¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

Taiwan: top 5 praias, cidades, ilhas, comidas e mais

Procura um destino inusitado pela Ásia, mas não sabe onde? Conheça Taiwan, um dos países mais incríveis do mundo!

Torisa

Abr 16, 2020

15min

Cidade de Taiwan

Bem vindo a Taiwan, também conhecida como a Ilha Formosa, localizada entre a China, Coreia do Sul, Japão e Filipinas. 

Considerada um dos quatro Tigres Asiáticos, culturalmente influenciada pelo Japão, EUA, Europa e aborígenes, a ilha é um paraíso para os que buscam aventura, pois possui montanhas para os amantes de trilhas e escaladas, paisagens surreais para os ávidos ciclistas e praias paradisíacas ao redor da ilha e pelas diversas pequenas ilhas que a compõem. 

Pela sua liberdade de imprensa, saúde, educação pública, liberdade econômica e entre outros, Taiwan é classificada como um país desenvolvido.

E a China? Não é a mesma coisa? Não. Sou taiwanesa de berço, brasileira de coração, defendo os dois países da melhor forma que posso e sou adepta à independência do país. 

A experiência sócio política tem sido bastante interessante ao estar de perto observando o país ainda desenvolvendo o sentido de identidade em meio à disputa do poder pela ilha.

Ao longo do artigo, vou te mostrar um pouco dos encantos de Taiwan, te contar um pouco da minha história por Taiwan como worldpacker e a minha mudança para a ilha. 

Vou mostrar os Top 5 nas categorias diferença cultural, comidas, ilhas, praias, trilhas e escaladas, banhos termais e um pouco mais detalhadamente sobre Taipei. 

Espero te convencer a visitar o meu país de berço.

1. Como vim parar em Taiwan

Nasci em Taiwan, me mudei para o Brasil aos 5 anos e nunca mais voltei à ilha. Após ter passado um ano e meio viajando pela Europa, não me sentia pronta para voltar ao Brasil, então decidi explorar as minhas origens em Taiwan após 22 anos. 

O choque cultural? Se eu te disser que me encontrei brasileira me mudando pra cá, você ficaria surpreso? Eu fiquei. 

Os primeiros meses foram horríveis, porque de uma certa forma, criei a ilusão de que Taiwan pudesse ser finalmente o meu lugar e quando me deparei com a diferença cultural, apesar de ter crescido dentro dela no Brasil, foi inesperada. 

Chorei pelos três primeiros meses, fugi para a Europa por mais outros três meses e o meu psicológico só melhorou depois que cansei de enfrentar a minha identidade cultural e me assumi brasileira.

2. Sendo worldpacker em Taipei

Me mudei para Taiwan sem emprego e sem moradia, comecei como worldpacker no Hostel Meander e em duas semanas comecei a dar aulas de inglês e me mudei para o meu novo apartamento após um mês.

Taipei é um destino pouco buscado, muitos chegam aqui de surpresa, apenas de passagem por alguns dias com conexão de voo, ou na maioria das vezes como destino final para voltar para casa. 

E sabe o que acontece todas as vezes? Taiwan conquista os viajantes, os dias se transformam em semanas e muitos deixam a ilha com promessas de voltar e explorar todos os seus encantos.

Meander é de longe um dos hostels mais limpos e organizados em que já fiquei. Se você pretende praticar o inglês e aprender o mandarim, este é o lugar. A equipe é extremamente solícita, trabalhadora e daqueles que viram amigos pra vida. 

Quanto ao trabalho no hostel, pode confiar cegamente na equipe que o prometido pelo anfitrião na aplicação é devidamente cumprido.

Top 5 - Diferença cultural


Taiwan e suas diferenças culturais

Como eu cresci dentro da cultura Taiwanesa no Brasil, esse tópico foi um tanto difícil, mas o mais divertido de descobrir. Separei a baixo os mais simples e comuns que você pode se deparar ao visitar Taiwan.

1. Até que a morte nos separe: eu sei que hoje em dia existem inúmeras condições para que um filho saia de casa, mas independente de quais sejam elas, em uma família tradicional taiwanesa, o filho só sai de casa quando casa. A mentalidade e os motivos já mudaram muito nos dias de hoje, mas culturalmente, o filho homem escolhe a esposa e ela faz parte da nova família, enquanto a mulher casa e integra a família do homem. 

Existe o pensamento de que os filhos são criados esperando em retorno o cuidado com os pais quando ficarem idosos, então ter os filhos presentes em casa é fundamental. Tradicionalmente, as famílias asiáticas são bastante unidas pelo senso de obrigação, tradição e respeito, diferente da concepção de união por amor, adquirindo um aspecto mais austero nas relações familiares.

