Descubra Quito, Equador, que une história, cultura e natureza. Tudo isso em meio a vulcões, lagoas e montanhas. Confira nosso guia completo!
8min
Quito, Equador, é um destino que combina história, cultura e natureza em um único lugar. Situada no meio das Cordilheiras dos Andes, a capital equatoriana é cercada por paisagens deslumbrantes. Além disso, a cidade abriga um dos centros históricos mais preservados da América Latina, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Conhecida como a "Cidade da Metade do Mundo" devido à sua proximidade com a Linha do Equador, Quito encanta os viajantes com uma variedade de cenários naturais. A cidade é cercada por vulcões, lagoas, florestas e montanhas, oferecendo aventuras emocionantes para todos os gostos. Para conhecer as melhores atrações da capital equatoriana, confira o nosso guia completo da região.
Veja também:
Quito, Equador, é um destino completo para quem busca vivenciar experiências únicas em meio à riqueza cultural e natural do país. Além de passear pelas ruelas e construções coloniais coloridas do centro histórico, os visitantes também podem experimentar a gastronomia local, com sabores únicos e diversos.
Para os amantes da natureza, a geografia da capital equatoriana é um prato cheio, com montanhas, vulcões, enormes crateras, lagoas e muito mais para explorar. A cidade também é o ponto de partida ideal para conhecer outras partes famosas do país, como a Floresta Amazônica e as Ilhas Galápagos.
É possível conhecer os principais atrativos da cidade em cerca de dois ou três dias. Porém, se você quiser explorar mais profundamente a cultura local, recomenda-se ficar ao menos cinco dias.
Além disso, como já mencionado, Quito é a porta de entrada para muitas outras atrações turísticas no Equador. Então, se você planeja visitar esses lugares, é aconselhável reservar mais alguns dias na região para que possa fazer os passeios com tranquilidade e retornar à cidade com tempo suficiente para explorá-la antes de partir.
O clima em Quito é relativamente estável durante todo o ano, com temperaturas médias variando entre 9ºC e 20ºC. No entanto, há duas estações bem definidas: a estação seca e a estação úmida.
A estação seca, que ocorre entre os meses de junho e setembro, é considerada a melhor época para conhecer a cidade. Nesse período, o índice de chuvas é baixo, a temperatura é mais agradável e os dias são ensolarados, proporcionando um clima mais propício para passeios ao ar livre.
Por outro lado, na estação úmida, que vai de outubro a maio, há mais chuvas e o clima pode ser mais imprevisível. No entanto, é a baixa temporada na região, sendo possível encontrar a cidade menos movimentada e preços mais baixos de hospedagem e passeios.
O Equador é um dos poucos países da América do Sul que não faz fronteira com o Brasil. Mas, não se preocupe, mesmo assim não é difícil chegar à capital equatoriana. O Aeroporto Internacional Mariscal Sucre é a principal porta de entrada para Quito, localizado a cerca de 40 km da cidade.
Existem voos diários para o Aeroporto de Quito saindo das principais capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. As empresas que operam o trajeto a partir do Brasil são a GOL, LATAM, AVIANCA e Copa Airlines. No entanto, não há voos diretos para a cidade, sendo necessário fazer escala em países vizinhos, como Bogotá e Cidade do Panamá.
Além do avião, outra opção para chegar a capital equatoriana é por meio terrestre, utilizando ônibus ou carro próprio. Porém, vale lembrar que as estradas podem ser sinuosas e em alguns casos com condições precárias, então é recomendado se informar sobre antes de decidir viajar por terra.
Por fim, também é possível chegar por meio de trem, embora as opções sejam mais limitadas. A empresa ferroviária Tren Ecuador oferece alguns roteiros turísticos que passam por Quito, com partidas de outras cidades do país.
Qualquer passeio por Quito, Equador, deve começar por seu riquíssimo centro histórico. O local é tão bem-preservado que foi o primeiro Patrimônio Cultural da Humanidade listado pela UNESCO, em 1978, com 10 praças, mais de 40 igrejas e 4.000 edifícios históricos registrados.
A caminhada pelo centro histórico passa por ruas repletas de edifícios barrocos, praças, igrejas e monumentos que remontam a época colonial. Alguns dos atrativos imperdíveis do local são:
A imponente Basílica do Voto Nacional é facilmente visível a partir de praticamente qualquer ponto da cidade, tornando-se um marco inconfundível de Quito. Essa construção em estilo neogótico, que levou mais de 100 anos para ser concluída, é a maior da América Latina.
Ao explorar o interior da Basílica, os visitantes podem admirar os detalhes arquitetônicos do local. A construção conta com gárgulas góticas tradicionais que retratam animais típicos do Equador, como iguanas e tartarugas gigantes de Galápagos.
Para explorar o lado mais moderno e boêmio de Quito, não há lugar melhor do que o bairro de La Mariscal. Localizado no coração da cidade, o bairro é conhecido por sua animada vida noturna, seus excelentes bares, restaurantes e cafés, e sua atmosfera cosmopolita.
O agito acontece principalmente nos arredores da Plaza Foch, com uma grande variedade de opções para comer, beber e se divertir.
