Descubra quais aplicativos, bancos e empresas podem te ajudar a cobrar pelos seus serviços, como realizar transferências internacionais e como declarar os serviços prestados.
3min
Graças à era digital, temos muitas opções para poder cobrar pelo nosso trabalho, não importando onde nos paguem ou onde estamos.
Se você tem a possibilidade de abrir uma conta no exterior, é definitivamente uma boa ideia. Muitos dos meus amigos fizeram Working Holiday Visa na Austrália ou na Nova Zelândia e ainda estão usando essa conta bancária. Quando eu morava na Espanha, abri uma conta no banco local sem muita complicação. É uma questão de descobrir e procurar uma alternativa onde você os custos fixos não sejam muito pesados.
Muitos bancos online estão surgindo, como Nubank, N26, Revolut ou Bnext, que oferecem uma conta bancária digital sem custo e geralmente incluem um cartão MasterCard para usar livremente e pagar com seu saldo.
Em alguns países como o meu, na Argentina, não é tão fácil cobrar uma conta em dólares, então eu recomendo outras opções:
Ambas as empresas permitem que você transfira o dinheiro para sua conta em pesos na Argentina, por exemplo. Eles vão cobrar uma comissão, é claro, mas se você preferir ter seu dinheiro em sua conta nacional, pode fazê-lo.
Há sempre a opção do PayPal, usando os formulários de pagamento. Neste caso não há possibilidade de ter dados bancários, mas você pode cobrar em diferentes moedas.
O PayPal pode ser ligado a contas bancárias para transferir o dinheiro. Para os países mais difíceis, como a Argentina, existem empresas que, através de uma comissão, atuam como intermediárias entre o PayPal e você para enviar o dinheiro para sua conta.
Você pode criar um CNPJ rapidamente e online para conseguir prestar seus serviços para empresas de forma lícita e assim emitir suas notas fiscais para legalizar todo o processo.
Para os nômades iniciantes e que faturam menos de 81 mil reais por ano, a sua declaração de imposto de renda é diferente de um CLT ou de alguém que fatura acima desse valor. Você pode encontrar mais informações sobre como criar o seu CNPJ e fazer as declarações para o governo no próprio site do governo.
Um bom freelancer ou nômade digital deve ter a opção (e obrigação) de cobrar corretamente de seus clientes. Levar seu trabalho a sério implica que você mesmo crie sua própria empresa.
Consulte questões financeiras com um contador. Há muitas coisas que podemos fazer sozinhos, mas na menor dúvida, consulte um especialista para evitar futuros aborrecimentos.