2. Vida noturna: existem bares, baladas e afins, mas o forte mesmo é o karaokê ou, como são chamados aqui, KTV. Existem inúmeros espalhados pelas ruas em Taiwan e você pode frequenta-los a qualquer hora do dia por horas a fio. Junte os amigos e passe horas rindo, bebendo e cantando músicas em inglês, ou arrisque as em mandarim. Estou morando há quase dois anos em Taiwan e KTVs me trazem memórias de momentos cantando Evidências ao fim da noite pelos bares na Vila Madalena, São Paulo.

3. Terceira idade fitness: adoro essa modinha em que todo mundo busca ser saudável, mas eu nunca vi tantos vovós e vovôs tão ativos. Eu amo fazer trilhas e andar de bicicleta e me arrisco dizer que estou em forma, mas esses velhinhos me fazem passar a maior vergonha do mundo enquanto eu descanso para recuperar o fôlego e eles passam por mim sorrindo e carregando o mundo nas costas. 

O mais surpreendente é o contraste entre a juventude, na sua maioria nada ativa, e a explicação que tive foi simples: aparentemente a boa forma vem como resultado da aposentadoria com o fácil acesso às montanhas pela ilha.

4. Interações físicas: os taiwaneses são extremamente amigáveis, sorridentes e fazem o possível para te ajudar.  Sim, espere pedir orientações e ter alguém conversando com você enquanto caminha com você te levando para onde você quer ir, mas não espere beijos e abraços ao cumprimentar taiwaneses. Apesar do aperto de mão ser mais comum, não deixe essa pequena diferença cultural definir o quão amigável eles são.

5. Paqueras: mais uma vez, vou generalizar. Sim, a cultura oriental é mais reservada e conservadora do que a ocidental, então, no geral, eles buscam relacionamentos sérios. Mesmo que você marque encontros pelos apps de paquera (você sabe muito bem quais), existem sempre aqueles famosos questionamentos, “onde vamos com isso”, “por quê ele gosta de mim?”, entre outros. Isso se aplica tanto para homens, quanto para mulheres.

Top 5 – Comidas


Não deixe de conhecer a excêntrica culinária taiwanesa 

Eu sei que nem todo mundo tem a mesma abertura para sabores e ingredientes tão diferentes, mas venha com a mente aberta e experiente um pouco da culinária Taiwanesa. Você vai se sentir mais integrado e compreender mais o que esta ilha tem a te oferecer. 

A seguir, estão os 5 pratos que você precisa conhecer ao visitar Taiwan.

1. Beef noodle soup (sopa de macarrão de carne): um dos pratos icônicos que você precisa experimentar em cada região de Taiwan. O caldo de carne é servido com macarrão feito artesanalmente e o seu cozimento leva em torno de 4 horas, deixando a carne tão macia que ela praticamente derrete na tua boca e o caldo tem especiarias e sabores profundos e densos, diferente do tradicional Pho vietnamita, mais leve. Cada região o prepara de maneira diferente e é servido acompanhado de legumes e diferentes tipos de pimenta a gosto.

2. Braised pork rice (arroz com carne de porco a vapor): outra especialidade que você não pode deixar de experimentar. A carne de porco é cozida lentamente por horas a fio imerso em um banho de especiarias e molho de soja. A carne derrete na boca e é levemente adocicada, contrastando com o sabor do molho salgado e a gordura do porco servido sobre o arroz. 

Dica: dê preferência a restaurantes pequenos e caseiros.

3. Gua Bao (sanduíche de porco): a carne é preparada da mesma forma que o item acima, mas ao invés do arroz, é servida com o típico pão branco taiwanês, coentro, chucrute e amendoim em pó. É de dar água na boca!

4. Shaved ice (raspadinha): o item ganhou maior popularidade com a gourmetização nos sabores mais diversos, sendo o de manga o mais comum. Eu sou adepta aos sabores tradicionais contendo amendoim, feijão doce vermelho, verde e outras variedades. Essa sobremesa faz parte de uma das melhores memórias que tenho de quando ainda morava em Taiwan me deliciando com o mesmo todos os domingos após uma breve ida ao parque de bicicleta.

5. Bubble tea: impossível andar por Taiwan sem ver inúmeras lojas de Bubble Tea e pessoas segurando copos com esses famosos chás pelas ruas, especialmente durante o verão, extremamente úmido que dura 11 meses ao longo de um ano. Existem diversos sabores, mas o chá preto com leite e as deliciosas bolinhas de gelatina de tapioca é o mais comum. O meu favorito no momento é o de chá verde com Yakult e as bolinhas de tapioca.

