Traveling with Worldpackers

Sign up or log in now to access this content from the Academy and learn everything you need to know to travel more while spending less.

A ferramenta mais poderosa da Worldpackers: avaliações e feedback

Vamos te contar como funciona o processo de avaliações e feedback da Worldpackers, como deixar uma avaliação e o que você recebe em troca ao fazer isso!

13min


Nessa aula a gente vai falar sobre a ferramenta mais poderosa da Worldpackers: as avaliações!

Ao longo das aulas anteriores eu dei vários spoilers sobre esse tema, né? Isso porque as avaliações são a maneira como a gente consegue medir o sucesso das experiências e garantir a segurança da comunidade.

É através das avaliações que você, como voluntário, pode saber mais sobre como foi a experiência que outros viajantes tiveram com os anfitriões e os anfitriões podem saber a opinião de outros anfitriões sobre as experiências que tiveram com você.

Também é através das avaliações que você consegue agradecer publicamente o acolhimento do anfitrião. Ou, claro, compartilhar teu feedback construtivo em relação a alguma situação que precisa ser melhorada. Afinal, a Worldpackers é sobre o desenvolvimento das pessoas e do mundo - e a nossa ferramenta de feedbacks não poderia ser diferente!

O processo de avaliações da Worldpackers

As avaliações são pra você, para o anfitrião e também para toda a comunidade, já que outros viajantes podem se basear no que foi escrito pra refletir sobre uma escolha tão importante, que é voluntariar naquele lugar ou não.

A gente entende que as experiências são pessoais e com diferentes perspectivas. Por isso pedimos pra que toda a comunidade esteja aberta a dar e receber feedbacks com empatia e honestidade. 

Lembrando sempre que o propósito das avaliações na Worldpackers são pra o desenvolvimento de todos, além de ser a maneira como nossa equipe se mantém informada sobre como tão rolando as experiências de troca!

Antes de tudo, quero compartilhar 6 coisas que você precisa saber sobre as avaliações:

  1. Os feedbacks são às cegas pra garantir que você e o anfitrião possam ser honestos sobre suas perspectivas e só são revelados quando as duas partes fazem seus comentários ou ao final do prazo de 15 dias depois do término da experiência.
  2. Todos têm direito de resposta aos feedbacks deixados. Tanto viajantes, quanto anfitriões podem responder a um comentário deixado e ele também fica público.
  3. As avaliações são divididas em 4 critérios pra serem feitas da maneira mais justa possível, além de ter a opção de serem feitas recomendações pontuais sobre a experiência.
  4. Existem 3 tipos de comentários diferentes: um público, um pessoal pra o anfitrião e outro pessoal pra equipe da Worldpackers. Assim você pode se comunicar da maneira mais completa possível na hora do seu feedback.
  5. Ser um viajante bem avaliado, ou seja, acima de 4 estrelas, te torna elegível pra se inscrever nos programas da WP e ganhar uma grana extra como voluntário.
  6. Os anfitriões bem avaliados, ou seja, com 4,8 estrelas, além de outros requisitos, se tornam TOP Anfitriões e se destacam na comunidade. Tem até um filtro só pra eles!

E não se esqueça: a ferramenta de feedbacks da Worldpackers é para que vocês dois possam se desenvolver juntos. Caso precisem conversar sobre algo pontual, podem usar a área de mensagem na plataforma ou a ferramenta de avaliação pessoal anfitrião-voluntário.

Como funcionam as avaliações?

Depois de vivenciarem a experiência de voluntariado, tanto o viajante quanto o anfitrião podem deixar seus feedbacks através das avaliações.

Você, como voluntário, vai avaliar o anfitrião e a experiência em quatro critérios:

  • Anfitrião & Equipe
  • Horas & Tarefas
  • Propriedade
  • Aprendizado & Diversão

Pra cada um desses critérios você vai dar de uma a 5 estrelas, sendo que um significa que esse ponto precisa muito de melhorias e cinco, que o anfitrião arrasa nesse critério.

