O município de Caldas Novas é conhecido por suas águas termais, entre outras atrações turísticas. Confira dicas de onde ficar e o que fazer em Caldas Novas.
6min
Caldas Novas é reconhecida como uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo e, por isso, é um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil. Suas piscinas de águas naturalmente quentes têm temperaturas entre 39ºC e 69ºC, o que traz benefícios para o corpo humano. Mas além disso, há muito mais o que fazer em Caldas Novas.
Confira a seguir todas as informações sobre esse destino e como aproveitar ao máximo sua estadia em Caldas Novas.
Caldas Novas fica na parte sudeste Goiás, região Centro-Oeste do Brasil. Ela se localiza a 170 km de Goiânia, capital do estado, e à mesma distância de Uberlândia, em Minas Gerais.
Caldas Novas está a 330 km de Brasília, capital do país. Ou seja, a cidade se localiza em uma região central do Brasil, o que facilita seu acesso de diversas regiões.
Para quem mora na região Sudeste, é possível chegar lá pela BR-050, que começa em Brasília e vai até Santos, passando por Caldas Novas. Mas para quem sai de Minas Gerais ou Espírito Santo, a melhor opção é a BR-262, que atravessa o estado mineiro até Mato Grosso do Sul.
Para quem mora mais longe, a melhor opção é ir de avião. O aeroporto de Caldas Novas fica próximo do centro da cidade, o que facilita a chegada de turistas. Outra opção é ir até o aeroporto de Goiânia ou de Brasília depois se deslocar até o seu destino.
Como dito anteriormente, essa cidade é muito conhecida por suas águas termais. Por isso, você encontra uma vasta opção de parques aquáticos com piscinas de água naturais quentes.
Uma das opções mais conhecidas é o Hot Park, que fica em Rio Quente, cidade a 30 km de distância de Caldas Novas. Ele é reconhecido como o maior parque aquático de águas termais do mundo, com um complexo hoteleiro variado e diversas opções de lazer e relaxamento.
Você ainda encontra outros parques aquáticos como o Eko Aventura Park, com atividades para quem curte adrenalina, e o Parque das Fontes, com piscinas naturais de águas renováveis.
Um ponto bastante visitado em Caldas Novas é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, que consiste em um conjunto de riachos e cachoeiras em meio à natureza. Ele foi criado com o objetivo de preservar a natureza e permitir a visitação de pessoas de forma controlada para manter o trabalho de preservação.
Você também encontra pontos culturais e históricos na cidade, como a Igreja da Matriz e a Praça Central Mestre Orlando. São locais para passeios mais tranquilos com a família e para conhecer um pouco mais de Caldas Novas.
Leia também:
Primeiramente, Caldas Novas é um ponto turístico procurado por muitas famílias que querem passar férias e descansar. Sua forte influência dos resorts e parques aquáticos fazem com que a cidade esteja o ano inteiro com turistas.
Mas a cidade não vive só de relaxamento e calmaria, pois há muito o que fazer em Caldas Novas para quem gosta de mais aventura e de sair à noite para beber ou comer.
Para as pessoas que curtem aventuras e esportes radicais, a cidade é recheada de trilhas e estradas tanto para caminhadas quanto para o uso de mountain bikes. Através dessas trilhas você tem acesso a locais deslumbrantes.
Além disso, anualmente acontecem diversos festivais e shows musicais na cidade, principalmente do estilo sertanejo. Caldas Novas já recebeu cantores como Chitãozinho e Xororó, Fernando e Sorocaba, Jorge e Mateus, Paula Fernandes e muitos outros.
Na região central da cidade você encontra um calçadão recheado de bares, lojas e restaurantes, com destaque para a gastronomia típica da região Centro-Oeste. Também poderá visitar diversas lojas que vendem roupas e artigos típicos da região.
Caso você busque conhecer mais sobre a cultura e arte local, uma dica de o que fazer em Caldas Novas é visitar o Casarão dos Gonzaga. Ele é um museu do patrimônio municipal que apoia artesãos locais com a exposição e venda de seus trabalhos artísticos.
Para quem viaja com crianças, um ponto divertido de visitar é o Kitakas Center Park, um parque de diversões com brinquedos, guloseimas e uma roda-gigante que permite ver a cidade inteira.
Por fim, você ainda pode conhecer outros pontos turísticos e naturais de Caldas Novas como o Jardim Japonês, a Cachaçaria Vale das Águas, o Lago Corumbá e muito mais. Na Secretaria de Turismo da cidade eles têm informações atualizadas sobre todas essas atividades.
Como pode perceber existem muitas opções de o que fazer em Caldas Novas. Ainda existe a possibilidade de esticar para destinos próximos, como é o caso da Chapada dos Veadeiros. Se quiser saber mais sobre, confira a experiência de imersão como voluntário na Chapada dos Veadeiros.
Por ser uma grande cidade turística do Brasil, as épocas de férias escolares e trabalhistas (alta temporada) são as mais movimentadas em Caldas Novas. Por isso, pode ser difícil achar bons preços e acomodações nessa época.
Caso você deseje economizar e ter mais tranquilidade nos passeios, hotéis e piscinas naturais, é recomendada a visita na baixa temporada, ou seja, evitando o mês de julho e o período entre final de novembro e começo de março.
Em relação ao clima, a região Centro-Oeste tem clima quente em todo o ano, com temperaturas médias entre 14ºC e 36ºC. Nos últimos meses do ano, principalmente a partir de outubro, o calor é mais intenso e o clima fica mais seco.
Se você prefere um clima mais ameno, é preferível visitar Caldas Novas durante os meses de maio, junho e julho, quando a temperatura fica entre 12ºC e 25ºC. Esse clima faz as águas termais serem mais agradáveis, sendo uma das épocas favoritas dos turistas que querem descansar e relaxar por lá.
Os parques aquáticos de Caldas Novas possuem parcerias com as redes hoteleiras da região, então você pode aproveitar uma das diversas opções de estadia e ainda ganhar entradas gratuitas para os parques.
Atualmente, você encontra tanto grandes hotéis de luxo, como pousadas, albergues e aluguel de casas, quartos e campings para passar os dias da forma como preferir e que também caiba no seu bolso.
Outra opção para quem procura economizar com hospedagem em Caldas Novas é a plataforma Worldpackers. Ela reúne vagas de trabalho voluntário, em que você troca habilidades por estadia e outros benefícios como refeições e passeios. É uma ótima opção para quem adora se envolver mais com a cultura local.
Confira algumas opções de vagas de voluntariado em Goiás que ficam próximas a Caldas Novas:
Curtiu a ideia? Veja o vídeo a seguir para entender melhor como funciona o voluntariado pela Worldpackers:
Caso você não encontre hospedagem em Caldas Novas que lhe agrade, pode procurar por opções em cidades próximas como Rio Quente, Ipameri, Catalão e Morrinhos. E se tiver mais tempo pelo estado, veja também nossas dicas de outros lugares para viajar em Goiás barato.
E aí, curtiu essas dicas de o que fazer em Caldas Novas? Aproveite e continue no blog para mais dicas de viagens, lugares para ficar e muito mais. Estamos também no Instagram, Tiktok e Youtube.