Top 5 – Ilhas


Taiwan possui diversas ilhas paradisíacas  

Se você procura um lugar com águas cristalinas, céu azul e um show de estrelas à noite com pequenos vilarejos de pescadores ao redor, então você precisa visitar as ilhas de Taiwan. 

Abaixo estão listadas as 5 mais populares e as suas características específicas.

1. Ilha Verde: localizado ao sudeste de Taiwan, formada pelas erupções vulcânicas submarinas, a Ilha Verde muda de forma ao longo do ano graças à atividade erosiva do vento e da água do mar. Rica em vida marinha, perfeito para os amantes de snorkeling.

2. Ilha das Orquídeas: ao sudeste de Taiwan, a ilha das Orquídeas foi formada por um depósito de lava submarino vulcânico. Circundada por corais ao longo da sua costa e coberta pela floresta tropical nas montanhas, habitada pelos Yami, uma das tribos aborígenes mais antigas de Taiwan, que ainda preservam as suas tradições e casas de pedra subterrâneas construídas para se protegerem dos typhoons. 

Festivais como The Flying Fish e The Boat Lauching só existem aqui. O primeiro é para a pesca dos peixes voadores e o segundo é referente à inauguração dos barcos detalhadamente encravados manualmente e em cada um deles existem normas e rituais específicos para cada período.

3. Ilha Kinmen: palco da guerra civil que separou a China de Taiwan, Kinmen possui extrema importância histórica, comportando arquitetura tipicamente Fujianesa e abrigos subterrâneos construídos para abrigar os seus moradores dos bombardeios aéreos. Boa parte dos fortes e túneis estão abertos ao público para visitação, contribuindo ainda mais para você se sentir teletransportado nessa ilha com mais de 20 sítios históricos.

4. Ilha da Tartaruga: localizado no noroeste de Taiwan, a ilha desenhada por atividades vulcânicas proporciona uma ilusão na forma de uma tartaruga emergindo sob o mar. Assim como as diversas ilhas ao redor de Taiwan, a Ilha Verde é rica em montanhas, banhos termais, cavernas, lagos e vida marina.

5. Ilha Penghu: localizado entre a China e Taiwan, Penghu é um arquipélago composto por 90 pequenas ilhas com paisagens diversificadas ao longo das estações. A paisagem aqui é caracterizada por rochas, corais, praias com o charme dos pescadores que mantém as atividades e tradições até hoje.

Top 5 – Praias


Taiwan também conta com boas opções de praias

Sim! Temos praia em Taiwan. Sei que quando pensamos em praia e ilhas asiáticas a mente vai direto para a Tailândia e Indonésia, mas Taiwan está repleto de paisagens de tirar o fôlego e destinos inesquecíveis. Ao leste temos as praias de areia e ao oeste predominam as praias de pedra. 

Vamos conhecer as 5 principais praias de Taiwan?

1. Kenting: considerada uma das praias mais famosas de Taiwan, Kenting está localizado no ponto mais distante ao extremo sul da ilha. Rica em corais, vida marinha, mar cristalino, a praia é o paraíso para os amantes de surf, mergulhos e outras atividades.

2. Fulong: composta por duas praias paralelas entre si e conectadas através de uma ponte, Fulong é destino popular para a prática de canoagem e windsurfing.

3. Dulan: ao sudeste da ilha, Dulan é o destino perfeito se você busca arte local, música ao vivo e festivais aborígenes da tribo Ami, uma das maiores de Taiwan. A praia é quase deserta e o mar tranquilo, perfeito para o mergulho e surfistas iniciantes.

4. Cisingtan, Hualien: localizada ao nordeste de Taiwan, a praia de pedra é ótima opção para contemplar a natureza ao redor. Apesar de não ser recomendado para mergulhos, caso você resolva dar um rápido pulo, procure estar acompanhado, pois a corrente costumam ser fortes tornando o banho bastante perigoso.

5. Praia Baishawan (Praia Areia Branca): uma das maiores e mais famosas praias ao norte de Taiwan, Baishawan possui 1000m de areia branca e mar azul cristalino. Famosa pela montanha de formação rochosa para trilhas e Hang gliders, essa praia fica a apenas 40 minutos da capital, Taipei.

Top 5 – Trilhas e escaladas


Não deixe de fazer trilha em alguma das grandes montanhas de Taiwan

Com aproximadamente 20% da ilha protegida em forma de Parques e Reservas, oportunidades para fazer trilhas e escaladas não faltam. Taiwan é uma ilha pequena o que significa rápido e fácil acesso a maior parte dos pontos turísticos. Eu sou apaixonada por trilhas e montanhas! 

