¿Qué empacar para un año sabático?
6min
Aprende cómo tomar un año sabático viajando por todo el mundo con las oportunidades de voluntariado de Worldpackers.
Vea todas las oportunidades de voluntariadoUm ano sabático é um período que você tira para refletir sobre sua vida, se conhecer melhor e reavaliar sua jornada pessoal.
Você já sentiu que não pertencia a um lugar? Já passou pela sua cabeça que você pode estar no trabalho, carreira ou até no curso de faculdade errado? Já vivenciou uma sensação de inércia ou vazio que não consegue preencher com seu estilo de vida atual? Você passa boa parte do tempo se questionando sobre sua vida? Se você tem constantemente se feito essas perguntas, então talvez seja hora de cogitar um ano sabático.
Leer más +O grande significado de um sabático é você conseguir dar um tempo da sua rotina e estilo de vida atuais para se entender e se reconhecer longe de qualquer padrão, seja um emprego, uma carreira, uma personalidade ou um estereótipo que você (ou outras pessoas) definiu para si mesmo.
Entre viagens e novos caminhos, idas e vindas, perrengues e aprendizados, reflexões e conexões, você será capaz de se revelar um pouco mais — para você mesmo.
Como você também não tem necessariamente um período pré-definido ou fechado de viagem (e acredite, você pode fazer sua viagem durar o tempo que quiser e ter mais tempo e liberdade para explorar mais a fundo cada lugar que passa. Por que ficar apenas alguns dias em Lisboa se você pode morar em Portugal por 2 meses?
Por estar viajando sozinho, você vai encontrar muitas outras pessoas pelos lugares que passa, inclusive as que estão ali pelos mesmo motivos que você. Gente do mundo inteiro, das mais diferentes culturas e falando uma infinidades de outras línguas que, na certa, vão expandir seus horizontes.
Você também pode aproveitar esse período de maior liberdade pessoal para explorar diferentes possibilidades profissionais. Se você tem alguma área que se interessa (e que não tem nada a ver com o que já faz atualmente), você pode trabalhar ou voluntariar em projetos ou lugares que buscam ajuda nas mais diversas áreas.
A realidade é que não precisamos mais nos encaixar em caixinhas ou seguir modelos que alguém nos disse que deveríamos seguir. Nós temos liberdade para encontrar nossa própria direção, descobrir diferentes formas de levar a vida e encontrar aquela que mais se encaixa com o que ressoa com nossos corações.
O primeiro passo para você conseguir tirar seu período sabático do papel é se planejar para conseguir se manter durante todo o tempo em que estiver fora. Por isso, se ainda não começou a guardar uma graninha todo mês — especialmente se pretende viajar por um longo período — encontre maneiras de economizar já!
O ideal é que você tenha dinheiro suficiente para viver o período todo que pretende ficar fora e também uma graninha extra para eventuais emergências. Vale dizer que o custo de um ano sabático pode variar muito de pessoa para pessoa, sendo o tempo de viagem, os destinos escolhidos e o estilo do viajante os fatores que mais impactam no valor final.
Apesar de existirem inúmeras formas de viajar barato, viajar por dois anos sai mais caro do que viajar por seis meses. Da mesma forma, você pode optar por desbravar o Brasil no seu sabático, o que sai mais barato do que dar uma volta ao mundo, por exemplo. Da mesma forma, fazer um mochilão passando por hostels usando a Worldpackers para voluntariar sai muito mais em conta do que se você for se hospedar em hotéis ou AirBnB's. Ou seja, tudo depende do quanto você está disposto a testar diferentes possibilidades na sua viagem.
Caso ainda não tenha a grana toda que precisa, você também pode encontrar formas de ganhar dinheiro enquanto viaja, seja escrevendo conteúdos para empresas, montando um blog pessoal ou até alavancando o seu próprio Instagram. Mas cuidado: isso não exclui o fato de que você deve ter ao menos uma graninha inicial para começar sua viagem. Por mais desapegado que você seja, ter o mínimo de planejamento e organização vão te ajudar a economizar muito e cortar gastos desnecessários em uma viagem de um ano ou mais.
