Traveling with Worldpackers

Sign up or log in now to access this content from the Academy and learn everything you need to know to travel more while spending less.

Como encontrar o anfitrião ideal e confirmar sua viagem

Vamos te mostrar como encontrar um anfitrião perfeito para você na plataforma da Worldpackers, como enviar uma aplicação memorável e como confirmar sua viagem com segurança.

14min


Eu tenho certeza que você já fuçou muito pela busca da nossa plataforma, né? Mas será que você já parou pra ver todos os filtros que podem te ajudar a encontrar o anfitrião ideal?

Usando os filtros da busca da Worldpackers

Você pode buscar pelo destino, tipo de anfitrião, pela habilidade que gostaria de colaborar, pelos benefícios que ele oferece na troca e até pelo estilo e vibe do lugar.

Você pode filtrar também pelo tempo de permanência no voluntariado, pelas datas que você pretende viajar e até quais anfitriões precisam de ajuda imediata.

Melhor ainda, dá pra filtrar pelos anfitriões onde você tem mais chance de ser aceito e também os top anfitriões, que são aqueles com as melhores avaliações da comunidade.

Leve em conta também que anfitriões muito buscados ou em lugares mais turísticos tendem a ser mais concorridos, o que pode diminuir as chances de aceitação.

Tente ter uma cabeça aberta e não se prender muito só às vagas que oferecem refeições, por exemplo. Tenha flexibilidade pra testar vagas diferentes.

Às vezes, uma vaga que não oferece refeição e pede mais horas de ajuda pode ser mais gratificante do que uma que peça 18 horas e ofereça mais refeições. Já falamos isso, mas sempre é bom falar de novo: vá pela experiência, não só por ser um destino legal ou então pensando na economia.

Antes de se aplicar, também recomendamos sempre checar a taxa e o tempo de resposta de cada anfitrião, até para alinhar suas expectativas em relação a isso, fechou?

Bom, agora que você já sabe como encontrar o voluntariado perfeito pra você, vamos falar sobre como fazer uma aplicação que vai chamar a atenção do anfitrião?

Como escrever uma mensagem de aplicação impecável

Pra começar, pense no quanto de confiança o anfitrião tem que ter para abrir sua casa e seu projeto para te receber. Essa confiança começa a se formar já na sua aplicação. Por isso, demonstre que realmente leu o perfil dele e que entendeu tudo o que está sendo pedido.

Lembre-se que o anfitrião não é só um projeto ou lugar pra ficar, mas é uma pessoa que está do outro lado da tela buscando algum tipo de ajuda.

Cada projeto é diferente do outro e sua contribuição em cada um deles também será. Por isso, jamais copie e cole a mesma aplicação para todos os anfitriões, pois você corre um grande risco de mandar alguma informação errada e isso pega bem mal! Os anfitriões conseguem identificar quando uma aplicação é feita de maneira impessoal - e isso vai te prejudicar durante seu processo de aplicação.

Então, tire um tempo para ler com calma as informações da vaga e a descrição do anfitrião para escrever uma mensagem de aplicação autêntica que deixe transparecer quem você é, seu propósito, seus interesses e como você pode ajudar o projeto.

Escreva também os motivos que te levaram a escolher aquele anfitrião. Você pode apontar o que mais te chamou atenção na experiência ou então como se conectou com o propósito do lugar, por exemplo. Essa motivação será diferente para cada um, mas você sempre pode comentar sobre as fotos, sobre a vibe do lugar e as pessoas que vivem ali.

Os anfitriões curtem muito quando veem uma aplicação de alguém que realmente tomou o tempo de ler a descrição e escreveu uma mensagem personalizada.

Caso você queira compartilhar ainda mais sobre você, é possível também enviar fotos, vídeos e até arquivos (como seu portfólio, por exemplo) depois que você envia a primeira mensagem de aplicação. Mais uma oportunidade pra pessoa personalizar ainda mais sua aplicação. Ah! E procure saber o nome do anfitrião e envie a mensagem direcionada para o nome dele.

Dica importante: escreva a aplicação sempre no idioma solicitado pelo anfitrião para a vaga que está aplicando. Se você não souber se comunicar naquele idioma, para anfitriões estrangeiros, faça sempre em inglês.

Escolhendo as datas de viagem

Também é na aplicação que você define as datas que pretende ajudar o anfitrião de acordo com a disponibilidade dele.

O tempo mínimo e máximo de permanência do voluntário varia de vaga para vaga, mas nossa recomendação geral é que voluntários fiquem no máximo 3 meses em cada lugar. 

A gente sabe que quando a experiência é boa, dá vontade de nunca mais ir embora! Mas ter outras experiências vai fazer com que você se conecte com mais pessoas, aprenda atividades diferentes e continue experimentando estilos de vida e lugares variados. Você sempre pode voltar pra aquele anfitrião de novo, afinal, as conexões formadas no voluntariado são pra vida!

É recomendado também aplicar entre 2 e 8 semanas antes do início da experiência. Na Worldpackers, viajantes conseguem confirmar a viagem com seis meses de antecedência no máximo. Isso porque a maioria dos anfitriões não costuma se planejar com tanta antecedência.

E tudo bem querer encontrar um anfitrião de última hora, tem até filtro pra isso! Mas saiba que você encontrará menos opções, por isso, se organizar com antecedência te dá muito mais possibilidades.

Alguns anfitriões também adicionam algumas perguntas-filtro para o viajante responder já no momento da aplicação. Normalmente eles querem saber alguma informação específica sobre você que seja muito importante pra eles. Por isso, lembre-se de responder essas perguntas com carinho!

