¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

O que fazer em Canoa Quebrada, no Ceará: atrações e guia completo

Está planejando uma viagem para o Ceará e não sabe o que fazer em Canoa Quebrada? Neste artigo compartilhamos todas as dicas para você aproveitar ao máximo essa praia linda.

Geisa @viagei_

Oct 20, 2023

7min

O que fazer em Canoa Quebrada

Todo mundo já sabe que o Nordeste é cheio de lugares imperdíveis e que dá pra aproveitá-los durante o ano quase todo, não é? Mas talvez você não saiba o que fazer em Canoa Quebrada: um dos destinos mais procurados do Ceará, essa praia merece muito mais que um bate-volta saindo de Fortaleza

Conhecida nacionalmente pelas suas belezas naturais, dunas, mar com águas esmeraldas e lindas falésias, Canoa Quebrada fica numa pequena vila no município de Aracati, a cerca de 160km da capital cearense.

Ela é uma das praias mais famosas do Nordeste e também uma das principais paradas da Rota das Falésias, roteiro turístico que inclui destinos deslumbrantes no Ceará e no Rio Grande do Norte.

Neste artigo, vamos contar o que fazer em Canoa Quebrada e dar dicas de quando ir e como chegar lá e onde se hospedar. 

Vale muito a pena passar alguns dias por lá antes ou depois de conhecer as melhores praias de Fortaleza ou outros destinos cearenses como a paradisíaca Jericoacoara

Como chegar em Canoa Quebrada

De avião

Para chegar a Canoa Quebrada, você pode ir de avião até Fortaleza, comprar uma passagem de ônibus para Aracati por menos de R$ 30 e depois tomar um transporte até a Praia de Canoa Quebrada. Esse transporte sai da Igreja Matriz e custa hoje apenas R$ 10.

Se estiver com o orçamento apertado, confira nossas 9 dicas para comprar passagens aéreas baratas.

De ônibus

Há linhas de ônibus intermunicipais que partem da rodoviária de Fortaleza e são operadas pela empresa São Benedito. O trajeto é feito em aproximadamente 3 horas até a vila de Canoa Quebrada.

Veja também nossas dicas para viajar de ônibus pelo Nordeste.

De van ou translado

Apesar de não ser o ideal, você pode optar por fazer um passeio bate-volta se estiver em Fortaleza. Há duas opções de passeios que fazem a rota: um deles tem a opção de conhecer 3 praias em 1 dia (incluindo também Morro Branco, Canoa Quebrada e Praia das Fontes) e o outro é exclusivamente para Canoa Quebrada. 

É possível também pegar um translado de uma agência e ficar hospedado na vila.

De carro

Se você tiver carro, saiba que a estrada é bem tranquila para acessar a vila, com boa sinalização pelo trajeto e condições normais. Se não tiver carro e estiver em grupo, vale a pena verificar a possibilidade de alugar um carro caso, pois pode ser mais vantajoso e econômico e te dar mais liberdade para curtir o lugar.



Quando ir a Canoa Quebrada

Vale a pena ir para Canoa Quebrada na maior parte do ano, porque faz sol e calor quase sempre. No entanto, é bom evitar a época de chuvas, porque elas podem impactar bastante sua viagem. 

A época de seca em Canoa Quebrada vai de julho a dezembro, o que faz desse o melhor período para visitar a região. Março e abril são os meses com mais chance de chuva, enquanto janeiro, fevereiro, maio e junho são a “meia estação”: há possibilidade de chuva, mas pode acontecer ou não.

Quanto tempo ficar

Apesar de ser possível ir a Canoa Quebrada para passar o dia e voltar para dormir em Fortaleza, o passeio é cansativo, já que cada trecho dura cerca de duas horas e meia. Se possível, fique alguns dias para curtir com calma tudo o que a região tem a oferecer.

Para curtir as principais atrações e passeios e conhecer um pouco mais da vila, recomendamos que se programe para ficar em Canoa Quebrada por pelo menos 3 dias. Assim, você consegue ver o pôr do sol nas dunas, visitar as falésias e aproveitar a noite na "Broadway", por exemplo. 

Se além de fazer os passeios mais turísticos você também quiser relaxar na praia por mais tempo, passe cerca de 5 dias por lá.

Onde se hospedar em Canoa Quebrada

Existem muitas opções de hospedagem em Canoa Quebrada para todos os gostos de bolsos, incluindo pousadas, albergues e hotéis. Por isso, pesquise os locais de acordo com o que se encaixa com seu estilo de viagem e valores.

A Rua Broadway é bastante badalada à noite, então caso você não goste de muito barulho, procure uma hospedagem mais longe dessa rua (mas não tão longe que não consiga ir a pé).

Também é possível economizar na hospedagem por lá fazendo voluntariado em uma pousada bem próxima à praia de Canoa Quebrada

Nessa vaga de troca de trabalho por hospedagem, você ajuda por 24 horas semanais em tarefas diversas enquanto conhece a região. Conciliar turismo e voluntariado é uma experiência inesquecível!



O que fazer em Canoa Quebrada: as 8 melhores atrações

Canoa Quebrada é um lugar calmo, lindo e com boa estrutura. A vila oferece uma grande diversidade de passeios ecológicos pelos melhores pontos da região. 