A seguir estão as 5 mais frequentadas:

1. Parque Nacional Yushan: um dos mais famosos destinos para os amantes de trilhas, o parque abriga a famosa Montanha Jade (Jade Mountain, Yushan Mountain). Recomendo fazer a trilha em dois dias pelo parque, começando bem cedo no segundo dia para admirar o nascer do sol ao pico da montanha no segundo dia.

2. Parque Nacional Shei-Pa: uma das trilhas mais desafiadoras de Taiwan, levando cerca de quatro dias para completar. A trilha Wuling Sixiu é um grupo de quatro montanhas, começando com uma escalada de 1,500m com a maravilhosa vista de Yilan coberta por um mar de nuvens. O restante da trilha te oferecerá oportunidades para admirar um céu estrelado, nascer e pôr do sol de tirar o fôlego e adrenalina ao caminhar por trilhas estreitíssimas a 3,500m acima do nível do mar. Um guia experiente é recomendável.

3. Parque Nacional Taroko: a trilha Zhuilu é uma das diversas trilhas dentro do parque e uma das únicas que requer permissão para entrar. O motivo são os 60 cm de largura no ponto mais estreito sob um abismo de 500 metros, fazendo diversas pessoas abandonarem o desafio. Se você não está adepta a correr o risco, não se preocupe. Existem outras trilhas pelo Parque e todas tem paisagens belíssimas.

4. Trilha Beidawushan: recomendo fazer a trilha em dois dias completando os 10 km. A famosa árvore de cedro vermelho de cerca de mil anos com seus incríveis 25 metros de circunferência é um dos principais pontos da trilha. Ao fim da trilha, você será recompensado com a vista do Pacífico ao topo da montanha.

5. Trilha Eryan Ping, Área Florestal Alishan: a área é parada obrigatória para os turistas amantes de trilha que passam por Taiwan. O motivo? Um dos mais maravilhosos e famosos nascer do sol com os primeiros raios emergindo através do mar de nuvens. Se você tiver sorte, ainda vai poder admirar locais trabalhando nas plantações de chá ao fundo.

Top 5 – Banhos termais


Taiwan também oferece banhos termais, para quem quer relaxar

Caldas Novas era o que eu tinha em mente quando pensava em banhos termais, ou Japão pelos desenhos que assistia quando criança. Jamais pensei que seria algo tão popular e divertido por Taiwan. 

Existem alguns mais reclusos em que você pode até cavar a tua própria pequena piscina natural e relaxar nas águas ricas em minerais supostamente ótimas para o teu corpo. 

Vamos conhecer algumas delas?

1. Hakoune Onsen: localizado em Puli, com estilo japonês, você vai poder relaxar com uma vista deslumbrante, uma vez que o local está rodeado de montanhas.

2. Zhaori Hot Spring: existem apenas três banhos termais de água salgada no mundo e uma delas está localizado na Ilha Verde, em Taiwan. A combinação única entre a água do mar com a água termal nessa ilha vulcânica vai fazer o tempo parar enquanto você se banha em uma das piscinas naturais voltadas para o mar admirando o pôr do sol.

3. Wenshan Hot Spring: localizado em Hualien, apesar de ser um pouco fora de rota e difícil de encontrar, esse banho termal é ideal para quem está em busca de sossego em meio às rasas piscinas naturais e cavernas ao redor. Tranquilidade e paz total, pouco frequentado por turistas e locais.

4. Wulai Hot Spring: saindo um pouco da capital, Taipei, encontra-se uma das inúmeras aldeias aborígenes, Wulai. O banho termal fica à beira do rio e é de fácil acesso, atravessando a ponte ao outro extremo da aldeia. Extremamente turístico, mesmo que você não tenha interesse em se banhar nas piscinas naturais, a aldeia está repleta de outros pontos de interesse como cachoeiras, mini trem e gôndolas.

5. Tangweigou Hot Spring: localizado em um dos destinos favoritos dos taiwaneses, Yilan ao nordeste de Taiwan, Tangweigou oferece muito mais do que águas termais. Enquanto você relaxa nas piscinas naturais, deixe o Peixe Pedicure cuidar dos seus pés fazendo um peeling perfeito e deixando a pele incrivelmente suave.

Top 5 – Taipei


Mercado Noturno, uma das principais atrações de Taiwan

Apesar de ser uma ilha pequena, Taiwan é repleto de atividades. Como estou morando em Taipei, vou listar os cinco pontos indispensáveis a serem visitadas por aqui.

