Info

Worldpackers Beach Clean Up: o primeiro projeto de limpeza de praias a envolver hotelaria local, ONGs, voluntários e empresas

Voluntários recebem alojamento e café da manhã gratuito nos projetos parceiros da ação e podem visitar ou viver no litoral por um período.


Já ocorreram 5 edições do Beach Clean Up no litoral norte de São Paulo, reunindo mais de 129 voluntários em hostels e pousadas anfitriões da plataforma, ONGs e empresas parceiras.

A Worldpackers irá promover ações semanais de limpeza em Ilhabela, mensais em Ubatuba, além de edições pontuais em outras praias.


A Worldpackers - plataforma brasileira que desde 2014 conecta viajantes conscientes e anfitriões acolhedores em todo o mundo - lançou o Beach Clean Up, o primeiro projeto do Brasil que reúne viajantes voluntários, hostels, e pousadas e ONGs da plataforma, ONGs, empresas parceiras e moradores locais para realizar mutirões de limpeza em praias.

A iniciativa começou em julho, com quatro mutirões realizados no litoral norte de São Paulo e reuniu mais de 60 voluntários. O objetivo é que o Beach Clean Up se torne um projeto regular ainda este ano: estão previstas 21 ações em 2021, entre eventos semanais em Ilhabela, mensais em Ubatuba e ações pontuais em outras praias.

“Nós na Worldpackers incentivamos a tomada imediata de ações individuais e coletivas de cuidado com o meio ambiente. A limpeza das praias pode salvar vidas e o objetivo maior deste projeto é deixar o litoral mais limpo para a próxima geração.”, explica Eric Faria, co-fundador da Worldpackers.

O projeto é inovador por conta das parcerias que facilitam sua realização, de ponta a ponta. Assim, além dos benefícios com a acomodação, que já fazem parte de qualquer vaga de voluntariado na Worldpackers, a empresa fez uma parceria com aplicativos de carona compartilhada, garantindo a primeira carona grátis para os voluntários até a praia. O Beach Clean Up também conta com o apoio de ONGs locais que lutam pela preservação do meio ambiente.

“Costurar parceiras em torno da causa da limpeza das praias é o diferencial da Worldpackers nessa ação. Assim, conseguimos oferecer todo o apoio logístico que o voluntário precisa, além de promover uma experiência memorável”, comenta Eric.

A ação também envolve a comunidade, ajudando na conscientização dos moradores. “Não podemos subestimar o impacto que essa ação deixa para a população local. Sei que nosso exemplo ficará registrado na memória de cada um deles, como incentivo a continuarem a promover ações desse tipo.”, comenta Elceli Bello, voluntária da Worldpackers que participou das duas primeiras edições do Beach Clean Up.

Como participar

Para ser voluntário nas próximas edições do Beach Clean Up é necessário ser membro da plataforma Worldpackers e aplicar para o evento desejado. O calendário atualizado de atividades, avaliações dos voluntários, informações sobre alojamento e inscrições estão disponíveis na página oficial da ação.

Worldpackers ganha prêmios da ONU e do Ministério do Turismo em competições de sustentabilidade

Em dezembro de 2020, a Worldpackers foi selecionada como uma das 17 finalistas entre mais de 10.000 concorrentes na competição da Sustainable Development Goals Global Startup Competition, promovida pela ONU, que identifica ideias e ações na área do turismo que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em setembro do mesmo ano, a Worldpackers foi a grande vencedora do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e Organização Mundial do Turismo (OMT). A competição tinha por objetivo premiar as melhores soluções para a retomada do turismo brasileiro.

“A Worldpackers está sempre em busca de soluções alinhadas ao desenvolvimento sustentável e o Beach Clean Up é uma delas. Acreditamos que o mundo pode ser mudado por meio das viagens e é um orgulho para a Worldpackers ser premiada como uma plataforma inovadora, que contribui para a retomada segura do turismo.”, avalia Eric Faria.

Sobre a Worldpackers

A Worldpackers é uma plataforma brasileira que desde 2014 conecta viajantes conscientes e anfitriões acolhedores em todo o mundo, promovendo milhares de conexões e experiências únicas em busca do desenvolvimento e da transformação do mundo em um lugar mais social e ambientalmente sustentável. Saiba mais em www.worldpackers.com/pt-BR/

Assessoria de imprensa

Leandro Gonçalves

leandro@worldpackers.com

(11) 961985318