Está planejando viajar para a Bélgica? Com essas dicas você poderá explorar as principais atrações da capital e também conhecer cidadezinhas próximas encantadoras!
7min
Que a Bélgica é a terra da cerveja e do chocolate, já sabemos, não é mesmo?
O país possui muitas atrações turísticas e lugares legais para conhecer. Vamos te ajudar com dicas para que você monte o seu roteiro de acordo com o seu estilo de viagem.
Você encontrará indicações de pontos turísticos, cidades vizinhas, experiências gastronômicas e culturais.
Está planejando sua Eurotrip? Confira também 22 dicas de lugares para colocar no seu roteiro em Amsterdã.
Bruxelas é uma capital imponente e conta com diversas atrações interessantes. É possível ir para todos os lugares utilizando o transporte público da cidade, que funciona muito bem!
O parque é lindo e está localizado em uma região de fácil acesso, vale dar um passeio de uma hora por lá e finalizar na Basílica do Sagrado Coração de Bruxelas. A igreja dome está entre as 5 maiores igrejas católicas do mundo.
O acesso é gratuito, mas se quiser subir ao dome e ter uma vista de 360º privilegiada da capital, é necessário comprar um ticket que custa 5 euros. Vale a pena!
Bem próximo da Basílica está um dos maiores museus dedicados à história do chocolate. Interativo, autoguiado e com degustação de chocolate belga fresquinho, feito ali na hora, inclusa no valor do ticket. Confira mais informações no site oficial: Belgian Chocolate Village.
Igreja construída em memória à rainha Louise-Marie, pelo rei Leopoldo I. É possível conhecer por dentro durante as missas que acontecem às quartas e sextas-feiras às 17h30, aos sábados às 17h e aos domingos às 11h15.
Essa antiga casa de Napoleão Bonaparte é a residência oficial dos reis da Bélgica. É possível fazer um passeio pelos jardins do castelo com tour autoguiado através do download do aplicativo GPSmyCity, disponível para iOS e Android.
Este é o jardim botânico real com as estufas da realeza. O local fica aberto para visitação por apenas três semanas durante o ano. Confira o calendário no site oficial: Monarchie.
Este é o local onde os negócios de Estado são resolvidos e escritório diário do rei. Está aberto para visitação durante alguns dias, verifique o site oficial: Visit Royal Palace.
Se você tem curiosidade de conhecer as estruturas do Parlamento Europeu, ele é aberto para o público em algumas sessões de visitação. A entrada é gratuita! Confira mais informações no site oficial: Europarl.
É uma igreja com uma riqueza de detalhes incríveis em sua arquitetura de estilo gótico, com vitrais que chegam a 15 metros de altura em seu interior. Era a igreja preferida da nobreza no século XV.
Praça onde acontece as famosas feiras de antiguidades da Europa, aquelas com produtos de segunda mão e novos. O passeio pelas ruas ao redor da praça é bem interessante também.
Estrutura dos portões medievais que cercavam a antiga cidade fortificada. Agora funciona com um museu que é parte dos Museus Reais de Arte e História.
Na lista da UNESCO como patrimônio mundial, a praça central de Bruxelas realmente encanta com toda sua arquitetura e detalhes e é considerada por muitos como a praça mais linda do mundo.
Visite durante o dia e também durante a noite, quando todas as luzes estiverem acesas.
Marca registrada de Bruxelas, as estátuas ficam separadas, mas próximas da Grand Place em direções opostas.
O Manneken Pis é a mais famosa e antiga dentre as duas. A estátua de bronze de apenas 61 centímetros está localizada em uma esquina das ruas do centro e não se sabe ao certo qual foi a inspiração do criador ao esculpir um menino urinando.
A estrutura foi construída para a Expo de 58 sem intenção de mantê-la depois disso. Porém, o Atomium impressionou tanto que hoje em dia o local é considerado um símbolo do país e recebe viajantes do mundo inteiro.
Vale a pena conhecer a estrutura por dentro, ver as exposições do local e curtir a vista de lá de cima.
Ao lado, há um espaço chamado Mini Europa, onde existe uma maquete com réplicas das principais atrações das capitais europeias.
