A dor e as delícias de se jogar no mundo sendo mulher

Viajar sozinha nos proporciona libertação e autoconhecimento, porém, requer de nós mulheres muita coragem. Que comecemos a nos desprender e tirar esse plano engavetado do papel. Esse mundo é nosso!

Gabriela

Abr 12, 2022

5min

viajar sozinha primeira vez

Como começar a viajar sozinha?

Acredito que mulheres com um espírito viajante volta e meia se questionam sobre o por quê de estarem criando raízes em algum lugar ao invés de explorar tudo que esse mundão nos têm a oferecer. 

Pois bem, e porque é que você não começa viajando sozinha pelo Brasil ou explorando algum cantinho bem próximo da sua cidade natal?

Eu gosto muito de lembrar de algumas músicas que me encorajam a isso. Antes do meu intercâmbio sozinha, acabava ouvindo este tipo de playlist pra entender que era isso realmente que eu queria. 

Um trecho da banda Forfun me inspira demais até hoje a querer viver muitas experiências por aí: “Me sinto em casa em qualquer lugar, Mas sou turista em todos, sou viajante em qualquer lugar, sou uma parte do todo.”

tinha que ser mulher viajar sozinha

O que nós queremos e porquê?

Existem razões e ganhos muito claros que nos levam a decisão de partilhar da nossa própria companhia enquanto mulher em um lugar desconhecido pela primeira vez:

  1. Liberdade e autonomia de escolher o que queremos fazer
  2. Não deixar a falta de tempo e grana de um parceiro/a nos travar
  3. Nos proporcionar mais independência, confiança e autoconhecimento
  4. Entender e experienciar novas culturas e ainda fazer amigos
  5. Aprender novos idiomas
  6.  Descobrir que estar só, não é estar sozinho

viajar sozinha chile

Para onde viajar sozinha a primeira vez?

Para uma primeira viagem sola é importante que você se sinta muito segura, confiante e tenha indicações de outras manas que já viajaram sozinhas - o que tornará muito mais fácil a troca de experiências e indicações do que fazer. 

Assim você aproveita intensamente sua trip e se conecta com outras mulheres para te fazer se encorajar a viver essa vontade em comum nossa.

Esse lugar precisa muito estar aliado ao seu perfil e intuito da viagem, seja uma experiência de voluntariado ou somente conhecer algum lugar diferente que se contraste com a sua cidade de vivência atual.

Melhores lugares para viajar sozinha no Brasil


viajar sozinha bonito ms

1. Bonito - Mato Grosso do Sul

Além de ser um lugar com paisagens belíssimas a cada andança, Bonito foi considerado o destino mais seguro em um marco de 30 anos

Se você é a mana do rolê natureza muitas opções vão te encantar por lá como grutas, cachoeiras, trilhas, flutuações e muito mais! Que tal começar essa aventura aproveitando uma das oportunidades de voluntariado em Bonito, Mato Grosso do Sul com a Worldpackers? 

Você pode se candidatar  em uma oportunidade incrível neste Hostel de Bonito para trabalhar na recepção, fazendo drinks ou organizando festas! Aproveite para vivenciar o dia a dia, os costumes, as comidas e as belezas da região. Se joga!

2. Ouro Preto - Minas Gerais


viajar sozinha ouro preto mg 

Viajar pelo Brasil é se deparar com diversidade cultural imensa, diferentes sotaques, comidas típicas com sabores peculiares e ainda se sentir em casa mesmo assim.

Quer lugar melhor pra se ir do que aquele que já te acolhe com pão de queijo, sotaque delícia e boa comida? Seu voluntariado em Ouro Preto te espera. 

Ouro Preto vai te fazer viajar pela história do Brasil e fazer aquela imersão cultural.
Dá um check neste hostel de Ouro Preto que recebe voluntários para ajudar a receber bem outros viajantes! Troque figurinhas com outros voluntários e conheça essa cidade com as dicas de seu anfitrião.