Os passeios de jangada, de buggy ou passeios mistos de buggy e barco pelo Rio Jaguaribe são os mais procurados por lá. 

Mas isso não é tudo o que fazer em Canoa Quebrada: há também opções mais emocionantes como o voo duplo ou triplo de parapente e o passeio de quadriciclo, entre outras atrações.

1. Curtir a praia de Canoa Quebrada sem pressa

A nossa primeira dica é: aproveite para passar um dia (ou mais) só curtindo a praia de Canoa Quebrada tranquilamente, curtindo o mar.

Não esqueça de levar protetor solar, óculos, boné ou chapéu, água e, se quiser economizar, leve um lanchinho na bolsa. 

Também vale muito a pena sentar em uma mesa e comer um prato regional em alguma das barracas à beira-mar. Aproveite os sabores da gastronomia cearense e os frutos do mar fresquinhos.

2. Ver o símbolo da praia

O símbolo de Canoa Quebrada, uma lua e uma estrela registradas em uma falésia, pode ser visto desde vários pontos da praia e você não pode deixar de ir conhecer e tirar umas fotos por lá. 

Ele foi desenvolvido por um artesão local conhecido como Chico Artesão, que capturou o fenômeno astrológico de quando a lua crescente e a estrela d’Alva (planeta Vênus) se encontram no céu, o que geralmente acontece no mês de outubro. 



3. Passeio de buggy em Canoa Quebrada

Um dos principais passeios em Canoa Quebrada é o de buggy, com diferentes roteiros, paradas e durações disponíveis. Se tiver pouco tempo, é possível fazer um passeio rápido, com cerca de uma hora de duração. 

Outras opções são fazer paradas para tirolesa ou esquibunda nas lagoas ou ir até Ponta Grossa, na divisa com o Rio Grande do Norte.  Também vale muito a pena encerrar o passeio de buggy na chamada Duna do Pôr do Sol.

Seja como for, recomendamos contratar seu passeio com um bugueiro que respeite as normas de segurança. Você pode conseguir indicações na sua hospedagem ou buscar a Associação de Bugueiros de Canoa Quebrada.

4. Fim de tarde na Duna do Pôr do Sol

Seja para encerrar seu passeio de buggy ou indo a pé, não deixe de ir até a Duna do Pôr do Sol e saia encantado pelas cores e visual do céu ao anoitecer. 

5. Passeio de jangada ou a cavalo

Outra atração bem popular por lá são os passeios de jangada, recomendados especialmente em dias de mar mais tranquilo. Se as águas estiverem agitadas, prepare-se para se molhar e talvez ficar enjoado.

Para quem busca o que fazer em Canoa Quebrada além do óbvio, uma dica é fazer um passeio a cavalo pela praia. 

6. Praticar kitesurf

A região de Canoa Quebrada tem ótimos ventos vindos do leste, que junto com o mar calmo fazem uma combinação perfeita para a prática ou aprendizagem de kitesurf, modalidade esportiva que vem crescendo na região.

Outra opção de destino para praticar kitesurf no Ceará é a praia de Cumbuco, onde você pode voluntariar num hostel que tem aulas de kite.

7. Voos de parapente

Se você curte esportes de aventura, outra sugestão de o que fazer em Canoa Quebrada é um voo de parapente. 

Você voa junto com um profissional e passa por cima das falésias, e o visual certamente é deslumbrante. O voo dura cerca de 15 minutos.

8. Subir nas falésias

Outra forma de ver a praia de Canoa Quebrada em outra perspectiva é subir nas falésias, usando as escadas íngremes que existem por lá. 

O mar fica belíssimo nesse ângulo, lembrando também as lindas falésias da Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte.

O que fazer em Canoa Quebrada à noite

A programação noturna de Canoa Quebrada acontece na Rua Broadway, que aparece nos mapas como Rua Dragão do Mar.

A Broadway é uma rua bastante famosa por lá, onde todos vão para passear e curtir, com diversas opções de restaurantes e bares e muito reggae e forró no anoitecer. 

No início da rua você encontra um letreiro com uma reprodução do símbolo da lua e estrela, e no final fica a pracinha da igreja.



Outras atrações da Rota das Falésias

Já curtiu tudo o que há para se fazer em Canoa Quebrada? Vá conhecer também outros destinos da Rota das Falésias ou Rota das Cores, que engloba oito cidades. Ao todo, são 215 km de litoral marcados pelas falésias em várias tonalidades, além de belas dunas e praias com mar em tons de verde esmeralda. 

Entre os destinos, podemos destacar Águas Belas, Morro Branco e Praia das Fontes, que ficam mais próximas de Fortaleza, e Majorlânida, Redonda, Quixaba, Tremembé e Ponta Grossa, no caminho para o Rio Grande do Norte.

Essas foram nossas melhores recomendações de o que fazer em Canoa Quebrada e região. Esse é um destino lindo, único e cheio de possibilidades. Esperamos que você aproveite intensamente a passagem por lá! 

E se quiser esticar sua viagem, confira nossas outras dicas de roteiros pelo Nordeste e nossa seleção de 12 lugares para viajar no Nordeste.



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor

Más sobre el tema