Depois você pode recomendar a vibe e propósito da experiência pra que outros viajantes saibam o que ela proporciona, como conexão com a natureza, consciência ambiental, impacto social, imersão cultural, prática de idiomas, conexão com pessoas locais e muito mais!

Em seguida você deixa um comentário sobre o anfitrião e sobre a experiência. Você pode contar:

  • Como se sentiu e como foi recebido
  • Se a troca foi realizada conforme descrito na vaga
  • O que achou das dependências e da localização do projeto
  • E sobre as pessoas da família ou equipe que você conheceu.

Conte pra comunidade o que é importante e interessante saber sobre aquela experiência e aquele anfitrião em específico. Enfim, tenha em mente todas as dúvidas que você teve ao escolher uma oportunidade na plataforma: "o que eu gostaria que me falassem sobre uma experiência WP?"

É importante conhecer as políticas de avaliações antes de deixar teus comentários. Vou deixar o link aqui e assim você fica sabendo o que não deve conter no feedback, como ofensas e acusações, por exemplo.

Feito isso, você pode deixar um comentário pessoal ao anfitrião. Use este espaço pra agradecer caso a experiência tenha sido positiva ou use pra comentar os pontos de melhoria e expor possíveis frustrações ou coisas que você imaginava que seriam diferentes de acordo com aquilo que haviam combinado previamente. Mas lembre- se de ser empático, assim você ajuda o anfitrião a melhorar a qualidade de suas experiências!

Por último, você pode deixar um comentário pra nossa equipe. Este espaço é pra gente garantir uma comunicação segura e honesta, pra que possamos acompanhar as experiências de pertinho e garantirmos o sucesso das relações colaborativas através da nossa plataforma!

Dê detalhes sobre os pontos de melhorias pra que a gente possa ajudar da melhor maneira possível. Mas se lembre que esses pontos devem ser compartilhados de forma transparente não só com a equipe da WP, mas também com outros viajantes através do feedback público.

E tua colaboração também vai ser avaliada! O Anfitrião igualmente vai poder qualificar a experiência que viveu com você através das estrelas de um a cinco, além de também poder recomendar tuas habilidades e deixar comentários públicos e pessoais sobre a experiência que vocês viveram juntos.

E já sabe, pra garantir uma avaliação linda pra você é só seguir as dicas de todas as aulas desse certificado!

Como deixar sua avaliação para um anfitrião?

Assim que tua experiência estiver pra acabar você vai receber um lembrete da nossa equipe pelo teu app da Worldpackers ou através do teu email.

Até que o feedback seja dado, você vai receber lembretes quase diariamente! A gente é insistente quando o assunto é avaliação, meu amor, afinal é a ferramenta mais poderosa da nossa comunidade!

Mas caso esses lembretes não estejam chegando até você, é só entrar na conversa com o anfitrião e lá vai tá a opção pra você deixar seus comentários!

Lembrando que você tem até 15 dias depois do fim da experiência pra dar teu feedback. Depois disso, já não é mais possível deixar seus comentários na página do anfitrião.

Ficou na dúvida? Entre em contato com nossa equipe de suporte por este email aqui: support@worldpackers.com.

Por que deixar uma avaliação?

Bom, até aqui você entendeu como funcionam e como fazer tuas avaliações, certo? Mas você sabe porque elas são tão importantes pra nossa comunidade?

A Worldpackers não é apenas uma plataforma que conecta viajantes e anfitriões. A gente é uma comunidade colaborativa, onde todos são responsáveis pelo sucesso das experiências de troca.

Ao deixar tua avaliação você colabora pra que outros viajantes possam conhecer melhor o anfitrião, o projeto e a experiência de colaboração. Além disso, você ajuda o anfitrião a se desenvolver e ajustar o que for necessário nas futuras experiências.

E o mesmo sobre os viajantes. Quando você recebe avaliações fica mais fácil pra os próximos anfitriões escolherem você numa aplicação. Além disso, use os comentários deixados sobre a experiência que os anfitriões viveram com você como uma ferramenta para que você possa se desenvolver como voluntário.