O Teleférico Pichincha é o principal cartão-postal da cidade e não poderia faltar na lista de o que fazer em Quito, Equador. O atrativo leva os visitantes do bairro de La Mariscal até a base do vulcão Pichincha, a mais de 4.000 metros acima do nível do mar.
Durante o trajeto, os passageiros podem apreciar uma vista deslumbrante da cidade e dos arredores. Ao chegar ao topo, os visitantes são recebidos por uma paisagem impressionante dos Andes e dos vulcões próximos.
Há também trilhas para caminhadas e uma variedade de atividades ao ar livre para os aventureiros. O teleférico funciona diariamente, das 9h às 19h, e o ingresso custa US $9 (em abril/2023). Essa é uma maneira emocionante e única de contemplar a beleza natural do Equador.
A trilha para o Vulcão Pichincha é um dos atrativos mais populares da capital equatoriana. O vulcão possui duas principais elevações: o cume norte, que atinge uma altitude de 4.696 metros, e o cume sul, que tem uma altura de 4.784 metros, tornando o Pichincha um dos vulcões mais altos do país e garantindo uma vista incrível do topo.
A melhor forma de chegar ao atrativo é usando o teleférico de Quito, que leva os visitantes até Cruz Loma, a montanha próxima ao vulcão. A caminhada até o pico leva cerca de 4 horas, e a volta leva mais 2 horas.
A "Cidade da Metade do Mundo" possui vários monumentos que marcam a linha imaginária. Um dos mais famosos é o Monumento "Metade do Mundo", que está localizado em uma grande cidade cenográfica que inclui o Museu Intiñan.
Este museu apresenta detalhes e curiosidades geográficas sobre o país e oferece atividades interativas para os visitantes, como experimentos para comprovar os efeitos da gravidade na linha do Equador. Lá é possível observar a água girar nos dois sentidos e equilibrar um ovo na ponta de um prego.
Localizada em um dos pontos mais altos da cidade, El Panecillo é onde está a Virgem de Quito, uma imponente estátua de bronze com 42 metros de altura. A partir do monumento, é possível contemplar toda a capital equatoriana, desde os vulcões até o centro histórico.
No interior da Virgem funciona um museu que conta a história da atração, por meio de fotos e obras de arte. No local também funciona uma lojinha de souvenires, para garantir as lembrancinhas da viagem.
A capital equatoriana, uma das maiores cidades da Cordilheira dos Andes, é cercada por diversos vulcões que podem render passeios incríveis. Um dos destaques é o Cotopaxi, um dos vulcões mais altos e ativos do planeta, com 5.900 metros de altitude e pico nevado o ano inteiro.
Para os mais aventureiros, é possível subir a encosta do Cotopaxi, em uma trilha que pode durar até dois dias, com direito a pernoite em um acampamento a quase 5.000 metros de altitude. Mas mesmo para aqueles que preferem contemplar o gigante de longe, a vista é impressionante e inesquecível.
Outro destaque na região é o vulcão Quilotoa, localizado a cerca de 3.914 metros de altitude. A cratera do Quilotoa se transformou em uma impressionante lagoa de águas esverdeadas, que mudam de cor dependendo da luminosidade.
No local, há um mirante que permite contemplar a cratera e sua laguna, que se estende por mais de 3 km e pode chegar a 250 metros de profundidade. Além disso, existem restaurantes e lojas de artesanato na região.
Localizada a cerca de 180 km de Quito, Baños é uma charmosa cidadezinha equatoriana rodeada por matas e reservas naturais, onde é possível praticar esportes radicais como escalada, rafting e tirolesa.
O lugar também é cercado por três grandes vulcões, que proporcionam uma vista deslumbrante para os visitantes. Além disso, é onde está o famoso Balanço do Fim do Mundo, localizado à beira de um penhasco, que rende fotos incríveis. E se ainda sobrar energia, a noite em Baños é animada, com várias boates e bares para quem quer curtir até altas horas.
Gostou das opções do que fazer em Quito, no Equador? Ficou com vontade de pegar sua mochila e sair para explorar todos esses atrativos? A Worldpackers pode ajudá-lo a ter uma experiência incrível no país, oferecendo diversas opções de intercâmbio e voluntariado em projetos locais.
Essa plataforma de turismo colaborativo permite que você troque suas habilidades por acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios. Dessa forma, você pode passar mais tempo explorando a região sem pagar pela acomodação, além de ter uma verdadeira imersão local.
Quando passamos mais tempo em uma cidade do que um turista comum, temos a oportunidade de conviver mais com as pessoas locais, conectar-se com viajantes de todo o mundo e descobrir coisas novas para fazer fora do roteiro turístico padrão.
Se animou com a ideia? Para viver uma experiência única, imersiva e econômica em Quito, confira algumas oportunidades incríveis de voluntariado na região:
Confira também todas as oportunidades de voluntariado em Quito.
Gostou do nosso guia de o que visitar em Quito, Equador? Então siga as redes sociais da Worldpackers para acompanhar as novidades: estamos no Instagram, no Tiktok e no YouTube!