Outra forma de você conseguir viajar por mais tempo (e com muito menos dinheiro) é voluntariando em hostels, casas de família, fazendas, ONGs, comunidades, ecovilas e até surf camps. Usando a Worldpackers, você consegue entrar em contato diretamente com esses lugares para oferecer suas habilidades e, em troca de algumas horas de ajuda por dia, receber hospedagem gratuita, refeições e até outros tipos de benefícios, como descontos em atividades e passeios na faixa.
Como em qualquer outra viagem, você tem total liberdade para escolher por onde quer passar no seu sabático. Não existe isso de "destino perfeito para um ano sabático", afinal, só você vai saber que tipo de experiência pretende viver e o que deseja aprender com essa viagem.
Se você está querendo fugir de uma rotina agitada e maluca, pode ser que uma escapada para lugares mais próximos à natureza seja o ideal. Se você está em uma busca espiritual, pode ser que lugares mais holísticos te atraiam. Se você quer simplesmente curtir a vida, talvez conhecer uma cidade estrangeira totalmente diferente da sua seja o que vai te trazer mais realização.
Como você vai passar bastante tempo na estrada, um ano sabático é uma ótima oportunidade para explorar lugares que talvez você nunca tenha cogitado ir. O melhor de tudo é que, geralmente, esses lugares mais exóticos são menos agitados e mais baratos do que os destinos mais tradicionais. Então, se você realmente está afim de viver uma experiência única, pense com carinho em incluir esses destinos no seu roteiro sabático:
Especialmente se você estiver viajando dentro do mesmo continente, será muito mais fácil de pular de um país para o outro. Uma vez que você está viajando sozinho na Europa, por exemplo, você pode conhecer diversos países e cidades viajando de trem ou comprando passagens aéreas mais baratas de companhias low cost.
Além disso, você pode (e deve) usar esse período para viver experiências completamente diferentes das que está habituado. Portanto, use esse momento para buscar outras vivências, se conhecer melhor e, por que não, encontrar novos hobbies e vocações:
Não importa qual o seu momento de vida, existe sempre uma experiência diferente que pode te ajudar a enxergar o mundo (e você mesmo) de diversas formas diferentes. Se você for com essa mentalidade de estar sempre aprendendo, evoluindo e se adaptando, vai voltar com uma bagagem bem maior do que imaginava.
Se você ainda se sente inseguro em fazer uma viagem como essa, saiba que muita gente da comunidade da Worldpackers já tirou (ou está tirando) um sabático. Então, lembre-se sempre que você pode conversar e tirar suas dúvidas com outros viajantes na nossa própria comunidade.
Aproveite também para ler os melhores relatos, guias e dicas que irão te ajudar nessa jornada. Não importa se você quer mudar seu estilo de vida, encontrar seu propósito ou dar uma reviravolta na sua vida profissional, outros viajantes irão te contar os principais desafios, medos e aprendizados para que você também possa encontrar o seu caminho.
Sua jornada é você quem faz, mas isso não significa que você esteja sozinho nela. Não tenha medo de pedir ajuda e lembre sempre que o caminho só se faz quando de fato você começa a caminhar.
Voluntariado con Worldpackers
Realiza voluntariados en marketing, comunicación, redes sociales, fotografía y producción de videos en albergues, ONG, ecoaldeas y miles de otros proyectos. Encuentra lugares que buscan tus habilidades y ahorra hasta un 60% de los gastos durante tu año sabático.
Contenido de la comunidad
Desde planear tu presupuesto hasta la búsqueda de nuevos destinos. Conoce todo lo que necesitas saber para tomar el año sabático que tanto has soñado.
Descubre algunos de los destinos más deseados para tu año sabático con Worldpackers.
Lee las historias y experiencias de otros viajeros de la comunidad para ayudarte a planear tu año sabático.