Conheça a vida selvagem na África Austral e a riqueza da cultura africana usando essas dicas práticas e valiosas para aproveitar seu trabalho voluntário na África.
8min
Se você tem o desejo de fazer uma viagem para África e conhecer toda a riqueza da cultura africana e de sua natureza selvagem, aqui eu compartilho 10 dicas que irão te dar ainda mais razões para realizar este sonho de uma forma que você nem imaginava, tendo como foco a região da África Austral, também conhecida com África Meridional.
Antes de compartilhar minhas dicas sobre essa região, eu gostaria de lembrar a experiência de fazer uma viagem para a África é muito melhor com a troca de trabalho por acomodação. Com o trabalho voluntário na África Austral eu consegui mergulhar de verdade na cultura de cada país e seu povo através da Worldpackers.
Ajude na cozinha do The Backpack na Cidade do Cabo, uma das três capitais da África do sul. Faça pratos e drinks incríveis enquanto conheçe a cidade com dicas de quem entende do assunto. Calu, seu anfitrião, te aguarda de braços abertos.
O que você pode conhecer com o trabalho voluntário na África do Sul: Boulders beach, uma praia repleta de pinguins que ficam muito próximos aos visitantes
Sabe programar e desenvolver sites? O Manuel está abrindo um hostel em Moçambique e precisa da sua ajuda. Em troca, você vai conhecer a incrível cidade de Maputo, desenvolver suas habilidades e conhecer pessoas do mundo inteiro.
O que você vai conhecer com o voluntariado em Moçambique: Vilanculos, uma praia de águas cristalisnas, pescadores e muita paz.
Seja professor de inglês para crianças na Zâmbia. Além das aulas tradicionais, você pode ensinar esportes, dar oficinas de teatro, dança e misturar aquilo que você sabe com o que a escola precisa.
O que você pode conhecer com o voluntariado na Zâmbia: Kafue National Park, um parque repleto de elefantes, rinocerontes, chitas, leões e mais de 400 espécies de aves.
Confira agora as 10 dicas que reuni durante minha viagem pela África Austral como voluntária. Além de conhecer os anfitriões e a cultura africana, viajando com o intercâmbio de trabalho você tem a grande oportunidade de deixar um legado marcante e positivo por onde passar. Outros países imperdíveis da África Austral são:
Para voluntariar na África do Sul, Botsuana, Reino de eSwatini/Suazilândia e Namíbia: Brasileiros não precisam de visto e podem ficar até 90 dias.
Demais países: É possível tirar o visto na entrada do país, em aeroportos e fronteiras.
Deixo aqui o site do consulado do Itamarati para confirmar as informações e dizer que o site está desatualizado em relação a eSwatini/Suazilândia.
É possível conhecer mais de dois países em uma viagem para África Austral, veja alguns exemplos de como fazer seu roteiro na África:
Uma viagem por Joanesburgo, Kruger Park, Maputo, Mebabane e Lombaba é um roteiro possível e magnífico. Vivenciar as diferenças e similaridades da cultura africana, perceptíveis pelas roupas tradicionais e línguas locais entre esses países traz a possibilidade de entender a migração do povo Zulu.
Outra possibilidade de roteiro que pode ser bem realizada é sair de carro da Cidade do Cabo para visitar uma boa parte da Namíbia em uma viagem pelo deserto.
Nesta região, que é regada de muita cultura africana tradicional, você vai conhecer parte de um país que não é muito explorado pelos turistas. Mas se preferir, também é possível encontrar agências de viagem que fazem esse passeio.
O trajeto que passa por Joanesburgo, Pretoria e Lesoto é um roteiro pouco realizado pelos viajantes, mas que além de ser possível, é uma rota comum feita de carro pelos sul africanos.
Na região das Cataratas de Vitória é possível visitar os três países, pois são muito próximos. De Zâmbia a Zimbabué é possível cruzar a fronteira caminhando, contemplando e sentindo toda a atmosfera da Victória Falls.
Se o seu roteiro de viagem incluir um tempo extra para curtir um intercâmbio voluntário na África do Sul, você já pode contar com seu anfitrião e novos amigos do hostel para te guiar pelo país de uma forma muito mais atualizada e completa que a das agências de turismo. Assim você viaja de forma independente através de ônibus, carro ou van e economiza um bom trocado.
Se engana quem pensa que na África só existe calor extremo.
Vou te dizer que é possível passar frio no trajeto por esses países. Você irá encontrar neve em Lesoto devido a sua altitude, onde nos meses de maio a agosto a temperatura fica entre a mínima de -1 °C e máxima de 15 °C.
Nesta mesma época, a temperatura não é diferente nos países ao redor. O Zimbabué tem mínima de 8ºC e máxima de 22 ºC. Em eSwatini/Suazilândia o clima é entre 6 °C a 23ºC . Já na África do Sul varia de 2ºC a 26 °C.
Todos os países da África Austral contam com festivais musicais incríveis e muito bem organizados com infraestrutura. Eles ocorrem em épocas diferentes e há uma movimentação enorme para estar presente e poder ouvir excelentes artistas.
O maior festival de música da África ocorre todos os anos em eSwatini. Pessoas do mundo inteiro chegam para apreciar e poder vivenciar a tradição do festival.