É uma galeria com lojas, cafés e bares. Sabe o shopping que você conhece hoje? Esta galeria foi um dos primeiros projetos da versão de shopping center que temos hoje em dia.
Algumas lojas estão por ali há algumas gerações.
Além de Bruxelas, existem cidades próximas a capital que podem ser exploradas em apenas um dia de passeio e que são encantadoras. O acesso a todas elas pode ser feito partindo da estação central da capital.
A cidade está a aproximadamente 50 minutos partindo da estação central de Bruxelas.
A estação de trem de Antuérpia é uma das mais lindas da Europa e a cidade toda é um encanto.
Possui o segundo maior porto do continente e é também conhecida pelo comércio de diamantes, já que 80% de todo diamante comercializado no mundo passa por lá.
Vale a pena buscar por algum Free Walking Tour por lá para conhecer mais sobre a história da cidade.
Tente ir logo pela manhã e aproveite o dia para conhecer cada cantinho! Fique até escurecer e se encante também com o charme das luzes da cidade pela noite.
Esta cidade já é mais conhecida entre os turistas e está inclusa na maioria dos roteiros pela Bélgica.
Está localizada a uma hora de distância do centro de Bruxelas e conta com uma paisagem linda durante o trajeto.
A cidade de Bruges parou no tempo e sua arquitetura em conjunto com seus canais é de deixar qualquer um encantado. É quase impossível não se apaixonar pela cidadezinha.
Aproveite para provar o tradicional waffle e os melhores chocolates da região.
Mais uma cidadezinha que parece ter parado no tempo por lá. Está localizada ainda mais próxima da capital Bruxelas, apenas 30 minutos de trem saindo da estação central.
É uma cidade que possui uma população de 20% de estudantes e, por isso, possui um estilo de vida um pouco mais animado do que as outras cidades vizinhas.
É casa de um centro medieval encantador!
Não deixe de provar alguns pratos locais e cervejas premiadas do país.
Mesmo as batatas fritas recebendo o nome de French Fries em inglês, os Belgas se intitulam criadores desse prato tão delicioso conhecido mundialmente.
Apesar das incertezas, não se pode negar que na Bélgica você provará uma das melhores versões do prato, com diversas opções de molhos para acompanhar
Você a encontrará basicamente em todos os lugares, desde carrinhos de rua até restaurantes nomeados.
Essa é mais uma especialidade belga que você encontrará quase que em todas as esquinas do país. Você pode escolher a versão tradicional sem cobertura, ou opções com coberturas como chocolate, caramelo, morangos, sorvete e assim vai. Não deixe de provar!
Se você ainda não sabia, esteja ciente de que as melhores cervejas do mundo são belgas.
O país possui uma variedade incrível de cervejas, e muitas delas reconhecidas e renomadas mundialmente. Existe um lugar que reúne todas elas: Delirium Bar.
Localizado no centro da cidade, o local é passagem obrigatória para os amantes de cerveja que estejam pela cidade: possui uma variedade de mais de 2.000 tipos de cerveja.
A Bélgica também é casa de importantes museus com uma riqueza cultural.
É um grupo de quatro museus que juntos reúnem mais de 20.000 obras de arte históricas e atuais.
Os maiores e mais importantes são os:
E logo depois, temos dois menores que são o Constantin Meunier Museum e o Antoine Wiertz Museum.
Localizado na Grand Place, possui exibições fixas e temporárias. A ideia é compartilhar com o visitante uma coleção de detalhes e história sobre a cidade de Bruxelas, assim como obras de arte e lugares de interesse da capital.
Funciona em um dos prédios mais conhecidos de Bruxelas e possui uma coleção de mais de 7.000 instrumentos musicais. Dos mais diferentes tipos e épocas que você possa imaginar. O museu é interativo e possui 4 andares de exposições.
Agora você já possui uma grande variedade de atrações e passeios para viajar para a Bélgica de acordo com as suas preferências.
A Bélgica é um país que te surpreende e ganha seu coração.
Para mais roteiros em cidades europeias: Em busca do desconhecido.
Para ficar por dentro das minhas viagens: @jess.alvess_