¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

Que tipos de viagens posso fazer com a Worldpackers?

A Worldpackers oferece a oportunidade de experiências de viagens através do turismo colaborativo. Nesse artigo, vou esclarecer os tipos de viagens que são possíveis fazer pela plataforma.

Luiza

Mar 06, 2022

6min

Quais tipos de viagem é possível fazer com a Worldpackers

O turismo colaborativo é uma nova forma de viajar barato e explorando novas maneiras de ver o mundo. O turismo colaborativo nada mais é do que trocar algumas horas de trabalho na semana por acomodação e viver de maneira mais imersa na comunidade local.

A Worldpackers é uma plataforma que promove o turismo colaborativo através da conexão de anfitriões (hostels, ONGs ou fazendas) e viajantes que estão interessados nessa troca!

Através da plataforma é possível fazer vários tipos de viagens e vou falar um pouco deles a seguir. Espero que te ajude a tirar seus planos do papel, colocar a mochila nas costas e cair nesse mundão.

Leia também: 10 mitos sobre voluntariar com a Worldpackers

Confira os tipos de viagens que dá pra fazer com a Worldpackers:

1. Mochilão


Tipos de viagem pra fazer com a Worldpackers: mochilão

O primeiro tipo de viagem que dá para fazer através da Worldpackers é o famoso e sonhado por muitos mochilão. Como sabemos, uma experiência de mochilão às vezes pode pesar bastante no bolso e muitos viajantes acabam desistindo.

A questão é que em um mochilão, assim como na maioria das viagens, o principal gasto é a alimentação e hospedagem. Fazendo um voluntariado em troca de acomodação, você automaticamente elimina o gasto da hospedagem e o preço da viagem cai muito. Seja para um mochilão de meses ou um mais curto.

Outra vantagem é que alguns anfitriões também oferecem alimentação como parte da colaboração, ai fica mais barato ainda!

Ao fechar a rota do seu mochilão, você pode buscar anfitriões da Worldpackers nas regiões onde quer passar e tornar seu mochilão uma experiência única de imersão cultural.

2. Sabático

Assim como alguns mochilões, um ano sabático pode custar caro, afinal, a ideia é ficar esse tempo sem trabalhar e aproveitar para se conhecer e descobrir novas coisas.

Com a Worldpackers dá para ter o sabático perfeito para cada viajante, seja viajando por vários países, voluntariado em projetos sociais ou ecológicos por um tempo maior, trabalhando em um hostel em alguma cidade dos sonhos, ou até em um monastério budista.

A melhor parte é que, além de economizar a grana da acomodação desse tempo todo, a experiência traz um contato com diferentes culturas, com o coletivo e com novas percepções que tornarão essa busca por novidades uma aventura completa.

3. Intercâmbio de idiomas

O intercâmbio de idiomas é um tipo de viagem muito comum e acredito que um importante gatilho para as pessoas descobrirem a paixão por viajar e conhecer o mundo. 

Sejamos sinceros, não existe melhor forma de aprender um idioma do que estar lá, vivendo em uma comunidade que fala aquele idioma e que te obriga a praticar o tempo todo por conta do dia a dia.

O modelo tradicional de intercâmbio de idiomas, aqueles de agências de intercâmbio, com escola de idiomas e acomodação em casa de família ou residência estudantil, pode estar um pouco ultrapassado e alguns viajantes não se interessam por esse modelo tradicional, por isso novos estilos de aprender idiomas estão surgindo.

Um deles é o voluntariado em troca de acomodação, afinal, ao trabalhar em um ambiente como um hostel, o viajante constantemente está em contato com pessoas locais e estrangeiras praticando novos idiomas, além do processo de imersão na cidade escolhida como destino.

4. Férias

Nem todo mundo quer largar tudo e sair por aí viajando, né? Ou pelo menos não por enquanto. Para quem só tem um período de férias e quer aproveitá-lo de forma mais consciente, intensa e econômica, o intercâmbio de trabalho também é uma opção super válida.

Muitos anfitriões, seja hostel, projetos sociais ou ecológicos aceitam voluntários por períodos curtos de um mês ou algumas semanas! Dá para aproveitar as férias para conhecer algum destino por mais tempo e baratinho, para aprender mais sobre permacultura ou ajudar em alguma ONG. É só organizar direitinho e se jogar!