Nossa equipe usa essas avaliações pra medir o sucesso das experiências, garantindo que o combinado esteja sendo cumprido, que o respeito mútuo esteja sendo praticado e que todos estejam em segurança na troca.

E tudo isso só vai funcionar se todos forem 100% honestos em suas avaliações. Nunca, jamais, sob nenhuma hipótese deixe um feedback maquiado, ou seja, que não reflita a verdadeira experiência que você vivenciou. E jamais deixe de fazer a avaliação em casos de experiências negativas. Caso precise de dicas pra fazer comentários assim, vou deixar o link na descrição do vídeo.

Vou repetir, porque isso é extremamente importante: seja sincero na hora de fazer as avaliações e escreva teus comentários honestamente sobre a experiência, o anfitrião, a equipe, as tarefas, as dependências, os benefícios e tudo mais!

Não precisa ter vergonha de dizer a verdade, porque o anfitrião tá ciente das avaliações, assim como você também tá.

E não precisa temer retaliações. Como eu já te contei antes, as avaliações são feitas às cegas, ou seja, nenhuma das duas partes poderá ver o que o outro escreveu até que escreva também. Caso uma das partes não faça os comentários, ao final de 15 dias depois do fim da experiência o comentário feito será revelado, mas aquele que deixou de fazer não poderá mais escrever suas considerações. Isso justamente pra que todos se sintam confortáveis em ser sinceros em seus feedbacks.

Nossa equipe analisa todas as avaliações com menos de 3 estrelas e lê atentamente os comentários deixados pelos envolvidos. Por isso, seja totalmente sincero, beleza?

Uma dica importante: não leve os comentários pra o lado pessoal. Os feedbacks são perspectivas pessoais das experiências, então cada um vai escrever como a troca foi pra si!

E, além de garantir a segurança da nossa comunidade, as avaliações geram benefícios pra viajantes e anfitriões!

Você já conhece os WP Programs? Através desses programas os membros da comunidade podem fazer uma graninha extra.

Você, como viajante, pode escrever conteúdos pro nosso blog, pode inspirar outros viajantes ou pode trazer novos anfitriões pra nossa comunidade e ser comissionado por isso. Mas pra fazer parte do WP Programs é preciso ser membro - (ou seja, ter uma membresia Worldpackers ativa), ter vivido pelo menos uma ou duas experiências, dependendo do programa, e ter recebido pelo menos duas avaliações positivas acima de 4 estrelas.

E o anfitrião bem avaliado, com média acima de 4,8 estrelas dadas por pelo menos três viajantes, além de ter fechado 10 trips no último ano, recebe o título de TOP Anfitrião e pode igualmente monetizar convidando viajantes a serem membros da Worldpackers. Massa né?

E pra se tornar Guru da WP Programs um dos requisitos é ter esse certificado no teu perfil! Isso pra garantir que você vai ser um worldpacker extraordinário e se inspirar em todas essas aulas pra explicar o que é a Worldpackers, o que significa voluntariar, como funcionam as trocas colaborativas e atrair novos membros pra nossa comunidade. Assim, você ajuda a comunidade a crescer com qualidade e ganha comissão em dólar por isso!

Bom, viajante, nosso certificado tá chegando ao fim. Foi muito bom ter tua companhia durante essas aulas, nas quais a gente aprendeu:

  1. Sobre a experiência de voluntariado Worldpackers
  2. Sobre a segurança e confiança para voluntariar
  3. Como criar um perfil completo e atrativo
  4. Como encontrar o anfitrião ideal
  5. Sobre as responsabilidades do viajante e anfitrião na troca
  6. Como lidar e o que fazer em situações fora do esperado
  7. E agora sobre a importância das avaliações

Agora que você concluiu esse curso lindo vai receber no teu perfil o certificado ‘Como ser um worldpacker extraordinário’. Isso vai mostrar pra os anfitriões o quanto você tá pronto pra vivenciar uma relação de colaboração manjando tudo!

E já sabe: tem dúvida? Manda aí nos comentários!