Festival de arte e cultura com um forte enfoque em artistas de Moçambique e de todo o continente africano. Confira meu vídeo da 9º edição do festival:
O festival acontece em Lesoto, mais especificamente próximo às Cachoeiras Maletsunyane.
Sim! Exatamente nas cataratas que foram certificadas pelo Guiness como "o maior rappel de gota única operado comercialmente pelo mundo", vai perder?
Este festival ocorre no Malawi, ao redor do Lago Malawi, e não há melhor combinação para uma só festa que: música, um lago incrível e muita cultura africana.
Para tomar a decisão de viajar sozinha, uma das primeiras perguntas que me fazem é sobre segurança. Muitas viajantes não sabem escolher o local para essa viagem "a sós”.
Mas vou dizer-lhe que essa expressão "a sós" não existe lá. O espírito de coletividade e ajuda mútua na África Austral será maior que seu medo. Porém, cuidado e cautela cabem em todos os lugares.
E só para lembrar, essa dica vêm de uma mulher que viajou sozinha por 6 países da África Austral.
Para viajar para Angola e Moçambique, que são alguns dos países que falam português localizados na África Austral, você não precisa falar inglês. Essa possibilidade facilita muito aos que deixam de viajar por não dominarem o idioma.
Os demais países da África Austral têm sim o inglês como língua oficial, mas você pode aproveitar seu voluntariado nestes países para aprender inglês. Seu anfitrião e os demais voluntários ficarão felizes em te ajudar a praticar diariamente.
A imersão no idioma é uma das melhores formas de aprender. E você vai perceber que além do inglês e do português, é possível encontrar o idioma de cada província, região e vilarejo, dependendo do país. O que vai te ensinar muito sobre a cultura africana.
A imersão na cultura africana é algo que acontece naturalmente.
Sua riqueza é expressa através da gastronomia, dança, música, pintura, cerimônias e também dos rituais, que são momentos que precisam e devem ser vividos. Cada país tem a sua própria cultura e arte.
Vale ainda ressaltar a importância do respeito no turismo voluntário.
Peça licença para participar, assistir, filmar e fotografar sempre. Os ritos têm muito significado aos ancestrais, aos espíritos e as comunidades.
Conhecer a história do berço da humanidade, assim como compreender o processo de imigração e escravização dos povos africanos é também estar disposto a trocar e aprender lições para a vida, lições que talvez nunca te foram contadas na escola.
A África além da riqueza da cultura, das pessoas afetuosas, do espírito mútuo, da coletividade e obviamente das belezas naturais, também se revela como um continente em desenvolvimento em muitas áreas.
As capitais são muito desenvolvidas, assim como as Províncias/Estados, pois possuem autonomia sobre as suas fontes de renda e desenvolvimento local. É possível encontrar pessoas com ótimas condições de vida.
Um exemplo prático que gosto de compartilhar é que na África do Sul, por exemplo, é possível encontrar aplicativos de carona. Assim como em Moçambique, que tem aplicativo de táxis. Por tudo isso, é evidente que os países têm buscado acompanhar o desenvolvimento mundial.
A malária é endémica nesses países, onde repelente nunca é demais, sendo aquele amigo para todas as horas! Obviamente, procure repelentes que sejam específicos para viagens.
Outra dica importante é beber a água tônica com quinina, que nada mais é um alcaloide de gosto amargo que tem funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas. Há estudos e relatos que de que a ingestão de uma lata diária previne malária. Não custa tentar!
Caso a sua viagem seja por 30 dias, há quem arrisque o uso da profilaxia antimalárica, mas é importante sempre conversar com o seu médico sobre essa opção.
Se contrair malária é o seu maior medo para não viajar à África, vou dizer-lhe que aqui temos a Dengue, que também mata se não tratada em imediato, assim como a malária. Muitos desses países da África Austral, como África do Sul e Angola, têm excelentes sistemas de saúde com profissionais muito bem qualificados.
Quando viajamos queremos lugares paradisíacos na sua maior diversidade. Buscamos montanhas, praias, lagos, savana, cachoeiras, cataratas, desertos e encontrar ainda belos animais terrestres, marítimos e aves coloridas.
Ah, a África Austral possui tudo isso. Você vai encontrar combinações de atividades para todos os gostos como:
Essa atividade é muito comum, por exemplo, o maior Bungee Jump de ponte do mundo está instalado na ponte Bloukrans, na África do Sul.
Outro exemplo é a Victoria Falls, a maior catarata e atração turística da África Austral, situada no Zimbábue e Zâmbia.
Os safaris sempre estão entre as atividades mais famosas. Os belos animais da selva podem ser vistos na maioria dos países citados, mas destaco 5 parques perfeitos para conhecer a vida selvagem na África Austral:
Ainda é possível ver pinguins, focas, tubarões e as baleias que no mês de julho encantam os mares do sul ao norte da costa do Oceano Índico.
Espero que essas dicas tenham sido importantes para você realizar seu sonho de fazer uma viagem para África. Ou simplesmente te inspire a colocar a África Austral em sua lista de sonhos. Deixe seus comentários e perguntas aqui em baixo! Até a próxima.