5. Voluntariado Social

Além do intercâmbio de trabalho em hostels, uma opção de voluntariado pela Worldpackers é o social. Você ajuda ONGs ou projetos sociais locais por algumas horas por dia e, além de contribuir para tornar o mundo melhor, ganha a hospedagem e, em alguns casos, refeições por conta do projeto.

Existem várias formas de ajudar em um voluntariado social, seja ensinar idiomas para crianças, cuidar delas, ajudar na manutenção, ensinar esportes e até ajudar no preparo das refeições. O importante é ter vontade de ajudar e disposição para o trabalho social!

6. Voluntariado Ecológico


Tipos de viagem para fazer com a Worldpackers: voluntariado ecológico

Outra modalidade de voluntariado pela Worldpackers é o ecológico. Para quem gosta de estar em contato com a natureza, existem diversos projetos de permacultura, bioconstrução e sustentabilidade em geral cadastrados na plataforma e que procuram voluntários para curtos ou longos períodos de tempo.

Também são bem variadas as atividades que dá pra fazer em um voluntariado ecológico. Ajudar a construir estruturas, plantar vegetais, cuidar de jardins ou dos animais e preparar refeições são algumas das opções disponíveis.

7. Nômade Digital

Os nômades digitais são os sortudos que acharam uma forma de trabalhar enquanto viajam. Com rotinas mais independentes, eles trabalham de qualquer canto do mundo e aproveitam a liberdade de tempos em tempos mudar de país.

Para ajudar nessa rotina nômade e no orçamento, dá para usar a Worldpackers nos países em que quer ficar e conciliar a rotina de trabalho e voluntariado! Inclusive, muitos anfitriões oferecem vagas em funções que podem já ser o trabalho do viajante, como ajuda em mídias sociais, fotografia, produção de vídeos, música ou arte.

8. Volta ao mundo

Por último, mas não menos importante, uma forma de usar a Worldpackers é durante uma volta ao mundo! Sério, já pensou? Tem forma melhor e mais econômica de viajar do que fazendo voluntariado em hostels, ONGs e projetos ecológicos sem pagar a hospedagem?

Dá para conhecer um monte de gente de várias nacionalidades, fazer amizades para encontrar nesse rolê pelo mundão, aprender novos idiomas, desenvolver novas habilidades e ficar por mais tempo nos lugares!

A Worldpackers tem milhares de anfitriões, por muitas cidades do mundo, e com certeza vão te ajudar nessa caminhada de descobrimento. Acredito que o único problema de começar uma volta ao mundo usando a Worldpackers é nunca mais querer parar! Mas isso nem é um problema, né?

Além de poder curtir tudo isso viajando sozinho, também dá para unir espíritos aventureiros e viajar com amigos ou em casal! 

Se você tem vontade de viajar em casal ou com algum amigo, a Worldpackers também oferece um plano para viajar em dupla. Os perfis são conectados e os dois podem procurar vagas, tirar dúvidas e viver essa experiência juntos. É só entrar nessa página e optar pelo Plano Casais e Amigos! 

Onde posso voluntariar?

No mundo todo, inclusive do lado de casa! Existem oportunidades de intercâmbio de trabalho em muitos cantos do mundo, em todos os continentes. Também existe um monte de oportunidade legal aqui no Brasil, esse país com tanta coisa maravilhosa para mostrar.

Dá para voluntariar em grandes cidades, em pequenas cidades, em fazendas, perto da praia, no meio de uma Chapada, nos alpes, num deserto, em ilhas, na neve e por aí vai!

Quais são os tipos de anfitrião?

Existem muitos tipos de anfitriões na Worldpackers, para todo tipo de viajantes, seja os que gostam de sossego ou os que gostam de agitação. Alguns exemplos deles são:

Espero que esse texto tenha te ajudado a entender a grande variedade de tipos de viagens que são possíveis fazer pela Worldpackers. Eu, por exemplo, comecei viajando nas férias, depois fiz um mochilão e o próximo passo é o nomadismo digital. Tudo feito com a Worldpackers!

Se gostou do texto ou ficou alguma dúvida, deixe um comentário e ajude outros viajantes!

Bora viajar?



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor





Más sobre el tema