suas vagas na Worldpackers de acordo com a ajuda que tão buscando.

É nessa hora que a gente fala mais sobre o limite permitido de horas que um voluntário pode contribuir em um projeto, que é de 32 horas semanais.

As horas pedidas variam muito de acordo com as tarefas da vaga e o tipo de anfitrião. Uma experiência mais imersiva em um projeto ecológico pode pedir, por exemplo, as 32 horas. Ou um hostel pode pedir 30 horas, mas em turnos em que você não vai estar ocupado todo o tempo, como um turno pra socializar com os hóspedes, por exemplo. Existem as mais diversas experiências na plataforma e o viajante fica à vontade pra escolher aquilo que mais tem a ver com o que ele busca. É importante dizer que a maioria das experiências pedem em torno de 25 horas por semana.

E toda vaga de voluntariado cadastrada na Worldpackers precisa ter pelo menos um dia inteiro de folga.

E se o anfitrião não cumprir as horas combinadas?

Fica tranquilo que vamos ter uma aula ao final deste certificado só sobre como lidar e resolver essas situações fora do esperado.

Vai ser nessa aula também que vamos falar mais sobre como nossa equipe de Suporte pode te ajudar e como funciona o Seguro Worldpackers, um benefício para todos os membros que têm o plano Trips ou Pack ativo.

Mas já pra te dar aquele spoiler, saiba que nossa equipe de Suporte está disponível todos os dias da semana para ajudar, atendendo em Português, Espanhol e Inglês.

Tópico 2: as avaliações e feedbacks da comunidade

Toda vez que você e seu anfitrião confirmam uma viagem por dentro da plataforma, ao final dessa experiência, vocês poderão trocar avaliações e feedbacks sobre a troca.

Aliás, esse tópico é tão importante que nós fizemos uma aula só pra isso! Então só vou passar por alguns pontos agora pra vc já ter uma ideia.

As avaliações trocadas entre viajantes e anfitriões são a funcionalidade mais poderosa da Worldpackers para garantir a segurança de toda a nossa comunidade e a qualidade das experiências. Afinal, essa é a melhor maneira de deixar claro para outros viajantes como é a experiência com aquele anfitrião e se bate com o que a pessoa está buscando.

Não só isso, as avaliações são uma ferramenta de desenvolvimento para que viajantes e anfitriões possam entender através de elogios, sugestões e críticas construtivas sobre como podem se desenvolver em vários aspectos.

Nossa equipe analisa toda avaliação com muita atenção e conversa com o anfitrião para ajudá-lo a melhorar a qualidade da experiência caso ele receba uma avaliação abaixo de três estrelas. E também para entender o lado dele na história, é claro!

O que acontece se um anfitrião recebe uma avaliação ruim?

Caso o anfitrião receba avaliações baixas recorrentemente ou não tenha espírito colaborativo, nossa equipe entra em ação com nossas políticas de desativação. Nosso propósito sempre será desenvolver esses anfitriões (não, simplesmente puni-los).

Por isso, é muito importante que você faça seus comentários sobre a experiência com muita transparência, já que essa é a forma como nossa equipe consegue saber o que acontece fora da plataforma e também fazer com que as experiências disponíveis na Worldpackers sejam seguras e, claro, inesquecíveis! Podemos contar contigo?

Mais do que isso, é através da sua vivência que um outro viajante vai conseguir saber se aquela experiência é de fato pra ele.

Deu pra ter uma ideia do tamanho da responsa e do impacto que você tem na comunidade? É através das suas experiências que outras pessoas vão poder ter mais tranquilidade na hora de viajar e voluntariar.

Ah! Importante falar também que não existe a possibilidade de retaliações nessas avaliações, beleza?

Isso porque o processo de avaliação das experiências na plataforma é às cegas. No período de 15 dias depois do fim da experiência, o anfitrião e o voluntário podem deixar avaliações sem ver o que o outro escreveu. Depois de 15 dias, as avaliações são reveladas para as duas partes. Isso garante que o voluntário e o anfitrião possam deixar avaliações sinceras e que realmente reflitam a experiência que tiveram.

Caso só o viajante ou só o anfitrião deixe uma avaliação, esse conteúdo será publicado após esses 15 dias, e o outro não terá o direito de deixar seus comentários de volta - exatamente pra evitar essas retaliações e te deixar tranquilo pra ser honesto nos seus comentários.

Tópico 3: a sua segurança viajando como worldpacker

Esses são benefícios exclusivos de quem é membro da Worldpackers, ou seja, de quem assinou o plano Trips ou Pack:

  • Garantir que o que foi acordado por dentro da plataforma será cumprido
  • Ter o apoio da nossa equipe de Suporte antes, durante e depois da sua viagem
  • Ter acesso ao Seguro Worldpackers
  • Poder deixar e receber avaliações dos seus anfitriões

Também é muito importante ter a viagem confirmada com as datas certinhas pela plataforma da Worldpackers. Sem isso, nossa equipe não vai conseguir te dar o mesmo nível de suporte caso você precise, e você também não vai conseguir trocar avaliações com os anfitriões.

Pra resumir de forma bonita e clara: como membro da Worldpackers, você consegue aplicar para quantos anfitriões quiser e pode confirmar sua viagem pela plataforma. Uma vez confirmada a viagem, você garante que nossa equipe vai te ajudar da melhor maneira possível antes, durante e depois das experiências e o melhor! Você poderá trocar feedbacks com seu anfitrião, destacando ainda mais seu perfil e nos ajudando a manter toda comunidade segura.

Ainda tá em dúvida sobre a experiência? Lembre-se que você pode sempre enviar uma mensagem para outras pessoas que já passaram por lá ou então para nossa equipe de Suporte. Lembre-se também de tirar todas as suas dúvidas com o próprio anfitrião antes de confirmar sua viagem. Inclusive, se prepara que vamos falar mais sobre isso na próxima aula!

Viu só como a Worldpackers se preocupa com a sua experiência viajando?

Nossa missão é que você consiga ter uma experiência incrível com seu anfitrião e que não tenha que se preocupar com nada além de aprender, curtir e colaborar!

Sim, a Worldpackers é segura e super confiável! A nossa plataforma inclusive ganhou um prêmio como a empresa mais inovadora em um concurso feito pelo Ministério do Turismo. Demais, né?

Ainda ficou com alguma dúvida sobre a segurança da Worldpackers e dos nossos anfitriões? Então conta pra mim aqui nos comentários.

Nos vemos na próxima aula!