¿Quieres un boleto de hasta $500 grátis?
Envía tu respuesta antes del 30 de abril y ten la oportunidad de ser premiado.

10 motivos para você fazer work exchange

Ainda não sabe o que fazer nas suas próximas férias? Namorando a ideia de fazer um intercâmbio de trabalho, mas não está convencido? Reuni dez motivos com algumas das coisas maravilhosas que acontecem com quem está fazendo work exchange, para te dar um empurrãozinho.

Camila

Feb 11, 2021

5min

Uma das funções mais comuns de work exchange é fazer a recepção do hsotel

Para quem está procurando experiências novas para as próximas férias, fazer Work Exchange, também conhecido como intercâmbio de trabalho, pode ser uma ótima alternativa.

Essa modalidade de intercâmbio te permite conhecer lugares fascinantes como uma pessoa local, fazer amizades para toda a vida, aprender novos idiomas e habilidades, além de ser uma opção excelente para viajar barato.

Work Exchange tem ficado cada vez mais popular e para ajudar quem está indeciso a tomar uma decisão, resolvi listar 10 motivos para você se jogar na estrada e fazer um work exchange.

10 motivos para fazer uma viagem de work exchange

1. Aprender outras línguas

Existem diversas formas de aprender outras línguas, mas todo mundo concorda que a melhor é falando!

Um intercâmbio de trabalho é uma ótima forma de praticar outro idioma, seja no exterior, ou dentro do seu próprio país! Basta escolher locais com alto fluxo de turistas estrangeiros e se arriscar a conversar em outra língua, sem medo de errar.

A necessidade vai te obrigar a se comunicar em inglês, espanhol, ou qualquer outro idioma e em pouco tempo você percebe sua evolução.

2. Aprender a viver com menos

Ao fazer work exchange você tem que abrir mão de muitos dos seus pertences, afinal, não pode carregar sua mudança para cada novo anfitrião no seu caminho. 

Um intercâmbio de trabalho exige uma mochila somente com o essencial.

Em um primeiro momento pode ser difícil escolher o que levar, mas em pouco tempo você percebe o quanto de tralha a gente acumula e quais são as coisas realmente indispensáveis.

Essa é uma ótima oportunidade para repensar seu consumo, estilo de vida e também para economizar com futilidades. 

3. Economizar para viajar por mais tempo

Work Exchange te permite viajar por muito mais tempo, já que você economiza com acomodação, que é uma das principais despesas de um viajante.

Além disso, a maioria dos anfitriões oferecem mais benefícios, como lavanderia gratuita, refeições, passeios na faixa, drinks com desconto e por ai vai. Um intercâmbio de trabalho faz seu dinheiro render muito mais!

As refeições oferecidas pelo host ou refeições em grupo ajudam a economizar no seu intercâmbio de trabalho

4. Virar um local

Voluntariar em hostel significa também fazer um intercâmbio cultural. Você irá conhecer as pessoas que vivem ali, fazer amizades e conhecer profundamente o modo de vida daquela região.

Encontrar um lugarzinho favorito e voltar ali sempre que possível também faz parte dessa jornada!

5. Aprender novas habilidades

Sabe aquela vontade que você tem de saber cuidar melhor das plantas? De desenvolver melhor suas habilidades na cozinha? De dedicar mais tempo para sua fotografia? De saber como um hostel funciona? Pois é, dá para fazer tudo isso e muito mais quando se faz intercâmbio de trabalho.

É uma oportunidade incrível para ajudar o anfitrião com o que você já sabe, e aprender o que ainda não sabe, mas morre de vontade. 

6. Ser um agente de mudança

Ao ser um Worldpacker e ter uma experiência de intercâmbio de trabalho, você pode realmente influenciar e mudar a vida de pessoas.

O anfitrião pode pedir ajuda só com cozinha e recepção, por exemplo, mas se você tem outras habilidades que podem ser úteis naquela comunidade, por que não colocá-las em prática?