Essas perguntas-filtro são uma das coisas mais importantes da aplicação, já que o anfitrião coloca questões muito específicas de acordo com as necessidades dele. Por isso, caso ele indique nessas perguntas qualquer coisa que não seja compatível com o que você está procurando, te recomendamos parar a aplicação e buscar um outro anfitrião maneiro que tenha realmente tudo a ver contigo!

Bom, recapitulando tudo até aqui: você deixou seu perfil completinho, buscou e encontrou um anfitrião que bate com seus objetivos e aplicou para a vaga com uma mensagem atrativa e personalizada.

Perfeito! Agora é esperar a vez do anfitrião.

Como confirmar sua experiência pela plataforma

Assim como você, ele também tem o tempo dele para avaliar todas as aplicações que recebe e ver quais fazem mais sentido com aquilo que ele está buscando.

Pode ser que ele aproveite para tirar algumas dúvidas diretamente com você. E você também pode fazer o mesmo com ele. Aliás, quanto mais vocês conversarem e esclarecerem todas as dúvidas, maiores as chances da experiência ser sensacional! Comunicação e transparência são os melhores caminhos pra viver uma experiência incrível na Worldpackers, nós garantimos!

Vale inclusive falar com o anfitrião por texto na plataforma, por vídeo, por chamada de telefone, ou até mesmo pessoalmente se você estiver nos arredores. Só não se esqueça de registrar tudinho na plataforma depois pra que, caso algo não saia como o combinado, nossa equipe possa te ajudar, beleza?

Vou até repetir pra ficar 100% claro: depois de enviar sua aplicação pela plataforma, caso você troque ideia com o anfitrião em outros canais, lembre-se sempre de confirmar sua viagem por dentro da plataforma para ter acesso a todos os benefícios da comunidade e garantirmos a segurança da troca.

Além de checar a taxa e tempo de resposta de cada anfitrião como falamos antes, é muito importante que você seja flexível!

Mantenha suas opções abertas! Uma cidade pode ter poucos anfitriões e dependendo da época do ano é possível que eles precisem de menos voluntários.

Por exemplo, a grande maioria dos anfitriões que ficam no norte da Europa fecham durante metade do ano, abrindo somente durante a primavera e o verão. Dessa forma, para aumentar as chances de ser aceito, não fique focado em somente uma cidade.

Além disso, como a maioria dos anfitriões da comunidade são pequenos e médios projetos, muitas vezes a pessoa responsável por responder as mensagens na plataforma tem várias outras atividades que demandam muito tempo e que, por isso, podem demorar um pouco além do esperado.

Lembre também de deixar claro na mensagem de aplicação se você tiver datas flexíveis para entrar e sair do voluntariado, pois isso pode ajudar o anfitrião a te alocar em datas diferentes.

E pra te deixar ainda mais tranquilo, saiba que nossa equipe linda está sempre em contato com os anfitriões para que respondam suas aplicações, mesmo que seja uma resposta negativa. Afinal, é melhor receber um Não do que ficar esperando por uma resposta, certo?

Também construímos um aplicativo exclusivo para os anfitriões para facilitar a vida deles na hora de responder as mensagens.

Se mesmo depois de seguir todas as dicas aqui do vídeo, você ainda não conseguir confirmar sua experiência, nossa equipe de suporte está pronta pra te ajudar! É só entrar em contato pelo support@worldpackers.com. 

Agora vamos supor que o anfitrião te curtiu e queira te chamar pra ajudar no projeto. Nesse caso, ele irá te pré-aprovar pela plataforma já com as datas certinhas do período da troca.

É nesse momento inclusive que vocês podem rever essas datas e, se necessário, ajustá-las para um período que faça sentido para as duas partes.

Antes de confirmar sua estadia com o anfitrião na plataforma, lembre de dar aquela última olhada no perfil dele, nas avaliações, nas fotos do lugar e no endereço pra garantir que você está seguro de tomar essa decisão.

Uma vez que esteja tudo certo, é só confirmar a pré-aprovação e pronto! Sua experiência como worldpacker naquele anfitrião está 100% confirmada! 

Como já falamos em outras aulas, é muito importante ter a viagem confirmada com as datas certinhas pela plataforma da Worldpackers. Sem isso, nossa equipe não vai conseguir te dar o mesmo nível de suporte caso você precise, e você também não vai conseguir trocar avaliações com os anfitriões.

E caso você precise cancelar ou mudar a data do seu voluntariado com o anfitrião por qualquer motivo que seja, é super importante cancelar a viagem com antecedência na própria plataforma. Assim, o anfitrião não fica na mão e consegue encontrar um substituto e você não recebe uma avaliação de no-show ou de cancelamento de última na hora no seu perfil, o que pode prejudicar muito na hora de tentar outros voluntariados.

Caso você cancele sua estadia no anfitrião com mais de 7 dias de antecedência, não receberá a avaliação de no-show no seu perfil.

E claro, se vocês curtirem muito a experiência juntos e quiserem estender a estadia, é só fazer essa alteração na própria plataforma dentro da sua conversa com o anfitrião.

Viagem confirmada significa cabeça tranquila para viver o melhor da experiência colaborativa!

Caso a viagem tenha sido combinada com certa antecedência, é sempre legal voltar a falar com o anfitrião na plataforma na semana que antecede o início da sua experiência, assim você consegue combinar bem o dia e horário que chegará no projeto pra que o anfitrião possa se preparar pra te receber de braços e coração abertos!

Ainda ficou alguma dúvida sobre como escolher seu anfitrião na Worldpackers? Manda pra gente aqui nos comentários que te respondemos a tempo de você buscar sua próxima experiência.

Agora que você já sabe como encontrar o anfitrião ideal e confirmar sua viagem com a Worldpackers, é hora de falarmos das suas responsabilidades como viajante worldpacker.

Bora pra próxima aula?