3. Rio de Janeiro - RJ

Por mais que a gente saiba que nossa atenção precisa ser redobrada na cidade, com o trabalho voluntário no Rio de Janeiro, você vai sentir que o clima da cidade é de fazer amigos, o que pode te ajudar a encontrar mulheres que estão viajando com o mesmo intuito que você. 


viajar sozinha rio de janeiro 

A ACE Projects é uma oportunidade incrível para voluntariar como fotógrafa e videomarker. Confira a vaga e sinta a alegria de fazer um trabalho com uma troca super digna e com um projeto que contribui pra uma mudança social nesse mundão!

Faça amizade na acomodação que você estiver, tente estar sempre com alguma companhia. Combine uma ida a praia com as manas viajantes, e deitada no sol, você vai perceber que está em um lugar especial para viajar sozinha e relaxar.  Aproveite e mergulhe na energia e acolhimento do povo carioca. 

Melhores lugares para viajar sozinha no exterior

Viajar sozinha para Nova Zelândia

O país ocupa o quarto lugar de índice global da paz, então certamente você sentirá mais do que segura e acolhida. Ainda, conta com opções variadas do que fazer, então é quase impossível não encontrar algo que te agrade, seja qual for seu rolê.

Que tal combinar uma primeira aventura sozinha na Nova Zelândia com um trabalho numa Eco Vila?  Curta as belezas naturais que o lugar tem a oferecer e ainda desenvolva habilidades em contato com a terra e alimentos. Perfeito não?!


viajar sozinha nova zelandia 

Viajar sozinha para Argentina

Na Argentina, cidades como Buenos Aires são lugares que fazem brasileiros sentirem-se acolhidos. Além da familiaridade com algumas cidades metropolitanas do Brasil, como São Paulo por exemplo pelo ritmo agitado do dia a dia. 

Buenos Aires tem muito movimento, tem vida, as pessoas são muito alegres e dispostas para se comunicar com você. Ao andar pelas ruas você vai se encantar com vários detalhes que vão desde pessoas dançando tango por Caminito, até museus com arquiteturas contemporâneas exuberantes.

Já pensou em conhecer um novo país e ainda viver a experiência de preparar comidas locais? Se liga nessa oportunidade de voluntariado em um hostel de Buenos Aires


viajar sozinha argentina 

Viajar sozinha para o Chile

Chile é um destino perfeito para se ir, contando ainda que a língua local seja uma das mais próxima do português, ótimo para brasileiros que não falam inglês. O país é um dos melhores lugares para viajar sozinha por ser super seguro, limpo e com qualidade de vida excelente.

Lá você pode encontrar desde paisagens super urbanas, baladas super divertidas até monumentos naturais incríveis como o Deserto do Atacama, que é imprescindível estar na lista! A Worldpackers tem as oportunidades mais diversas para você voluntariar no Chile também!

Confira essa opção que vai te ajudar a praticar o inglês e ainda aprender novas habilidades trabalhando temporariamente em um hostel como housekeeping em Santiago.


viajar sozinha chile 

Fazer um voluntariado nas férias é uma ótima maneira de alinhar seu destino desejado com habilidades que gostaria de desenvolver. Essa união de fatores positivos faz com que você viva uma primeira experiência viajando sozinha no Brasil ou no exterior segura e inesquecível. 

Além de chegar já fazendo novos amigos que compartilham um mesmo propósito, ainda te tira a preocupação de procura de uma acomodação na qual você vai se sentir confortável sendo mulher, livre de qualquer situação que te traga preocupações com assédio ou te trave para curtir suas férias como esperado e planejado.


viajar sozinha no exterior 

O que nós mulheres temos que ter em mente é: o patriarcado e machismo vai prevalecer algumas culturas . Porém, podemos nos posicionar de modo que isso não nos abale e nos ajude a entender toda a bagagem e história daquele país/lugar. 

Cabe a nós, ter discursos e propósitos muito claros e a certeza de que ninguém poderá nos impedir de estar ou fazer, onde queremos e o que queremos. A revolução feminina começa quando nós mulheres nos unimos e apoiamos umas às outras, fortalecendo novas viajantes que estão se privando de ocupar espaços e fazer movimentos com receio, medo e culpas que a sociedade nos impõe.



Deja tu comentario aquí

Escriba aquí sus preguntas y saludos al autor
















Más sobre el tema