Você pode contribuir com ONGs ou organizar atividades para quem vive por ali, como por exemplo: aulas de idioma, yoga, esportes, música, teatro, gastronomia; contação de histórias, consultoria para micro-empreendedores, mutirão de construção ou reparos, mutirões de limpeza de praias e natureza… Enfim, são infinitas possibilidades! Seja você a mudança que você quer ver no mundo!

Work exchange em ONGs e projetos sociais também vão te ensinar muito

7. Aprender a ficar (bem!) sozinho

Ficar sozinho faz parte da jornada de qualquer pessoa que decide fazer work exchange, mas pelo contrário do que muita gente pensa, a solidão não é algo imposto, muito pelo contrário: você escolhe os momentos em que quer estar sozinho.

Companhia nunca irá faltar: você conhecerá seus anfitriões, outros Worldpackers, hóspedes, pessoas locais… mas é importante também tomar um tempo para estar sozinho. Descubra como isso faz você se sentir.

Aprenda a curtir sua própria companhia, perceba o que te agrada, o que te deixa com medo e o que você não suporta. O auto-conhecimento exige uma dose de solidão voluntária e viajar enquanto faz um intercâmbio de trabalho é um ótimo momento para fazer isso.

Segredinho: Viajar sozinho é viciante e uma vez que você entra nessa, fica difícil de sair! 

8. Sair da bolha

Na era de feed de notícias personalizado, bloqueio de pessoas no Facebook e de poder escolher o que queremos assistir, a gente acaba se fechando em alguma bolha social. 

Isso faz com que percamos um pouco a noção da realidade, pode polarizar nossas opiniões e nos deixar um tanto intolerantes com aquilo que é “diferente”.

Conviver somente com pessoas parecidas com você pode ser mais fácil e cômodo, mas ousar estourar essa bolha e conhecer gente com histórias, privilégios, gostos e credos diferentes dos seus abre muito a mente, além de gerar empatia.

Fazer esse tipo de viagem te tira da sua zona conforto e faz você se relacionar com pessoas bem diferentes de você, o que só tem a agregar na sua vida. 

9. Ganhar experiências reais (e colocar no currículo!)

Tudo que você desenvolve na sua viagem é conhecimento para vida toda. 

Em alguns casos, esse período do intercâmbio de trabalho vai até parar no currículo! Seja porque você desenvolveu projetos na sua área, seja porque você adquiriu novas habilidades para seu futuro!

Ensinar crianças pode ser uma experiência enriquecedora de várias formas em um work exchange

10. Perder o medo de viajar

Medo ainda é um dos principais impeditivos para as pessoas se jogarem no mundo e fazer um intercâmbio de trabalho.

As razões para esse medo podem ser muitas: não saber falar um outro idioma, não ter companhia, ser vítima de violência… Não importa qual o motivo causador desse medo, ele pode ser superado ao fazer work exchange.

A Worldpackers possui milhares de anfitriões verificados, a grande maioria já com avaliações positivas de outros viajantes. É possível trocar uma ideia com o anfitrião, com outras pessoas que já passaram por lá, ou vão estar lá na mesma época.

Tudo o que está descrito no perfil do lugar deve ser respeitado, e se não for, o time de suporte da Worldpackers está sempre prestes a ajudar.

Aqueles com medo de se arriscar e fazer um intercâmbio de trabalho fora de seu país podem começar com pequenos passos: primeiro, escolher um lugar perto de casa para passar o fim de semana sozinho. Depois, aproveitar as férias para passar umas duas semanas em algum anfitrião no seu próprio país.

Ao fim dessa experiência, com total certeza a confiança vai ter aumentado e você se sentirá muito mais seguro e preparado para uma aventura em terras estrangeiras!

Ainda tem dúvidas se work exchange é para você? Não se convenceu que um intercâmbio de trabalho pode mudar sua vida? Me conte sua história nos comentários e vamos conversar! 



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor


Más sobre el tema