1. Elephant Mountain: um dos ícones de Taipei é o prédio 101, prédio mais alto de Taiwan, 18º mais alto do mundo (2018, incluindo os que ainda estão sob construção) com seus 508 metros construídos em formato de bamboo. Para subir na torre as visitas precisam serem agendadas e custam em torno de R$80 (NTD 600). Agora, se você quer uma vista sensacional da cidade com o prédio e as montanhas que circundam Taipei ao fundo, vá ao Elephant Mountain, ou Montanha do Elefante. Suba os inúmeros degraus e você encontrará três principais pontos de observação, recomendo ir até o terceiro, onde é bem menos frequentado. 

O local é famosíssimo por ter uma das melhores vistas do pôr do sol da cidade. Agora, se estiver se sentindo mais aventureiro, continue a escalada por uma trilha, escale algumas rochas com o auxílio de uma corda e veja a cidade se iluminar a seus pés. Recomendo levar lanternas, pois essa parte da trilha é pouco frequentada e, portanto, pouco iluminada.

2. Yangminshan: um dos nove parques nacionais de Taiwan, Yangminshan é famosa por abrigar o mais alto vulcão dormente, depósitos de súlfur, paisagens variadas ao longo do ano, desde lindas cerejeiras durante a primavera a raras ocasiões de neve durante o inverno.

3. Mercados noturnos: assim como em outras cidades em Taiwan, os mercados noturnos são ponto de visita obrigatório. Existem inúmeros e escolher apenas alguns é extremamente difícil, uma vez que cada mercado é especial por diferentes motivos, sendo no quesito compras ou um prato específico. Perambule por quantos você conseguir e recomendo experimentar os mais frequentados por taiwaneses, com produtos mais tradicionais, como o Shilin, Tonghua, Raohe e Shida Market.

4. Maokong: menos frequentada por turistas, mas extremamente popular entre os taiwaneses, Maokong é outro destino montanhoso dentro de Taipei, famosa por suas plantações de chá. Se tiver um tempo a mais, recomendo caminhar pela trilha que leva até o local, passe pelas plantações e saboreie os pratos da região, todos preparadas a base de chá. 

Se tiver curiosidade, é possível visitar as plantações e aprender um pouco sobre como o chá é cultivado e preparado. Diferente de outros pratos tipicamente taiwaneses, os pratos em Maokong são mais leves e caseiros.

5. Jiufen: se você já assistiu o filme Spirited Away e é fã das produções do Estúdio Gibli, tenho certeza que você já ouviu falar dessa pequena cidade. Localizado a apenas um hora de Taipei, facilmente acessível por transporte público. Jiufen é famosa pela sua arquitetura, lanternas vermelhas que se iluminam ao anoitecer, ruas estreitas repletas de lojas e restaurantes. Como eu cresci comendo pratos tipicamente taiwaneses e já moro em Taiwan há um tempo, tenho o costume de experimentar a culinária de cada região e se você puder, faça o mesmo, pois a comida e suas características variam bastante de região para região. As suas charmosas ruas e lojas inspiraram o desenho Spirited Away, recomendo assistir o filme e visitar o local, você vai se encantar com as suas ruelas.

Se planeja uma viagem pela Ásia, recomendo conhecer Taiwan. As minhas sugestões pela ilha são apenas 1% do que Taiwan tem a oferecer e apesar da maioria dos destinos terem mais o meu perfil de atividades ao ar livre, Taiwan tem programas para todos os públicos. 

A locomoção aqui é extremamente fácil através dos trens e HSR (trens de alta velocidade), scooters, ônibus, avião ou bicicleta. Apesar de muitos considerarem perigoso, pedalar de bicicleta pela ilha de norte ao sul pela costa leste ou oeste promete tirar o teu fôlego pelas suas paisagens, penhascos, montanhas e vilarejos aborígenes pelo caminho.

Se a barreira linguística te preocupa, venha sem receio. Taiwan, especialmente Taipei, está acostumada com turistas, apesar de ainda olharem curiosamente para eles (até pra mim!). Nada como uma boa mímica, aplicativos de tradução, boa disposição e aprender pequenas expressões em mandarim não ajudem. 

Se você está preocupado com o dinheiro, não se preocupe tanto, como já mostrei, Taiwan está repleto de destinos naturais para serem explorados, significando menor custo. 

Venha, você não vai se arrepender. Me mandem uma mensagem caso tenha alguma dúvida! Vejo vocês por aqui!




Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor


Más sobre el tema